Últimas matérias

Como funciona a vacina contra HPV?

Saúde

Como funciona a vacina contra HPV?

A vacina contra HPV (Papilomavírus Humano) é uma das formas mais eficazes de prevenir a infecção, que pode ter vários tipos e níveis de gravidade. A transmissão ocorre pelo contato sexual ou de mãe para filho e pode atingir pele e mucosas. Além disso, algumas versões do vírus são agentes causadores de diversos cânceres, incluindo o do colo de útero - que, segundo a Organização Mundial da Saúde, afeta cerca de 290 milhões de mulheres no mundo inteiro. A vacina tem uma ação preventiva contra os tipos mais comuns da infecção e pode ser administrada ainda na adolescência.

Acidente Vascular Cerebral: o que é, causas e como prevenir

Emergência

Acidente Vascular Cerebral: o que é, causas e como prevenir

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma dos problemas mais comuns no mundo inteiro. Também conhecido com derrame cerebral, ele acontece por causas variadas e pode levar à morte - ou provocar consequências graves que afetam toda a vida do paciente. A junção de alguns sintomas ajudam a identificar o problema, que precisa de um atendimento médico imediato. O AVC ainda é cercado de mitos e dúvidas, mas uma coisa é certa: o problema pode ser evitado com atitudes simples no dia a dia.

4 benefícios cientificamente comprovados da meditação

Terapias

4 benefícios cientificamente comprovados da meditação

A meditação é um método milenar associado à saúde e ao bem-estar físico e mental. Não se sabe ao certo quando ou onde surgiu, já que a prática acompanha a humanidade desde os seus primórdios, mas uma coisa é certa: a meditação tem ganhado mais popularidade e, inclusive, é indicada no tratamento de diversos transtornos. O método pode ser resumido como um treinamento da mente para esvaziar ou redirecionar os pensamentos. Na prática, é muito mais do que isso e a ciência pode comprovar. Veja abaixo 4 benefícios da meditação com respaldo científico!

Vegetarianismo: o que você precisa considerar antes de fazer a transição?

Alimentação saudável

Vegetarianismo: o que você precisa considerar antes de fazer a transição?

Causa animal, saúde, cuidado com o meio ambiente ou consumo consciente: as motivações para uma pessoa se tornar vegetariana são muitas. O vegetarianismo consiste, basicamente, em não consumir produtos de origem animal (carnes, laticínios e ovos), com algumas variações. Uma pesquisa divulgada pelo Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), em abril de 2018, mostrou o crescimento da prática no país: cerca de 14% dos brasileiros se consideram vegetarianos, um aumento de 75% em comparação a 2012. Não há contraindicação para esse tipo de dieta, mas é necessário que você faça um acompanhamento médico para adequar a alimentação sem prejudicar a sua saúde.

Para que serve o Pilates? Saiba mais sobre o exercício e seus benefícios

Exercício físico

Para que serve o Pilates? Saiba mais sobre o exercício e seus benefícios

Relaxamento, flexibilidade, prevenção de lesões, condicionamento físico, mais disposição… todos esses benefícios motivam quem busca o Pilates como atividade física. A técnica do exercício ajuda a fortalecer a musculatura e, inclusive, é indicada na reabilitação de lesões e no tratamento de problemas da coluna ou outras áreas do corpo. É possível praticar em academias e espaços especializados, assim como centros de fisioterapia para alguns casos. As aulas de pilates precisam ser personalizadas de acordo com o problema ou necessidade do praticante. Como qualquer atividade física, é importante ter o acompanhamento de um profissional especialista.

Anemia falciforme: entenda mais sobre esse distúrbio sanguíneo

Saúde

Anemia falciforme: entenda mais sobre esse distúrbio sanguíneo

A anemia falciforme é um distúrbio congênito e hereditário. Sua principal característica é a deformação dos glóbulos vermelhos, que deixam o aspecto redondo e elástico e assumem a forma de uma foice (por isso o nome “falciforme”) mais endurecida. Por causa disso, os glóbulos perdem parte da capacidade de oxigenar os tecidos. A condição deixa as células mais frágeis e com mais probabilidade de se romperem ou bloquearem a passagem do sangue. A anemia falciforme é mais comum em negros - segundo o Ministério da Saúde, a doença afeta cerca de 10% da população negra no país.

4 benefícios da vitamina C para o seu corpo

Alimentação saudável

4 benefícios da vitamina C para o seu corpo

Todo mundo já ouviu falar que a vitamina C (ácido ascórbico) é a solução para evitar gripes e resfriados, que aparecem principalmente nos meses mais frios do ano. A verdade é que o nutriente tem muitas outras funções importantes para o perfeito funcionamento do organismo: poderoso antioxidante, é capaz de combater os radicais livres e deixar o corpo mais forte. A vitamina C é encontrada principalmente em frutas cítricas, como laranja, morango, acerola e kiwi, mas também está presente em vegetais como cenoura e brócolis. Em todos os casos, são alimentos fáceis de encontrar e com muitas possibilidades para inserir na dieta. Conheça outros 4 benefícios da vitamina C para a sua saúde!

Alimentação low carb: quais os benefícios, malefícios e cuidados com esse tipo de dieta?

Alimentação saudável

Alimentação low carb: quais os benefícios, malefícios e cuidados com esse tipo de dieta?

Conhecida como Low Carb por diminuir consideravelmente a ingestão de carboidratos, esse é um dos planos alimentares cada vez mais usado pelas pessoas que buscam perder peso. Isso porque a base desse tipo de dieta são alimentos ricos em proteínas que contribuem para a rápida diminuição da gordura corporal. Mas, afinal, você sabe como funciona a dieta low carb? Para saber mais sobre o assunto, separamos os principais benefícios e cuidados com esse tipo de alimentação. Confira!

5 efeitos do estresse no seu corpo

Saúde

5 efeitos do estresse no seu corpo

O estresse é um dos problemas mais comuns da atualidade. Conflitos familiares, altas cargas de trabalho, questões financeiras e instabilidade são as principais causas desse problema que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), atinge 90% da população. Muito associado a aspectos comportamentais e psicológicos, o estresse é uma condição que também pode se manifestar com sintomas físicos. Dores musculares são os efeitos mais comuns, mas alguns problemas mais sérios também podem se desencadear a partir do estresse. Veja abaixo!

Quais sinais indicam o Transtorno de Ansiedade?

Saúde

Quais sinais indicam o Transtorno de Ansiedade?

Caracterizada por sentimentos de tensão, preocupação e pensamentos ruins, a ansiedade é a reação natural do corpo a diversos fatores. Mas, quando em excesso, a emoção deixa de ser normal e passa a desencadear o Transtorno de Ansiedade. Ainda assim, nem sempre os sinais do distúrbio são óbvios, já que costumam ser confundidos com doses normais de ansiedade. Para entender melhor sobre o assunto, nós separamos os principais sinais que indicam o Transtorno de Ansiedade. Confira!