Últimas matérias

Verão: quais os cuidados essenciais que você deve tomar durante a estação?

Bem-estar

Verão: quais os cuidados essenciais que você deve tomar durante a estação?

O verão é uma das estações mais esperadas do ano, principalmente por aqueles que amam praia, banho de piscina e passeios ao ar livre. Também é um época em que alguns cuidados devem ser redobrados para evitar problemas de saúde (imediatos ou a longo prazo). A exposição solar excessiva pode causar queimaduras e o câncer de pele. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), esse é o tipo da doença mais comum no Brasil, com cerca de 175 mil novos casos estimados a cada ano. Veja abaixo alguns cuidados essenciais no período!

5 fatos surpreendentes sobre o funcionamento do intestino

Saúde

5 fatos surpreendentes sobre o funcionamento do intestino

O intestino é essencial para o perfeito funcionamento do organismo humano. O órgão faz parte do sistema digestivo e tem um papel muito além de digerir o que você come. Ele é formado pelo intestino grosso, que mede cerca de 1,5 metros, e o intestino delgado, que chega a aproximadamente 6 metros. Toda essa extensão esconde curiosidades e algumas funções bem interessantes - ou seja, você nem tem ideia do que ele é capaz de fazer. Dúvidas? Conheça agora as curiosidades mais raras sobre o funcionamento do intestino.

Vício em descongestionantes nasais: por que isso é um grave problema de automedicação?

Saúde

Vício em descongestionantes nasais: por que isso é um grave problema de automedicação?

O vício em descongestionante nasal é mais comum do que parece e há muitas explicações por trás. Uma das principais funções do nariz é melhorar a qualidade do ar que respiramos. Mas o que acontece quando esse órgão é afetado por uma inflamação, infecção ou questões anatômicas, como o desvio de septo? A passagem do oxigênio fica comprometida - e é aí que ocorre a congestão nasal, o popular “nariz entupido”.

Autocuidado não é autocobrança: saiba como encaixá-lo na sua rotina

Bem-estar

Autocuidado não é autocobrança: saiba como encaixá-lo na sua rotina

Você certamente já ouviu alguém ou leu um conteúdo na internet falando sobre autocuidado e seus benefícios. Mas, afinal, o que é isso? Para muitos acaba se tornando, infelizmente, mais um compromisso em uma agenda já lotada: fazer academia todos os dias, dormir horas a mais e investir em um novo padrão de alimentação radicalmente saudável e que demanda tempo para organizar.

Como funciona a vacina contra HPV?

Saúde

Como funciona a vacina contra HPV?

A vacina contra HPV (Papilomavírus Humano) é uma das formas mais eficazes de prevenir a infecção, que pode ter vários tipos e níveis de gravidade. A transmissão ocorre pelo contato sexual ou de mãe para filho e pode atingir pele e mucosas. Além disso, algumas versões do vírus são agentes causadores de diversos cânceres, incluindo o do colo de útero - que, segundo a Organização Mundial da Saúde, afeta cerca de 290 milhões de mulheres no mundo inteiro. A vacina tem uma ação preventiva contra os tipos mais comuns da infecção e pode ser administrada ainda na adolescência.

Acidente Vascular Cerebral: o que é, causas e como prevenir

Emergência

Acidente Vascular Cerebral: o que é, causas e como prevenir

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma dos problemas mais comuns no mundo inteiro. Também conhecido com derrame cerebral, ele acontece por causas variadas e pode levar à morte - ou provocar consequências graves que afetam toda a vida do paciente. A junção de alguns sintomas ajudam a identificar o problema, que precisa de um atendimento médico imediato. O AVC ainda é cercado de mitos e dúvidas, mas uma coisa é certa: o problema pode ser evitado com atitudes simples no dia a dia.

4 benefícios cientificamente comprovados da meditação

Terapias

4 benefícios cientificamente comprovados da meditação

A meditação é um método milenar associado à saúde e ao bem-estar físico e mental. Não se sabe ao certo quando ou onde surgiu, já que a prática acompanha a humanidade desde os seus primórdios, mas uma coisa é certa: a meditação tem ganhado mais popularidade e, inclusive, é indicada no tratamento de diversos transtornos. O método pode ser resumido como um treinamento da mente para esvaziar ou redirecionar os pensamentos. Na prática, é muito mais do que isso e a ciência pode comprovar. Veja abaixo 4 benefícios da meditação com respaldo científico!

Vegetarianismo: o que você precisa considerar antes de fazer a transição?

Alimentação saudável

Vegetarianismo: o que você precisa considerar antes de fazer a transição?

Causa animal, saúde, cuidado com o meio ambiente ou consumo consciente: as motivações para uma pessoa se tornar vegetariana são muitas. O vegetarianismo consiste, basicamente, em não consumir produtos de origem animal (carnes, laticínios e ovos), com algumas variações. Uma pesquisa divulgada pelo Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), em abril de 2018, mostrou o crescimento da prática no país: cerca de 14% dos brasileiros se consideram vegetarianos, um aumento de 75% em comparação a 2012. Não há contraindicação para esse tipo de dieta, mas é necessário que você faça um acompanhamento médico para adequar a alimentação sem prejudicar a sua saúde.

Para que serve o Pilates? Saiba mais sobre o exercício e seus benefícios

Exercício físico

Para que serve o Pilates? Saiba mais sobre o exercício e seus benefícios

Relaxamento, flexibilidade, prevenção de lesões, condicionamento físico, mais disposição… todos esses benefícios motivam quem busca o Pilates como atividade física. A técnica do exercício ajuda a fortalecer a musculatura e, inclusive, é indicada na reabilitação de lesões e no tratamento de problemas da coluna ou outras áreas do corpo. É possível praticar em academias e espaços especializados, assim como centros de fisioterapia para alguns casos. As aulas de pilates precisam ser personalizadas de acordo com o problema ou necessidade do praticante. Como qualquer atividade física, é importante ter o acompanhamento de um profissional especialista.

Anemia falciforme: entenda mais sobre esse distúrbio sanguíneo

Saúde

Anemia falciforme: entenda mais sobre esse distúrbio sanguíneo

A anemia falciforme é um distúrbio congênito e hereditário. Sua principal característica é a deformação dos glóbulos vermelhos, que deixam o aspecto redondo e elástico e assumem a forma de uma foice (por isso o nome “falciforme”) mais endurecida. Por causa disso, os glóbulos perdem parte da capacidade de oxigenar os tecidos. A condição deixa as células mais frágeis e com mais probabilidade de se romperem ou bloquearem a passagem do sangue. A anemia falciforme é mais comum em negros - segundo o Ministério da Saúde, a doença afeta cerca de 10% da população negra no país.