Arquivo 13/novembro/2019

8 mitos e verdades sobre a caxumba

Saúde

8 mitos e verdades sobre a caxumba

Conhecida pelo inchaço no pescoço, a caxumba é uma infecção viral que atinge as glândulas responsáveis pela produção de saliva (parótidas) e aquelas que ficam próximas ao ouvido (submandibulares e sublinguais). Com um período de incubação de duas a três semanas até se manifestar, é muito raro a caxumba provocar morte, mas os casos mais graves podem causar surdez, meningite e até esterilidade. A doença também pode afetar o tecido glandular, responsável pela formação das glândulas secretoras, e o sistema nervoso.

Como cuidar dos rins e prevenir doenças renais?

Saúde

Como cuidar dos rins e prevenir doenças renais?

No dia a dia - e principalmente na juventude - é normal não dar tanta importância para alguns órgãos vitais do corpo humano. Um exemplo são os rins, dois órgãos localizados na parede posterior do abdome, posicionados um em cada lado da coluna vertebral e na altura da região lombar. Essas estruturas, que medem cerca de 12 centímetros e podem pesar 150 gramas cada, estão ligadas à bexiga pelos ureteres, tubos que levam a urina de um órgão para o outro. Por alguns fatores, os rins podem perder sua capacidade de funcionar corretamente, ocasionando doenças renais graves para a saúde.

Quais são os efeitos do cigarro no organismo?

Saúde

Quais são os efeitos do cigarro no organismo?

No Brasil, a estimativa é que cerca de 157 mil pessoas morrem a cada ano de problemas decorrentes do cigarro, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). O tabagismo é considerado um problema de saúde pública e pode afetar diferentes sistemas do corpo humano, prejudicando funções vitais. Além do câncer, o tabaco pode comprometer o funcionamento do coração, circulação sanguínea e até atrapalhar o rendimento esportivo.

Hipertensão: como a doença afeta outras áreas do seu corpo?

Saúde

Hipertensão: como a doença afeta outras áreas do seu corpo?

A hipertensão arterial é uma doença muito comum, que atinge pessoas de todas as idades, gêneros e origens. Segundo o Ministério da Saúde, um a cada quatro adultos brasileiros são diagnosticados com a doença e cerca de 34 pessoas morrem por hora de doenças cardiovasculares. O que pouca gente sabe é que a doença, também conhecida como pressão alta, pode afetar outros órgãos além do coração. Rins, olhos e cérebro são as partes do corpo que mais podem ser prejudicadas pela hipertensão. Entenda abaixo as principais complicações desencadeadas pela doença!