Voltar para home page
Alimentação saudável

5 alimentos que ajudam a fortalecer o seu sistema imunológico

Veja uma lista de alimentos que ajudam a turbinar a imunidade

Veja uma lista de alimentos que ajudam a turbinar a imunidade

Você costuma ficar doente várias vezes seguidas? Um simples resfriado ou gripe é capaz de te deixar de cama durante dias? Isso pode ser um sinal de que seu sistema imunológico não vai bem. Em tempos de coronavírus, mais do que nunca você precisa se alimentar corretamente para que seu organismo esteja forte caso precise agir contra alguma infecção. É importante lembrar que a imunidade regulada não previne a contaminação, mas evita os efeitos mais graves da doença. 

Alguns alimentos têm o poder de turbinar a sua imunidade. Quer saber quais são? Confira abaixo 5 dos principais alimentos que ajudam a fortalecer o seu sistema imunológico.  

1) Alimentos ricos em Ômega 3

Presente em alimentos como peixes, azeite extra virgem e oleaginosas, o ômega 3 é um grande aliado para regular as células de defesa do sistema imunológico. Com fortes propriedades anti-inflamatórias, o nutriente ajuda a manter as habilidades cognitivas e tem ação na prevenção de transtornos psicológicos, como ansiedade e depressão.

2) Fontes de vitamina C

A vitamina C (ácido ascórbico) é sempre associada com a prevenção de gripes e resfriados. Além da capacidade de deixar o organismo mais forte para lutar contra infecções, o nutriente é um poderoso antioxidante. Diversos estudos associam a baixa concentração do ácido ascórbico com a baixa imunidade. Facilmente encontrada em frutas cítricas - como laranja, morango, kiwi e acerola -, vegetais como brócolis e cenoura também são fontes da vitamina C. 

3) Iogurte e alimentos ricos em probióticos

O consumo regular de iogurte e outras bebidas fermentadas pode ajudar a fortalecer o seu sistema imunológico. Esses alimentos são ricos em probióticos, bactérias “boas” para o intestino e que ajudam a proteger o organismo de agentes infecciosos. Outras vitaminas, como a B1, B2, B6 e B12, também estão presentes no iogurte natural e aumenta as defesas contra essas doenças.

4) Alho

Além de ser um excelente tempero, o alho carrega uma boa dose de selênio e zinco, que são nutrientes importantes para evitar gripes, resfriados e outras doenças. Outro benefício é o combate aos patógenos, já que auxiliam o organismo a eliminar as inflamações e infecções. Dessa maneira, ele dá uma forcinha extra quando é preciso fortalecer o sistema imunológico.

5) Batata-doce

Famosa nas dietas por ser considerada um carboidrato “do bem”, a batata-doce é rica em betacaroteno, um pioneiro de vitamina A, que é um dos principais nutrientes usados para fortalecer o sistema imunológico. Além disso, também possui outros compostos antioxidantes, como a vitamina C, que ajudam a elevar o potencial de defesa do organismo.

Últimas novidades

Diabetes I e II: qual a diferença entre os dois tipos da doença?

Saúde

Diabetes I e II: qual a diferença entre os dois tipos da doença?

Diabetes é uma das doenças mais comuns e que mais matam no mundo. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), existem mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença no Brasil e os números não param de crescer. Em muitos casos, uma pessoa pode ser diabética sem saber. A diabetes pode se manifestar nos tipos I e II: com ações diferentes no organismo, cada uma demanda um cuidado específico. Entenda mais e veja como evitar as complicações graves.

Quarentena: 5 práticas de autocuidado para deixar seus dias mais leves

Bem-estar

Quarentena: 5 práticas de autocuidado para deixar seus dias mais leves

As recomendações dos principais órgãos de saúde são claras: é preciso ficar em casa para se proteger do novo coronavírus. A quarentena, no entanto, pode ser muito estressante: afinal, estamos no meio de uma pandemia e longe dos amigos e família. Nesse momento, se promover alguns momentos de autocuidado e relaxamento podem ajudar. Pensando nisso, separamos 5 práticas para você cuidar do seu bem-estar físico e emocional e deixar os seus dias mais leves durante esse período difícil. Confira!

Candidíase: o que causa e como aliviar o desconforto?

Saúde

Candidíase: o que causa e como aliviar o desconforto?

A candidíase é uma doença causada por fungos que, em geral, atinge mais a região genital do corpo. Apesar da infecção poder afetar ambos os sexos, as mulheres são as que mais sofrem com o incômodo. A candidíase causa muito desconforto e pode ser desencadeada por desequilíbrios no sistema imunológico, estresse e uso de roupas muito apertadas. Os sintomas mais comuns são ardência, coceira, inchaço, corrimento, dor ao urinar e durante as relações sexuais. Entenda mais sobre o problema e como aliviar!

Como manter o sono regulado na quarentena?

Bem-estar

Como manter o sono regulado na quarentena?

A má qualidade de sono pode trazer diversos prejuízos para a saúde do corpo e da mente. É durante a noite que o organismo passa por processos metabólicos importantes para o seu funcionamento. Dormir a quantidade de horas recomendadas é fundamental para que o corpo se recupere energeticamente. Durante a quarentena, no entanto, as mudanças de rotina, associadas com o estresse e alimentação, podem desregular o sono e até mesmo contribuir para a insônia. Confira algumas dicas de como combater esse problema e dormir melhor nesse período complicado!

Ver mais