Voltar para home page
Bem-estar

4 sentimentos que merecem a sua atenção

A saúde mental nunca esteve tão em evidência. Entenda abaixo os distúrbios mais comuns

A saúde mental nunca esteve tão em evidência. Entenda abaixo os distúrbios mais comuns

A saúde mental nunca esteve tão em evidência. Redes sociais, muitas responsabilidades, cobranças, família, finanças, relacionamento, trabalho… tudo contribui para a aceleração da mente. De acordo com levantamentos da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 86% dos brasileiros são afetados por algum transtorno psicológico, incluindo depressão e ansiedade. A verdade é que o corpo humano é um mecanismo totalmente interligado: se sua saúde mental não está bem, o corpo vai sentir e vice-versa. Para te ajudar a entender melhor, listamos alguns sentimentos que, se forem observados com muita frequência e intensidade, precisam da sua atenção!

#1 Ansiedade

A ansiedade é um dos sentimentos mais comuns da atualidade. A estimativa é que 18,6 milhões de brasileiros convivem com o transtorno, segundo a OMS. A preocupação e medo excessivo são algumas características da pessoa ansiosa - sensações que podem atrapalhar toda uma rotina de vida. Essa emoção pode vir acompanhada, inclusive, de reações físicas, como dor no estômago, agitação e problemas para dormir. No caso da síndrome de pânico, a pessoa pode sentir tremores, sensação de morte, náuseas, dor de barriga, falta de ar, aperto no peito e aumento da frequência cardíaca.

#2 Solidão

É normal se sentir sozinho de vez em quando, principalmente quando se está passando por um momento difícil na vida. Mas, quando a dificuldade de manter relações e criar vínculos se torna mais latente, é preciso ficar atento. É como não se conectar mesmo em um lugar lotado de pessoas. A solidão pode ser causada por uma mudança de cidade, o fato de morar sozinho ou pode ter relação com outros transtornos emocionais. Em todos os casos, é importante buscar uma forma de se conectar - mesmo que precise de ajuda profissional de um psicólogo para isso. Afinal, o ser humano foi criado para viver em sociedade.

#3 Tristeza

A tristeza profunda é um dos principais sintomas da depressão, uma doença que atinge cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo a OMS. Qualquer pessoa pode passar por momentos em que se sente com a energia mais baixa que o normal, mas quando o caso se torna mais frequente é preciso ficar atento. Não se trata uma mudança de humor repentina ou alguma reação negativa a um problema: a depressão pode ser bem intensa e prejudicar toda a vida da pessoa que sofre com a doença. Se observar esse tipo de sentimento em você ou alguém próximo, busque ajuda de um psiquiatra.

#4 Estresse

O estresse é uma resposta biológica do organismo para situações de perigo ou medo: é ele que coloca o ser humano no estado de alerta. Quando não se consegue sair da situação, o corpo pode reagir de forma mais intensa e repetitiva, favorecendo o surgimento de algumas doenças. Geralmente, ocorre em momentos de muita tensão, sobrecarga e pressão, seja financeira, familiar ou profissional. O estresse pode se manifestar com baixa imunidade, insônia, dor de cabeça, irritabilidade e dificuldade para se concentrar nas tarefas diárias. Eliminar as causas desse sentimento é a forma mais eficaz e um profissional de saúde pode te ajudar.

Últimas novidades

Como funciona a vacina contra HPV?

Saúde

Como funciona a vacina contra HPV?

A vacina contra HPV (Papilomavírus Humano) é uma das formas mais eficazes de prevenir a infecção, que pode ter vários tipos e níveis de gravidade. A transmissão ocorre pelo contato sexual ou de mãe para filho e pode atingir pele e mucosas. Além disso, algumas versões do vírus são agentes causadores de diversos cânceres, incluindo o do colo de útero - que, segundo a Organização Mundial da Saúde, afeta cerca de 290 milhões de mulheres no mundo inteiro. A vacina tem uma ação preventiva contra os tipos mais comuns da infecção e pode ser administrada ainda na adolescência.

Acidente Vascular Cerebral: o que é, causas e como prevenir

Emergência

Acidente Vascular Cerebral: o que é, causas e como prevenir

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma dos problemas mais comuns no mundo inteiro. Também conhecido com derrame cerebral, ele acontece por causas variadas e pode levar à morte - ou provocar consequências graves que afetam toda a vida do paciente. A junção de alguns sintomas ajudam a identificar o problema, que precisa de um atendimento médico imediato. O AVC ainda é cercado de mitos e dúvidas, mas uma coisa é certa: o problema pode ser evitado com atitudes simples no dia a dia.

4 benefícios cientificamente comprovados da meditação

Terapias

4 benefícios cientificamente comprovados da meditação

A meditação é um método milenar associado à saúde e ao bem-estar físico e mental. Não se sabe ao certo quando ou onde surgiu, já que a prática acompanha a humanidade desde os seus primórdios, mas uma coisa é certa: a meditação tem ganhado mais popularidade e, inclusive, é indicada no tratamento de diversos transtornos. O método pode ser resumido como um treinamento da mente para esvaziar ou redirecionar os pensamentos. Na prática, é muito mais do que isso e a ciência pode comprovar. Veja abaixo 4 benefícios da meditação com respaldo científico!

Vegetarianismo: o que você precisa considerar antes de fazer a transição?

Alimentação saudável

Vegetarianismo: o que você precisa considerar antes de fazer a transição?

Causa animal, saúde, cuidado com o meio ambiente ou consumo consciente: as motivações para uma pessoa se tornar vegetariana são muitas. O vegetarianismo consiste, basicamente, em não consumir produtos de origem animal (carnes, laticínios e ovos), com algumas variações. Uma pesquisa divulgada pelo Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), em abril de 2018, mostrou o crescimento da prática no país: cerca de 14% dos brasileiros se consideram vegetarianos, um aumento de 75% em comparação a 2012. Não há contraindicação para esse tipo de dieta, mas é necessário que você faça um acompanhamento médico para adequar a alimentação sem prejudicar a sua saúde.

Ver mais