Voltar para home page
Saúde

10 curiosidades sobre o pulmão

O pulmão é o epicentro do sistema respiratório

O pulmão é o epicentro do sistema respiratório

O pulmão é um dos órgãos mais importantes do corpo. Vital para a nossa sobrevivência, é ele o epicentro do sistema respiratório, que oxigena o sangue e converte o tipo venoso (sangue rico em dióxido de carbono) em sangue arterial (rico em oxigênio). Por sua importância, ele deve ser muito bem preservado, não é mesmo? Para que você entenda melhor sobre essa parte tão importante do seu corpo e descubra algumas coisas bem peculiares, separamos 10 curiosidades sobre o pulmão. Confira!

1) O pulmão esquerdo é sempre menor

Não, os seus dois pulmões não têm o mesmo tamanho! Para comportar e acomodar melhor o coração, que fica no lado esquerdo da região torácica, o pulmão esquerdo é só um pouco menor do que o direito. Normalmente, o órgão tem cerca de 27 centímetros e 700 gramas.

2) A cor do pulmão vai escurecendo com o passar do tempo

Quando estudamos biologia, é comum que vejamos um pulmão com a coloração rosada, mas não é bem assim - pelo menos não durante toda a vida. Quando o ser humano ainda é recém-nascido, o pulmão apresenta esse tom, mas ele vai mudando para um vermelho mais escuro à medida que se desenvolve. Isso se deve ao fato de o pulmão acumular mais impurezas e poluição, principalmente em grandes cidades.

3) Pulmão fica localizado na parte de trás do tórax

Essa é uma curiosidade bem intrigante, pois a maioria das pessoas acredita que o pulmão se localiza no peitoral, parte frontal da caixa torácica, o que é um engano: o pulmão fica um pouco mais para trás, inclusive deixando o coração à frente.

4) O pulmão é capaz de armazenar até 5 mil litros de ar

Nem os tanques mais potentes de gasolina conseguem armazenar tantos litros quanto o nosso pulmão! O órgão consegue armazenar até 5 mil litros de ar no seu interior. Obviamente, a gente não usa toda essa capacidade.

5) A água limpa os pulmões

A água tem efeitos em todo o organismo. Mas você sabia que ela também purifica os pulmões? Beber a quantidade de água recomendada ajuda e muito a remover as impurezas que o pulmão acaba acumulando durante o dia.

6) Corpo humano transporta, em média, 10 mil litros de ar em 24h

Em todo o exercício respiratório, um pulmão adulto consegue transportar até 10 mil litros de ar em um dia de atividade.

7) Podemos sobreviver sem uma parte dos pulmões

Os pulmões não são um órgão inteiro, pois se subdividem em um alguns gomos. Por isso, se alguma parte do pulmão estiver comprometida a ponto de necessitar uma intervenção cirúrgica, é possível removê-la e ainda assim conseguimos sobreviver com as partes restantes.

8) Nosso pulmão produz secreção todos os dias

Você sabia que o nosso sistema respiratório produz cerca de 100 ml de secreção por dia? Parte dele é produzido no pulmão, o catarro, e nem sempre quer dizer algo ruim. Porém, se ele é percebido em excesso no corpo, pode ser sinal de alguma inflamação ou infecção respiratória.

9) A tosse é uma autodefesa do pulmão

Tossir é um processo de defesa dos pulmões, você sabia? Quando tossimos, o pulmão é capaz de expelir as impurezas e possíveis germes que se acumularam durante um tempo. Mas cuidado! Tosse excessiva pode ser sinal de alguma doença, principalmente em fumantes.

10) Os alvéolos pulmonares podem chegar a 70 metros de comprimento

Os alvéolos pulmonares, que são as partes do pulmão que bombeiam o oxigênio, são extremamente flexíveis. Esticados em sua capacidade máxima, eles podem chegar a 70 metros de comprimento!

Últimas novidades

Câncer de ovário: causas, como identificar e tratamentos

Saúde

Câncer de ovário: causas, como identificar e tratamentos

O câncer de ovário é difícil de ser diagnosticado, sendo a segunda neoplasia ginecológica mais comum. Esse tipo de câncer é o mais letal entre os cânceres ginecológicos. Mais frequente em mulheres com mais de 40 anos, o câncer de ovário demora a apresentar sintomas, o que resulta no diagnóstico tardio. Estima-se que cerca de 75% dos casos são diagnosticados quando a doença já está avançada.

Como manter a diabetes controlada?

Saúde

Como manter a diabetes controlada?

A diabetes é uma doença metabólica em que o corpo não consegue produzir uma quantidade suficiente de insulina, hormônio responsável pelo controle da glicose no sangue. Com a falta da substância, o paciente diabético sofre com o aumento do nível de glicose na corrente sanguínea, que é o que chamamos de hiperglicemia. Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que 9 milhões de pessoas têm diabetes, e infelizmente esse é um número que só cresce a cada ano. Então, o que fazer para manter a diabetes controlada? Separamos algumas dicas que podem ajudar no problema.

Escutar música alta pode comprometer a audição?

Saúde

Escutar música alta pode comprometer a audição?

Ouvir música é um hábito que faz parte da vida de muita gente. Basta ir às ruas e observar a quantidade de pessoas com fones de ouvido imersos em seu próprio universo para se dar conta de como a música está presente em todo lugar. No entanto, é importante ficar atento ao volume e a frequência desse hábito. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), quase 50% das pessoas entre 12 e 35 anos correm o risco de sofrer perda auditiva por causa da exposição prolongada e excessiva a sons muito altos, o que corresponde a 1,1 bilhão da população.

Exercícios físicos na gravidez: qual a importância e os cuidados durante a prática

Exercício físico

Exercícios físicos na gravidez: qual a importância e os cuidados durante a prática

Quando uma mulher está grávida, surgem muitas dúvidas sobre a realização de atividades físicas durante a gestação e como isso deve ser feito sem prejudicar a saúde da nova mamãe ou do bebê que está a caminho. É importante conversar com o obstetra antes de dar início a essa rotina, mas geralmente os exercícios físicos são bastante benéficos para o desenvolvimento da gestação. Para entender melhor quais são os benefícios dessa prática, quais são os exercícios físicos mais indicados para mulheres grávidas e que cuidados são necessários, o Cuidados Mil preparou uma matéria com tudo que você precisa saber sobre o assunto.

Ver mais