4 sentimentos que merecem a sua atenção

Mulher com sentimentos negativosA saúde mental nunca esteve tão em evidência. Redes sociais, muitas responsabilidades, cobranças, família, finanças, relacionamento, trabalho… tudo contribui para a aceleração da mente. De acordo com levantamentos da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 86% dos brasileiros são afetados por algum transtorno psicológico, incluindo depressão e ansiedade. A verdade é que o corpo humano é um mecanismo totalmente interligado: se sua saúde mental não está bem, o corpo vai sentir e vice-versa. Para te ajudar a entender melhor, listamos alguns sentimentos que, se forem observados com muita frequência e intensidade, precisam da sua atenção!

#1 Ansiedade

A ansiedade é um dos sentimentos mais comuns da atualidade. A estimativa é que 18,6 milhões de brasileiros convivem com o transtorno, segundo a OMS. A preocupação e medo excessivo são algumas características da pessoa ansiosa – sensações que podem atrapalhar toda uma rotina de vida. Essa emoção pode vir acompanhada, inclusive, de reações físicas, como dor no estômago, agitação e problemas para dormir. No caso da síndrome de pânico, a pessoa pode sentir tremores, sensação de morte, náuseas, dor de barriga, falta de ar, aperto no peito e aumento da frequência cardíaca.

#2 Solidão

É normal se sentir sozinho de vez em quando, principalmente quando se está passando por um momento difícil na vida. Mas, quando a dificuldade de manter relações e criar vínculos se torna mais latente, é preciso ficar atento. É como não se conectar mesmo em um lugar lotado de pessoas. A solidão pode ser causada por uma mudança de cidade, o fato de morar sozinho ou pode ter relação com outros transtornos emocionais. Em todos os casos, é importante buscar uma forma de se conectar – mesmo que precise de ajuda profissional de um psicólogo para isso. Afinal, o ser humano foi criado para viver em sociedade.

#3 Tristeza

A tristeza profunda é um dos principais sintomas da depressão, uma doença que atinge cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo a OMS. Qualquer pessoa pode passar por momentos em que se sente com a energia mais baixa que o normal, mas quando o caso se torna mais frequente é preciso ficar atento. Não se trata uma mudança de humor repentina ou alguma reação negativa a um problema: a depressão pode ser bem intensa e prejudicar toda a vida da pessoa que sofre com a doença. Se observar esse tipo de sentimento em você ou alguém próximo, busque ajuda de um psiquiatra.

#4 Estresse

O estresse é uma resposta biológica do organismo para situações de perigo ou medo: é ele que coloca o ser humano no estado de alerta. Quando não se consegue sair da situação, o corpo pode reagir de forma mais intensa e repetitiva, favorecendo o surgimento de algumas doenças. Geralmente, ocorre em momentos de muita tensão, sobrecarga e pressão, seja financeira, familiar ou profissional. O estresse pode se manifestar com baixa imunidade, insônia, dor de cabeça, irritabilidade e dificuldade para se concentrar nas tarefas diárias. Eliminar as causas desse sentimento é a forma mais eficaz e um profissional de saúde pode te ajudar.