Voltar para home page
Saúde

10 curiosidades sobre o pulmão

O pulmão é o epicentro do sistema respiratório

O pulmão é o epicentro do sistema respiratório

O pulmão é um dos órgãos mais importantes do corpo. Vital para a nossa sobrevivência, é ele o epicentro do sistema respiratório, que oxigena o sangue e converte o tipo venoso (sangue rico em dióxido de carbono) em sangue arterial (rico em oxigênio). Por sua importância, ele deve ser muito bem preservado, não é mesmo? Para que você entenda melhor sobre essa parte tão importante do seu corpo e descubra algumas coisas bem peculiares, separamos 10 curiosidades sobre o pulmão. Confira!

1) O pulmão esquerdo é sempre menor

Não, os seus dois pulmões não têm o mesmo tamanho! Para comportar e acomodar melhor o coração, que fica no lado esquerdo da região torácica, o pulmão esquerdo é só um pouco menor do que o direito. Normalmente, o órgão tem cerca de 27 centímetros e 700 gramas.

2) A cor do pulmão vai escurecendo com o passar do tempo

Quando estudamos biologia, é comum que vejamos um pulmão com a coloração rosada, mas não é bem assim - pelo menos não durante toda a vida. Quando o ser humano ainda é recém-nascido, o pulmão apresenta esse tom, mas ele vai mudando para um vermelho mais escuro à medida que se desenvolve. Isso se deve ao fato de o pulmão acumular mais impurezas e poluição, principalmente em grandes cidades.

3) Pulmão fica localizado na parte de trás do tórax

Essa é uma curiosidade bem intrigante, pois a maioria das pessoas acredita que o pulmão se localiza no peitoral, parte frontal da caixa torácica, o que é um engano: o pulmão fica um pouco mais para trás, inclusive deixando o coração à frente.

4) O pulmão é capaz de armazenar até 5 mil litros de ar

Nem os tanques mais potentes de gasolina conseguem armazenar tantos litros quanto o nosso pulmão! O órgão consegue armazenar até 5 mil litros de ar no seu interior. Obviamente, a gente não usa toda essa capacidade.

5) A água limpa os pulmões

A água tem efeitos em todo o organismo. Mas você sabia que ela também purifica os pulmões? Beber a quantidade de água recomendada ajuda e muito a remover as impurezas que o pulmão acaba acumulando durante o dia.

6) Corpo humano transporta, em média, 10 mil litros de ar em 24h

Em todo o exercício respiratório, um pulmão adulto consegue transportar até 10 mil litros de ar em um dia de atividade.

7) Podemos sobreviver sem uma parte dos pulmões

Os pulmões não são um órgão inteiro, pois se subdividem em um alguns gomos. Por isso, se alguma parte do pulmão estiver comprometida a ponto de necessitar uma intervenção cirúrgica, é possível removê-la e ainda assim conseguimos sobreviver com as partes restantes.

8) Nosso pulmão produz secreção todos os dias

Você sabia que o nosso sistema respiratório produz cerca de 100 ml de secreção por dia? Parte dele é produzido no pulmão, o catarro, e nem sempre quer dizer algo ruim. Porém, se ele é percebido em excesso no corpo, pode ser sinal de alguma inflamação ou infecção respiratória.

9) A tosse é uma autodefesa do pulmão

Tossir é um processo de defesa dos pulmões, você sabia? Quando tossimos, o pulmão é capaz de expelir as impurezas e possíveis germes que se acumularam durante um tempo. Mas cuidado! Tosse excessiva pode ser sinal de alguma doença, principalmente em fumantes.

10) Os alvéolos pulmonares podem chegar a 70 metros de comprimento

Os alvéolos pulmonares, que são as partes do pulmão que bombeiam o oxigênio, são extremamente flexíveis. Esticados em sua capacidade máxima, eles podem chegar a 70 metros de comprimento!

Últimas novidades

Mês das crianças: veja os cuidados de saúde importantes na primeira e segunda infância

Bem-estar

Mês das crianças: veja os cuidados de saúde importantes na primeira e segunda infância

No mês de outubro é comemorado o Dia das Crianças. Conhecido como um momento para presentear os pequenos e incentivar as brincadeiras, a data também é uma oportunidade para falar sobre saúde. Na primeira e segunda infância (do nascimento até os 6 anos de idade e dos 6 anos até a puberdade, respectivamente), a criança passa por diversos níveis de aprendizado e desenvolvimento.

Outubro rosa: 5 formas de se proteger contra o câncer de mama

Saúde

Outubro rosa: 5 formas de se proteger contra o câncer de mama

Outubro é o mês de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. Causado pela multiplicação desequilibrada das células da mama, dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer) apontam que esse tipo de câncer deve atingir cerca de 66 mil pessoas no Brasil em 2020. O câncer de mama é um dos mais comuns que atinge as mulheres no Brasil e no mundo, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Apesar de raro, o câncer de mama também pode atingir homens.

5 doenças, além da Covid-19, que precisam da sua atenção em 2020

Saúde

5 doenças, além da Covid-19, que precisam da sua atenção em 2020

A pandemia do novo coronavírus impactou a vida das pessoas e sua relação com a própria saúde. Cuidados como o isolamento social, higienização constante das mãos com água e sabão ou álcool em gel e uso de máscara se tornaram a nova rotina para se manter longe da Covid-19. Entretanto, apesar de protegido contra o novo vírus, outras doenças podem ser tão preocupantes quanto e que necessitam de atenção, com uma vantagem: elas podem ser evitadas com os cuidados necessários.

Como incluir as oleaginosas na alimentação?

Alimentação saudável

Como incluir as oleaginosas na alimentação?

Castanhas, nozes, amêndoas, avelãs… o que esses alimentos têm em comum? Além de estarem no grupo das oleaginosas, ele são ricos em diversas substâncias que fazem muito bem para a saúde em geral, como antioxidantes e minerais. As oleaginosas estão associadas à diminuição dos riscos de ter doenças no coração, melhor funcionamento do sistema nervoso e ação anti-inflamatória, dentre outros benefícios comprovados.

Ver mais