Voltar para home page
Bem-estar

4 efeitos do calor excessivo no seu organismo

O calor excessivo provoca mais problemas do que você imagina

O calor excessivo provoca mais problemas do que você imagina

Os efeitos do verão não são percebidos apenas em pessoas que ficam diretamente expostas ao sol. Os dias muito quentes precisam de atenção mesmo se você tiver dentro de casa ou lugares fechados: o calor excessivo pode causar problemas no seu organismo que vão além do impacto na pele. É importante redobrar a atenção com a hidratação e até mesmo com a umidade do ar se você mora em regiões muito secas. O calor excessivo pode trazer prejuízos para a saúde e bem-estar. Veja algumas reações comuns!

Calor excessivo causa desidratação e aumenta os riscos de problemas cardiovasculares

A desidratação causada pela alta temperatura é um perigo para a saúde. Isso acontece quando o organismo perde muito líquido em pouco tempo, fazendo com que o corpo demande mais energia para funcionar. Como reflexo, a pressão arterial pode baixar e até causar tontura e desmaios. Pessoas que já têm problemas cardiovasculares precisam tomar mais cuidado ainda: o quadro pode desencadear infarto do miocárdio e até mesmo um acidente vascular cerebral (AVC).

Altas temperaturas aumentam as chances de cãibras durante exercícios físicos

Pode até parecer estranho, mas o calor excessivo aumenta as chances de cãibras. Os espasmos musculares ocorrem depois de exercícios intensos e quando o praticante não tomou a quantidade de água adequada. A associação da alta temperatura favorece o surgimento do incômodo. Apesar de normalmente as cãibras passarem depois de alguns minutos, pessoas que têm doenças cardíacas podem precisar de atendimento médico. O mais indicado é evitar as atividades físicas nas horas mais quentes do dia, principalmente se for ao ar livre, e não deixar de se hidratar.

Muita exposição ao calor causa fraqueza e esgotamento físico

Nos dias mais quentes é normal sentir uma espécie de esgotamento físico. Isso acontece devido a perda de líquidos pelo suor, causando um desequilíbrio no metabolismo hidroeletrolítico, que mede os principais eletrólitos no corpo (potássio, cálcio, sódio, entre outros). Idosos e pessoas que já têm outras doenças relacionadas, como as cardiovasculares, podem sofrer mais ainda com o quadro. Esse tipo de esgotamento se caracteriza com fraqueza, tonturas, náuseas, dores de cabeça e até vômitos.

Calor intenso causa problemas vasculares e infecções na pele

Pessoas que têm problemas vasculares, como varizes e trombose, devem evitar o esforço nos dias mais quentes e focar na hidratação do corpo. Isso porque as altas temperaturas podem causar inchaços e acúmulo de líquidos, desencadeando dores e outros incômodos. Especialistas recomendam a hidratação da pele e massagens antes de dormir para amenizar esses efeitos.

É importante também ficar atento a um quadro chamado erisipela, uma infecção cutânea causada pela bactéria Streptococcus pyogenes. O calor aumenta o risco de proliferação desse micro-organismo, que entra no corpo por feridas e micoses e causa efeitos no sistema linfático.

Últimas novidades

Entenda como funciona o sistema linfático do corpo humano

Saúde

Entenda como funciona o sistema linfático do corpo humano

O sistema linfático engloba um complexo conjunto de órgãos, tecidos, vasos e dutos que se distribuem por todo o corpo. Sua principal função é a produção de células de defesa do organismo, o que fortalece o nosso sistema imunológico. Além disso, o sistema linfático também é responsável por filtrar e drenar o excesso de líquido do corpo, eliminando impurezas e “devolvendo” o sangue purificado para o nosso organismo. Ou seja, na prática isso quer dizer que qualquer parte do corpo que possua circulação sanguínea tem também a circulação linfática (embora não usem os mesmos vasos, eles “dialogam”). Para facilitar a compreensão desse complexo sistema, reunimos algumas informações sobre o assunto.

6 perguntas e respostas sobre a doação de sangue

Saúde

6 perguntas e respostas sobre a doação de sangue

Doar sangue é um ato voluntário e solidário que pode ajudar a salvar muitas vidas. Em uma única doação, cerca de 450 ml de sangue são coletados, o que, na prática, consegue ajudar até quatro pacientes que precisam do material para sobreviver. Contudo, é comum que algumas dúvidas apareçam ao longo do caminho para quem quer ser um doador e nunca realizou a doação antes. Quem pode doar sangue? O que é necessário para ser um doador? Quantas vezes por ano é possível fazer isso? Para esclarecer o que você precisa saber sobre o assunto, separamos as principais perguntas sobre doação de sangue e respondemos a seguir.

Beber água promove benefícios para a saúde que você nem imagina. Veja alguns!

Alimentação saudável

Beber água promove benefícios para a saúde que você nem imagina. Veja alguns!

A água é uma substância essencial na vida de qualquer ser vivo. Com o verão se aproximando, a ingestão desse líquido se torna ainda mais necessária na nossa rotina: seja para nos manter hidratados ou para matar a nossa sede nos dias mais quentes. O melhor de tudo é que, além de não ter calorias, a água é capaz de promover diversos benefícios para o nosso corpo, alguns já conhecidos; outros nem tanto. Ficou curioso? O Cuidados Mil te conta as vantagens que esse líquido pode trazer para a nossa vida a seguir!

Novembro azul: entenda a importância da conscientização sobre o câncer de próstata

Saúde

Novembro azul: entenda a importância da conscientização sobre o câncer de próstata

O câncer de próstata é um dos tipos mais comuns quando o assunto é a saúde do homem. A doença atinge o órgão masculino que é responsável pela produção do sêmen (próstata) e raramente apresenta sintomas iniciais, e é justamente por isso que a detecção precoce é tão importante. Logo, o Novembro Azul é uma campanha de conscientização sobre o câncer de próstata bastante necessária, principalmente para homens com idade superior a 50 anos, que são as principais vítimas dessa doença. A seguir, separamos as principais informações sobre o câncer de próstata, como sintomas, tratamento e a melhor forma de preveni-lo.

Ver mais