Voltar para home page
Bem-estar

4 efeitos do calor excessivo no seu organismo

O calor excessivo provoca mais problemas do que você imagina

O calor excessivo provoca mais problemas do que você imagina

Os efeitos do verão não são percebidos apenas em pessoas que ficam diretamente expostas ao sol. Os dias muito quentes precisam de atenção mesmo se você tiver dentro de casa ou lugares fechados: o calor excessivo pode causar problemas no seu organismo que vão além do impacto na pele. É importante redobrar a atenção com a hidratação e até mesmo com a umidade do ar se você mora em regiões muito secas. O calor excessivo pode trazer prejuízos para a saúde e bem-estar. Veja algumas reações comuns!

Calor excessivo causa desidratação e aumenta os riscos de problemas cardiovasculares

A desidratação causada pela alta temperatura é um perigo para a saúde. Isso acontece quando o organismo perde muito líquido em pouco tempo, fazendo com que o corpo demande mais energia para funcionar. Como reflexo, a pressão arterial pode baixar e até causar tontura e desmaios. Pessoas que já têm problemas cardiovasculares precisam tomar mais cuidado ainda: o quadro pode desencadear infarto do miocárdio e até mesmo um acidente vascular cerebral (AVC).

Altas temperaturas aumentam as chances de cãibras durante exercícios físicos

Pode até parecer estranho, mas o calor excessivo aumenta as chances de cãibras. Os espasmos musculares ocorrem depois de exercícios intensos e quando o praticante não tomou a quantidade de água adequada. A associação da alta temperatura favorece o surgimento do incômodo. Apesar de normalmente as cãibras passarem depois de alguns minutos, pessoas que têm doenças cardíacas podem precisar de atendimento médico. O mais indicado é evitar as atividades físicas nas horas mais quentes do dia, principalmente se for ao ar livre, e não deixar de se hidratar.

Muita exposição ao calor causa fraqueza e esgotamento físico

Nos dias mais quentes é normal sentir uma espécie de esgotamento físico. Isso acontece devido a perda de líquidos pelo suor, causando um desequilíbrio no metabolismo hidroeletrolítico, que mede os principais eletrólitos no corpo (potássio, cálcio, sódio, entre outros). Idosos e pessoas que já têm outras doenças relacionadas, como as cardiovasculares, podem sofrer mais ainda com o quadro. Esse tipo de esgotamento se caracteriza com fraqueza, tonturas, náuseas, dores de cabeça e até vômitos.

Calor intenso causa problemas vasculares e infecções na pele

Pessoas que têm problemas vasculares, como varizes e trombose, devem evitar o esforço nos dias mais quentes e focar na hidratação do corpo. Isso porque as altas temperaturas podem causar inchaços e acúmulo de líquidos, desencadeando dores e outros incômodos. Especialistas recomendam a hidratação da pele e massagens antes de dormir para amenizar esses efeitos.

É importante também ficar atento a um quadro chamado erisipela, uma infecção cutânea causada pela bactéria Streptococcus pyogenes. O calor aumenta o risco de proliferação desse micro-organismo, que entra no corpo por feridas e micoses e causa efeitos no sistema linfático.

Últimas novidades

Veja os benefícios do ciclismo e como começar a praticar com segurança

Exercício físico

Veja os benefícios do ciclismo e como começar a praticar com segurança

O ciclismo é um esporte muito prazeroso e que traz diversos benefícios para a saúde física e mental. Podendo ser realizada de diversos jeitos, a atividade física é praticada de forma competitiva, recreativa ou até mesmo como um meio de transporte. Na hora de pedalar, o corpo e a mente trabalham juntos promovendo um bem-estar geral. Mas como começar a praticar esse exercício com segurança? Reunimos informações sobre isso e todas as vantagens do ciclismo. Dá só uma olhada!

5 exercícios físicos para fazer nos dias de calor

Exercício físico

5 exercícios físicos para fazer nos dias de calor

O frio pode ser uma grande desculpa para deixar de praticar atividades físicas. Mas nos dias de muito calor, a indisposição também não fica para trás, já que nosso corpo fica mais propenso à desidratação e se cansa mais rápido. Praticar exercícios físicos no verão requer alguns cuidados, como evitar sair de casa nos horários mais quentes e preferir alimentos mais leves, além de se hidratar mais que o normal. Mas afinal, pode fazer qualquer exercício físico nos dias muito quentes? Quais as melhores atividades mais indicadas para o período?

5 coisas que aprendemos com a pandemia do coronavírus sobre saúde e cuidados

Saúde

5 coisas que aprendemos com a pandemia do coronavírus sobre saúde e cuidados

Não se pode negar que a pandemia do novo coronavírus afetou a vida de todos, mudando completamente a rotina em vários âmbitos. Mas não foi somente isso que sofreu alterações: o último ano também levou à população importantes reflexões. Cuidados com a saúde, com o corpo e com as pessoas ao redor virou uma prioridade nesse “novo normal”. Esses aprendizados se tornaram hábitos que podem permanecer mesmo depois que a pandemia for controlada.

6 dicas para aliviar os efeitos do calor no verão

Bem-estar

6 dicas para aliviar os efeitos do calor no verão

O verão pode ser muito intenso em algumas cidades do Brasil. Aliviar o calor no verão pode parecer uma missão impossível, principalmente quando o ventilador parece não dar conta da situação. Com as temperaturas cada vez mais altas a cada ano, truques caseiros podem ser uma boa alternativa para aliviar o calor no verão.

Ver mais