4 benefícios cientificamente comprovados da meditação

Mulher meditandoA meditação é um método milenar associado à saúde e ao bem-estar físico e mental. Não se sabe ao certo quando ou onde surgiu, já que a prática acompanha a humanidade desde os seus primórdios, mas uma coisa é certa: a meditação tem ganhado mais popularidade e, inclusive, é indicada no tratamento de diversos transtornos. O método pode ser resumido como um treinamento da mente para esvaziar ou redirecionar os pensamentos. Na prática, é muito mais do que isso e a ciência pode comprovar. Veja abaixo 4 benefícios da meditação com respaldo científico!

1) Meditação diminui o estresse e a ansiedade

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 90% da população sofre com os efeitos do estresse. A ansiedade também é considerada o mal do século e tem atingido cada vez mais pessoas. Na tentativa de aliviar esses sintomas, muitas pessoas têm buscado terapias alternativas para se desligar e ter mais equilíbrio mental para lidar com os problemas. Um estudo feito pela Universidade Johns Hopkins , nos Estados Unidos, mostrou que a prática de meditação por cerca de oito semanas ajuda a reduzir as consequências do problema no dia a dia.

2) Meditar todos os dias ajuda a ter mais foco

Se manter focado na atualidade é uma tarefa difícil. Recebemos estímulos o tempo todo: informações para processar por todos os lados, cobrança por respostas imediatas, redes sociais, entre outros. Tirar um tempo para se dedicar integralmente a algo é um desafio. As técnicas de meditação podem te ajudar a redirecionar a atenção, mesmo em situações com muito estímulo externo. Por outro lado, estudos mostram que a prática contínua é capaz de alterar alguns padrões cerebrais que naturalmente levam uma pessoa a se desfocar.

3) Sono é beneficiado com a prática de meditação

Não é difícil encontrar alguém que tenha problemas para dormir. Não conseguir se desligar dos problemas e da rotina é um dos principais motivos que afetam o sono. A meditação já é utilizada como tratamento da insônia e outros distúrbios . A prática ajuda a redirecionar os pensamentos e relaxar o corpo, deixando-o mais suscetível para uma boa noite de sono. A mudança de outros hábitos também pode ajudar a dormir melhor, como comer alimentos leves e evitar o uso de eletrônicos antes da hora de dormir.

4) Meditação ajuda a diminuir a pressão sanguínea

Tanto a saúde mental quanto a física podem ser beneficiadas com a prática da meditação. Um estudo publicado no Journal of Human Hypertension , em 2015, mostrou que as técnicas meditativas renderam efeitos positivos em pessoas com hipertensão. Os cientistas notaram que o estado de concentração proporcionado pelo método diminuiu a pressão arterial em níveis consideráveis, principalmente em pessoas mais velhas e que já apresentavam o problema antes de começar a praticar.