Últimas matérias

Quais as causas mais comuns das pedras na vesícula?

Saúde

Quais as causas mais comuns das pedras na vesícula?

As pedras na vesícula são mais comuns do que se imagina e podem aparecer por diferentes razões. A principal função da vesícula é servir de recipiente para a bile, um líquido produzido no tecido hepático que auxilia na digestão dos alimentos e seus nutrientes. Mas o que acontece quando esse órgão é afetado por um desequilíbrio? A bile começa a empedrar - e é aí que surgem os cálculos biliares, popularmente conhecidos como pedras na vesícula. Entenda mais abaixo!

Como identificar uma emergência e quando recorrer ao hospital durante a pandemia?

Saúde

Como identificar uma emergência e quando recorrer ao hospital durante a pandemia?

O hábito de ir ao médico quando se sentir mal, antes recomendado, agora mudou completamente com a pandemia do novo coronavírus. Com o alto nível de contaminação por Covid-19, o ambiente hospitalar deixou de ser um local seguro e, muitas vezes, o medo de sair mais doente do que entrou é real. Mas nem sempre é possível evitar a ida a um hospital, então, como detectar uma emergência que não pode esperar. Confira algumas dicas!

Mitos e verdades sobre a Covid-19

Saúde

Mitos e verdades sobre a Covid-19

Desde que o novo coronavírus surgiu, você certamente já deve ter ouvido uma série de informações diferentes sobre as causas, os sintomas e, principalmente, as formas de prevenção da doença. Como estamos lidando com um vírus desconhecido, é normal que a cada dia uma nova informação de como ele se comporta no nosso organismo seja descoberta -, o que pode gerar dúvidas e preocupações. Por isso, o Cuidados Mil reuniu 7 mitos e verdades sobre a Covid-19. Veja abaixo!

5 exercícios físicos para fazer durante o isolamento

Bem-estar

5 exercícios físicos para fazer durante o isolamento

A quarentena tem deixado as pessoas mais sedentárias ainda. Mesmo os adeptos das academias ou de esportes ao ar livre estão se sentindo mais inativos. Por outro lado, as pessoas estão se cobrando menos e se permitindo ficar um tempo sem fazer nada. Está tudo bem! No entanto, é preciso ficar atento para não sair do isolamento com algum problema de saúde. A quarentena não pode ser um motivo para não se manter saudável e ativo e é possível, sim, se movimentar dentro de casa. Para te ajudar, preparamos uma lista com 5 exercícios físicos rápidos e fáceis para colocar em prática dentro de casa. É só arrastar o sofá!

Vitamina D ajuda a aumentar a imunidade? Entenda!

Saúde

Vitamina D ajuda a aumentar a imunidade? Entenda!

Com a pandemia do novo coronavírus e o isolamento social, muitas pessoas deixaram de se expor ao sol com tanta frequência. Isso pode acabar impactando a absorção de vitamina D pelo nosso organismo: a exposição solar é uma das principais fontes do nutriente. A vitamina D auxilia no fortalecimento da imunidade, deixando o corpo mais forte para combater doenças infecciosas, como a própria Covid-19 (vale ressaltar que a alta concentração do nutriente não previne a transmissão do coronavírus). Além disso, a vitamina ainda traz diversos benefícios para a nossa saúde. Quer saber mais? Entenda aqui tudo o que esse nutriente pode te oferecer!

Diabetes I e II: qual a diferença entre os dois tipos da doença?

Saúde

Diabetes I e II: qual a diferença entre os dois tipos da doença?

Diabetes é uma das doenças mais comuns e que mais matam no mundo. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), existem mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença no Brasil e os números não param de crescer. Em muitos casos, uma pessoa pode ser diabética sem saber. A diabetes pode se manifestar nos tipos I e II: com ações diferentes no organismo, cada uma demanda um cuidado específico. Entenda mais e veja como evitar as complicações graves.

Quarentena: 5 práticas de autocuidado para deixar seus dias mais leves

Bem-estar

Quarentena: 5 práticas de autocuidado para deixar seus dias mais leves

As recomendações dos principais órgãos de saúde são claras: é preciso ficar em casa para se proteger do novo coronavírus. A quarentena, no entanto, pode ser muito estressante: afinal, estamos no meio de uma pandemia e longe dos amigos e família. Nesse momento, se promover alguns momentos de autocuidado e relaxamento podem ajudar. Pensando nisso, separamos 5 práticas para você cuidar do seu bem-estar físico e emocional e deixar os seus dias mais leves durante esse período difícil. Confira!

Candidíase: o que causa e como aliviar o desconforto?

Saúde

Candidíase: o que causa e como aliviar o desconforto?

A candidíase é uma doença causada por fungos que, em geral, atinge mais a região genital do corpo. Apesar da infecção poder afetar ambos os sexos, as mulheres são as que mais sofrem com o incômodo. A candidíase causa muito desconforto e pode ser desencadeada por desequilíbrios no sistema imunológico, estresse e uso de roupas muito apertadas. Os sintomas mais comuns são ardência, coceira, inchaço, corrimento, dor ao urinar e durante as relações sexuais. Entenda mais sobre o problema e como aliviar!

Como manter o sono regulado na quarentena?

Bem-estar

Como manter o sono regulado na quarentena?

A má qualidade de sono pode trazer diversos prejuízos para a saúde do corpo e da mente. É durante a noite que o organismo passa por processos metabólicos importantes para o seu funcionamento. Dormir a quantidade de horas recomendadas é fundamental para que o corpo se recupere energeticamente. Durante a quarentena, no entanto, as mudanças de rotina, associadas com o estresse e alimentação, podem desregular o sono e até mesmo contribuir para a insônia. Confira algumas dicas de como combater esse problema e dormir melhor nesse período complicado!

5 dicas para prevenir uma crise de ansiedade

Terapias

5 dicas para prevenir uma crise de ansiedade

A ansiedade pode ter muitas definições: sensação de angústia, medo ou aflição vivenciados durante um momento de grande estresse emocional. Para muitas pessoas, é só aquele frio na barriga e as mãos suadas sentidos no primeiro dia de aula ou em uma entrevista de trabalho, para muitas outras, trata-se de um sério problema de saúde. Crises de ansiedade podem atrapalhar os relacionamentos, o trabalho e o bem-estar físico e emocional do indivíduo. Apesar disso, algumas medidas podem ajudar a minimizar seus impactos no cotidiano. Confira algumas dicas que ajudam a prevenir uma crise de ansiedade!