Voltar para home page
Terapias

4 benefícios cientificamente comprovados da meditação

A meditação é uma técnica milenar que tem ajudado muitas pessoas a lidarem com problemas físicos e mentais

A meditação é uma técnica milenar que tem ajudado muitas pessoas a lidarem com problemas físicos e mentais

A meditação é um método milenar associado à saúde e ao bem-estar físico e mental. Não se sabe ao certo quando ou onde surgiu, já que a prática acompanha a humanidade desde os seus primórdios, mas uma coisa é certa: a meditação tem ganhado mais popularidade e, inclusive, é indicada no tratamento de diversos transtornos. O método pode ser resumido como um treinamento da mente para esvaziar ou redirecionar os pensamentos. Na prática, é muito mais do que isso e a ciência pode comprovar. Veja abaixo 4 benefícios da meditação com respaldo científico!

1) Meditação diminui o estresse e a ansiedade

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 90% da população sofre com os efeitos do estresse. A ansiedade também é considerada o mal do século e tem atingido cada vez mais pessoas. Na tentativa de aliviar esses sintomas, muitas pessoas têm buscado terapias alternativas para se desligar e ter mais equilíbrio mental para lidar com os problemas. Um estudo feito pela Universidade Johns Hopkins , nos Estados Unidos, mostrou que a prática de meditação por cerca de oito semanas ajuda a reduzir as consequências do problema no dia a dia.

2) Meditar todos os dias ajuda a ter mais foco

Se manter focado na atualidade é uma tarefa difícil. Recebemos estímulos o tempo todo: informações para processar por todos os lados, cobrança por respostas imediatas, redes sociais, entre outros. Tirar um tempo para se dedicar integralmente a algo é um desafio. As técnicas de meditação podem te ajudar a redirecionar a atenção, mesmo em situações com muito estímulo externo. Por outro lado, estudos mostram que a prática contínua é capaz de alterar alguns padrões cerebrais que naturalmente levam uma pessoa a se desfocar.

3) Sono é beneficiado com a prática de meditação

Não é difícil encontrar alguém que tenha problemas para dormir. Não conseguir se desligar dos problemas e da rotina é um dos principais motivos que afetam o sono. A meditação já é utilizada como tratamento da insônia e outros distúrbios . A prática ajuda a redirecionar os pensamentos e relaxar o corpo, deixando-o mais suscetível para uma boa noite de sono. A mudança de outros hábitos também pode ajudar a dormir melhor, como comer alimentos leves e evitar o uso de eletrônicos antes da hora de dormir.

4) Meditação ajuda a diminuir a pressão sanguínea

Tanto a saúde mental quanto a física podem ser beneficiadas com a prática da meditação. Um estudo publicado no Journal of Human Hypertension , em 2015, mostrou que as técnicas meditativas renderam efeitos positivos em pessoas com hipertensão. Os cientistas notaram que o estado de concentração proporcionado pelo método diminuiu a pressão arterial em níveis consideráveis, principalmente em pessoas mais velhas e que já apresentavam o problema antes de começar a praticar.

Últimas novidades

Entenda como funciona o sistema linfático do corpo humano

Saúde

Entenda como funciona o sistema linfático do corpo humano

O sistema linfático engloba um complexo conjunto de órgãos, tecidos, vasos e dutos que se distribuem por todo o corpo. Sua principal função é a produção de células de defesa do organismo, o que fortalece o nosso sistema imunológico. Além disso, o sistema linfático também é responsável por filtrar e drenar o excesso de líquido do corpo, eliminando impurezas e “devolvendo” o sangue purificado para o nosso organismo. Ou seja, na prática isso quer dizer que qualquer parte do corpo que possua circulação sanguínea tem também a circulação linfática (embora não usem os mesmos vasos, eles “dialogam”). Para facilitar a compreensão desse complexo sistema, reunimos algumas informações sobre o assunto.

6 perguntas e respostas sobre a doação de sangue

Saúde

6 perguntas e respostas sobre a doação de sangue

Doar sangue é um ato voluntário e solidário que pode ajudar a salvar muitas vidas. Em uma única doação, cerca de 450 ml de sangue são coletados, o que, na prática, consegue ajudar até quatro pacientes que precisam do material para sobreviver. Contudo, é comum que algumas dúvidas apareçam ao longo do caminho para quem quer ser um doador e nunca realizou a doação antes. Quem pode doar sangue? O que é necessário para ser um doador? Quantas vezes por ano é possível fazer isso? Para esclarecer o que você precisa saber sobre o assunto, separamos as principais perguntas sobre doação de sangue e respondemos a seguir.

Beber água promove benefícios para a saúde que você nem imagina. Veja alguns!

Alimentação saudável

Beber água promove benefícios para a saúde que você nem imagina. Veja alguns!

A água é uma substância essencial na vida de qualquer ser vivo. Com o verão se aproximando, a ingestão desse líquido se torna ainda mais necessária na nossa rotina: seja para nos manter hidratados ou para matar a nossa sede nos dias mais quentes. O melhor de tudo é que, além de não ter calorias, a água é capaz de promover diversos benefícios para o nosso corpo, alguns já conhecidos; outros nem tanto. Ficou curioso? O Cuidados Mil te conta as vantagens que esse líquido pode trazer para a nossa vida a seguir!

Novembro azul: entenda a importância da conscientização sobre o câncer de próstata

Saúde

Novembro azul: entenda a importância da conscientização sobre o câncer de próstata

O câncer de próstata é um dos tipos mais comuns quando o assunto é a saúde do homem. A doença atinge o órgão masculino que é responsável pela produção do sêmen (próstata) e raramente apresenta sintomas iniciais, e é justamente por isso que a detecção precoce é tão importante. Logo, o Novembro Azul é uma campanha de conscientização sobre o câncer de próstata bastante necessária, principalmente para homens com idade superior a 50 anos, que são as principais vítimas dessa doença. A seguir, separamos as principais informações sobre o câncer de próstata, como sintomas, tratamento e a melhor forma de preveni-lo.

Ver mais