Arquivo 03/Outubro/2019

Saúde da mulher: os cuidados essenciais em cada fase da vida

Saúde

Saúde da mulher: os cuidados essenciais em cada fase da vida

O corpo feminino passa por diferentes ciclos ao longo de uma vida e quando falamos em saúde da mulher, há cuidados que são essenciais em cada fase. As alterações no corpo, os ciclos menstruais e a produção de hormônios precisam ser observados de perto e com consultas regulares ao ginecologista ou médico de família. Além disso, uma alimentação equilibrada e prática de exercícios físicos são importantes fatores para evitar doenças e manter a qualidade de vida. Abaixo, veja as principais recomendações, exames e cuidados indicados para cada fase da mulher - adolescência, vida adulta, menopausa e pós-menopausa.

Quais os benefícios da musculação para a saúde?

Bem-estar

Quais os benefícios da musculação para a saúde?

A musculação ainda é muito associada à estética, mas os benefícios da prática vão além de deixar o corpo mais definido. Incluir a academia na rotina promoverá diferentes efeitos positivos na saúde: previne doenças, deixa o coração mais forte, protege ossos e articulações e regula o metabolismo. Além desses benefícios, a prática é acessível e se caracteriza pela evolução gradual - ou seja, tem poucas restrições e é indicada para pessoas de todas as idades, incluindo aquelas com pouca resistência física.

10 fatos sobre a osteoporose que precisam da sua atenção

Saúde

10 fatos sobre a osteoporose que precisam da sua atenção

Capaz de tirar a segurança e qualidade de vida na velhice, a osteoporose atinge milhares de pessoas no mundo, especialmente mulheres e idosos. A doença se caracteriza pela perda progressiva de massa óssea, que ocorre quando o organismo já não produz células suficientes para o processo de renovação do esqueleto. Com os ossos mais frágeis, aumenta-se a possibilidade de fraturas. A osteoporose é silenciosa e só começa a apresentar sinais por volta dos 50 anos de idade - geralmente, o diagnóstico ocorre apenas depois de alguma ruptura no osso.

7 dicas de saúde masculina para os homens acima da meia idade

Saúde

7 dicas de saúde masculina para os homens acima da meia idade

A saúde masculina ainda é negligenciada em grande parte do mundo. Alimentação desequilibrada, falta de exercícios físicos e pouca atenção para prevenir doenças: esses hábitos são mais comuns entre o público masculino do que entre as mulheres. Um estudo do Ministério da Saúde, feito em 2016, apontou que cerca de 31% dos homens ainda não costumam visitar um médico para avaliações gerais de saúde. Isso, junto a fatores genéticos e hormonais, explicam a expectativa de vida mais baixa em relação ao público feminino.