Voltar para home page
Alimentação saudável

4 benefícios da vitamina C para o seu corpo

Vitamina C: um poderoso nutriente que tem relação com diversos processos do corpo humano

Vitamina C: um poderoso nutriente que tem relação com diversos processos do corpo humano

Todo mundo já ouviu falar que a vitamina C (ácido ascórbico) é a solução para evitar gripes e resfriados, que aparecem principalmente nos meses mais frios do ano. A verdade é que o nutriente tem muitas outras funções importantes para o perfeito funcionamento do organismo: poderoso antioxidante, é capaz de combater os radicais livres e deixar o corpo mais forte. A vitamina C é encontrada principalmente em frutas cítricas, como laranja, morango, acerola e kiwi, mas também está presente em vegetais como cenoura e brócolis. Em todos os casos, são alimentos fáceis de encontrar e com muitas possibilidades para inserir na dieta. Conheça outros 4 benefícios da vitamina C para a sua saúde!

#1 Aumenta a absorção de ferro

O ferro é um mineral proveniente principalmente de leguminosas, como o feijão, e alguns vegetais. Sua principal função é proteger o organismo da anemia, mas também é essencial para o perfeito funcionamento das células. A questão é que, muitas vezes, algumas condições do organismo podem dificultar a absorção desse mineral. A vitamina C ajuda nesse processo: o nutriente aumenta a biodisponibilidade do ferro, estimulando a maior absorção pelo organismo.

#2 Sustentação da pele, ossos, dentes e vasos sanguíneos

A vitamina C é um componente fundamental no processo de produção de colágeno. Essa proteína está presente em quase todo o corpo humano, já que sua principal responsabilidade é dar sustentação à pele e ossos. Dentes, cartilagens e as paredes dos vasos sanguíneos também precisam da substância. É por isso que a vitamina C é tão associada com a saúde da pele e prevenção do envelhecimento do órgão.

#3 Fortalece o sistema imunológico

A vitamina C também atua do sistema imunológico, por isso é tão associada com a prevenção de quadros de gripe. Estudos associam a baixa quantidade do nutriente no organismo com a baixa imunidade e mais chances de ter alguma infecção. Por outro lado, a suplementação pode ajudar a prevenir doenças respiratórias. Isso ocorre porque a vitamina C potencializa a produção dos glóbulos brancos, fundamentais para proteger o corpo da ação de diversos microorganismos.

#4 Combate a ansiedade, depressão e estresse

Você sabia que a vitamina C está associada a prevenção de distúrbios psicológicos? Alguns estudos indicam que o consumo adequado do nutriente pode aliviar os efeitos da depressão, ansiedade e estresse. A explicação é seu alto poder antioxidante: esses transtornos são condições que afetam todo o organismo e podem enfraquecer o sistema imunológico.

Últimas novidades

Diabetes I e II: qual a diferença entre os dois tipos da doença?

Saúde

Diabetes I e II: qual a diferença entre os dois tipos da doença?

Diabetes é uma das doenças mais comuns e que mais matam no mundo. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), existem mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença no Brasil e os números não param de crescer. Em muitos casos, uma pessoa pode ser diabética sem saber. A diabetes pode se manifestar nos tipos I e II: com ações diferentes no organismo, cada uma demanda um cuidado específico. Entenda mais e veja como evitar as complicações graves.

Quarentena: 5 práticas de autocuidado para deixar seus dias mais leves

Bem-estar

Quarentena: 5 práticas de autocuidado para deixar seus dias mais leves

As recomendações dos principais órgãos de saúde são claras: é preciso ficar em casa para se proteger do novo coronavírus. A quarentena, no entanto, pode ser muito estressante: afinal, estamos no meio de uma pandemia e longe dos amigos e família. Nesse momento, se promover alguns momentos de autocuidado e relaxamento podem ajudar. Pensando nisso, separamos 5 práticas para você cuidar do seu bem-estar físico e emocional e deixar os seus dias mais leves durante esse período difícil. Confira!

Candidíase: o que causa e como aliviar o desconforto?

Saúde

Candidíase: o que causa e como aliviar o desconforto?

A candidíase é uma doença causada por fungos que, em geral, atinge mais a região genital do corpo. Apesar da infecção poder afetar ambos os sexos, as mulheres são as que mais sofrem com o incômodo. A candidíase causa muito desconforto e pode ser desencadeada por desequilíbrios no sistema imunológico, estresse e uso de roupas muito apertadas. Os sintomas mais comuns são ardência, coceira, inchaço, corrimento, dor ao urinar e durante as relações sexuais. Entenda mais sobre o problema e como aliviar!

Como manter o sono regulado na quarentena?

Bem-estar

Como manter o sono regulado na quarentena?

A má qualidade de sono pode trazer diversos prejuízos para a saúde do corpo e da mente. É durante a noite que o organismo passa por processos metabólicos importantes para o seu funcionamento. Dormir a quantidade de horas recomendadas é fundamental para que o corpo se recupere energeticamente. Durante a quarentena, no entanto, as mudanças de rotina, associadas com o estresse e alimentação, podem desregular o sono e até mesmo contribuir para a insônia. Confira algumas dicas de como combater esse problema e dormir melhor nesse período complicado!

Ver mais