4 benefícios da vitamina C para o seu corpo

Várias frutas com vitamina CTodo mundo já ouviu falar que a vitamina C (ácido ascórbico) é a solução para evitar gripes e resfriados, que aparecem principalmente nos meses mais frios do ano. A verdade é que o nutriente tem muitas outras funções importantes para o perfeito funcionamento do organismo: poderoso antioxidante, é capaz de combater os radicais livres e deixar o corpo mais forte. A vitamina C é encontrada principalmente em frutas cítricas, como laranja, morango, acerola e kiwi, mas também está presente em vegetais como cenoura e brócolis. Em todos os casos, são alimentos fáceis de encontrar e com muitas possibilidades para inserir na dieta. Conheça outros 4 benefícios da vitamina C para a sua saúde!

#1 Aumenta a absorção de ferro

O ferro é um mineral proveniente principalmente de leguminosas, como o feijão, e alguns vegetais. Sua principal função é proteger o organismo da anemia, mas também é essencial para o perfeito funcionamento das células. A questão é que, muitas vezes, algumas condições do organismo podem dificultar a absorção desse mineral. A vitamina C ajuda nesse processo: o nutriente aumenta a biodisponibilidade do ferro, estimulando a maior absorção pelo organismo.

#2 Sustentação da pele, ossos, dentes e vasos sanguíneos

A vitamina C é um componente fundamental no processo de produção de colágeno. Essa proteína está presente em quase todo o corpo humano, já que sua principal responsabilidade é dar sustentação à pele e ossos. Dentes, cartilagens e as paredes dos vasos sanguíneos também precisam da substância. É por isso que a vitamina C é tão associada com a saúde da pele e prevenção do envelhecimento do órgão.

#3 Fortalece o sistema imunológico

A vitamina C também atua do sistema imunológico, por isso é tão associada com a prevenção de quadros de gripe. Estudos associam a baixa quantidade do nutriente no organismo com a baixa imunidade e mais chances de ter alguma infecção. Por outro lado, a suplementação pode ajudar a prevenir doenças respiratórias. Isso ocorre porque a vitamina C potencializa a produção dos glóbulos brancos, fundamentais para proteger o corpo da ação de diversos microorganismos.

#4 Combate a ansiedade, depressão e estresse

Você sabia que a vitamina C está associada a prevenção de distúrbios psicológicos? Alguns estudos indicam que o consumo adequado do nutriente pode aliviar os efeitos da depressão, ansiedade e estresse. A explicação é seu alto poder antioxidante: esses transtornos são condições que afetam todo o organismo e podem enfraquecer o sistema imunológico.