Voltar para home page
Alimentação saudável

5 alimentos que ajudam a fortalecer o seu sistema imunológico

Veja uma lista de alimentos que ajudam a turbinar a imunidade

Veja uma lista de alimentos que ajudam a turbinar a imunidade

Você costuma ficar doente várias vezes seguidas? Um simples resfriado ou gripe é capaz de te deixar de cama durante dias? Isso pode ser um sinal de que seu sistema imunológico não vai bem. Em tempos de coronavírus, mais do que nunca você precisa se alimentar corretamente para que seu organismo esteja forte caso precise agir contra alguma infecção. É importante lembrar que a imunidade regulada não previne a contaminação, mas evita os efeitos mais graves da doença. 

Alguns alimentos têm o poder de turbinar a sua imunidade. Quer saber quais são? Confira abaixo 5 dos principais alimentos que ajudam a fortalecer o seu sistema imunológico.  

1) Alimentos ricos em Ômega 3

Presente em alimentos como peixes, azeite extra virgem e oleaginosas, o ômega 3 é um grande aliado para regular as células de defesa do sistema imunológico. Com fortes propriedades anti-inflamatórias, o nutriente ajuda a manter as habilidades cognitivas e tem ação na prevenção de transtornos psicológicos, como ansiedade e depressão.

2) Fontes de vitamina C

A vitamina C (ácido ascórbico) é sempre associada com a prevenção de gripes e resfriados. Além da capacidade de deixar o organismo mais forte para lutar contra infecções, o nutriente é um poderoso antioxidante. Diversos estudos associam a baixa concentração do ácido ascórbico com a baixa imunidade. Facilmente encontrada em frutas cítricas - como laranja, morango, kiwi e acerola -, vegetais como brócolis e cenoura também são fontes da vitamina C. 

3) Iogurte e alimentos ricos em probióticos

O consumo regular de iogurte e outras bebidas fermentadas pode ajudar a fortalecer o seu sistema imunológico. Esses alimentos são ricos em probióticos, bactérias “boas” para o intestino e que ajudam a proteger o organismo de agentes infecciosos. Outras vitaminas, como a B1, B2, B6 e B12, também estão presentes no iogurte natural e aumenta as defesas contra essas doenças.

4) Alho

Além de ser um excelente tempero, o alho carrega uma boa dose de selênio e zinco, que são nutrientes importantes para evitar gripes, resfriados e outras doenças. Outro benefício é o combate aos patógenos, já que auxiliam o organismo a eliminar as inflamações e infecções. Dessa maneira, ele dá uma forcinha extra quando é preciso fortalecer o sistema imunológico.

5) Batata-doce

Famosa nas dietas por ser considerada um carboidrato “do bem”, a batata-doce é rica em betacaroteno, um pioneiro de vitamina A, que é um dos principais nutrientes usados para fortalecer o sistema imunológico. Além disso, também possui outros compostos antioxidantes, como a vitamina C, que ajudam a elevar o potencial de defesa do organismo.

Últimas novidades

Vacina para o novo coronavírus: conheça 2 pesquisas promissoras em andamento

Saúde

Vacina para o novo coronavírus: conheça 2 pesquisas promissoras em andamento

Os resultados de uma vacina contra a Covid-19 podem estar próximos. A pandemia do novo coronavírus alterou o modo de vida da sociedade. O isolamento social trouxe novas formas de consumo, hábitos e trabalho, além da forma como lidamos com a saúde. Desde então, muitos institutos de pesquisa espalhados pelo mundo estão estudando os efeitos do vírus e possibilidades de imunização.

Formigamento nas mãos: 5 principais motivos por trás do incômodo

Saúde

Formigamento nas mãos: 5 principais motivos por trás do incômodo

A sensação de formigamento nas mãos é algo comum para muita gente e, embora seja um sintoma simples, precisa de atenção. Isso porque diversos motivos podem estar por trás do formigamento, desde um problema de circulação até um Acidente Vascular Cerebral (AVC). O indicado é observar o quadro e, dependendo da forma como se manifesta, o atendimento médico pode ser necessário.

Quais as principais causas de queda de cabelo?

Saúde

Quais as principais causas de queda de cabelo?

A queda de cabelo é um problema muito comum, mas quando identificar se está perdendo mais fios do que o considerado saudável? O normal é que uma pessoa perca de 100 a 150 fios por dia de forma natural para que o cabelo cresça novamente. Quando a quantidade ultrapassa isso, é sinal de que pode haver um problema clínico por trás. A queda excessiva de cabelo pode ser observada na escovação diária, durante a lavagem ou até mesmo depois de acordar, quando se percebe muitos fios no travesseiro.

Como lidar com os distúrbios do sono na quarentena?

Bem-estar

Como lidar com os distúrbios do sono na quarentena?

A quarentena tem afetado, em grande parte da população, o modo de viver e de interagir com o mundo. Viver numa situação de pandemia também trouxe muita preocupação, que se reflete em ansiedade e distúrbios do sono. Insônia, sono muito leve, acordar várias vezes, não conseguir manter uma rotina de sono ou se sentir extremamente cansado mesmo depois de dormir bem são os problemas mais comuns nesse período de isolamento social.

Ver mais