Voltar para home page
Alimentação saudável

5 alimentos que ajudam a fortalecer o seu sistema imunológico

Veja uma lista de alimentos que ajudam a turbinar a imunidade

Veja uma lista de alimentos que ajudam a turbinar a imunidade

Você costuma ficar doente várias vezes seguidas? Um simples resfriado ou gripe é capaz de te deixar de cama durante dias? Isso pode ser um sinal de que seu sistema imunológico não vai bem. Em tempos de coronavírus, mais do que nunca você precisa se alimentar corretamente para que seu organismo esteja forte caso precise agir contra alguma infecção. É importante lembrar que a imunidade regulada não previne a contaminação, mas evita os efeitos mais graves da doença. 

Alguns alimentos têm o poder de turbinar a sua imunidade. Quer saber quais são? Confira abaixo 5 dos principais alimentos que ajudam a fortalecer o seu sistema imunológico.  

1) Alimentos ricos em Ômega 3

Presente em alimentos como peixes, azeite extra virgem e oleaginosas, o ômega 3 é um grande aliado para regular as células de defesa do sistema imunológico. Com fortes propriedades anti-inflamatórias, o nutriente ajuda a manter as habilidades cognitivas e tem ação na prevenção de transtornos psicológicos, como ansiedade e depressão.

2) Fontes de vitamina C

A vitamina C (ácido ascórbico) é sempre associada com a prevenção de gripes e resfriados. Além da capacidade de deixar o organismo mais forte para lutar contra infecções, o nutriente é um poderoso antioxidante. Diversos estudos associam a baixa concentração do ácido ascórbico com a baixa imunidade. Facilmente encontrada em frutas cítricas - como laranja, morango, kiwi e acerola -, vegetais como brócolis e cenoura também são fontes da vitamina C. 

3) Iogurte e alimentos ricos em probióticos

O consumo regular de iogurte e outras bebidas fermentadas pode ajudar a fortalecer o seu sistema imunológico. Esses alimentos são ricos em probióticos, bactérias “boas” para o intestino e que ajudam a proteger o organismo de agentes infecciosos. Outras vitaminas, como a B1, B2, B6 e B12, também estão presentes no iogurte natural e aumenta as defesas contra essas doenças.

4) Alho

Além de ser um excelente tempero, o alho carrega uma boa dose de selênio e zinco, que são nutrientes importantes para evitar gripes, resfriados e outras doenças. Outro benefício é o combate aos patógenos, já que auxiliam o organismo a eliminar as inflamações e infecções. Dessa maneira, ele dá uma forcinha extra quando é preciso fortalecer o sistema imunológico.

5) Batata-doce

Famosa nas dietas por ser considerada um carboidrato “do bem”, a batata-doce é rica em betacaroteno, um pioneiro de vitamina A, que é um dos principais nutrientes usados para fortalecer o sistema imunológico. Além disso, também possui outros compostos antioxidantes, como a vitamina C, que ajudam a elevar o potencial de defesa do organismo.

Últimas novidades

Mês das crianças: veja os cuidados de saúde importantes na primeira e segunda infância

Bem-estar

Mês das crianças: veja os cuidados de saúde importantes na primeira e segunda infância

No mês de outubro é comemorado o Dia das Crianças. Conhecido como um momento para presentear os pequenos e incentivar as brincadeiras, a data também é uma oportunidade para falar sobre saúde. Na primeira e segunda infância (do nascimento até os 6 anos de idade e dos 6 anos até a puberdade, respectivamente), a criança passa por diversos níveis de aprendizado e desenvolvimento.

Outubro rosa: 5 formas de se proteger contra o câncer de mama

Saúde

Outubro rosa: 5 formas de se proteger contra o câncer de mama

Outubro é o mês de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. Causado pela multiplicação desequilibrada das células da mama, dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer) apontam que esse tipo de câncer deve atingir cerca de 66 mil pessoas no Brasil em 2020. O câncer de mama é um dos mais comuns que atinge as mulheres no Brasil e no mundo, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Apesar de raro, o câncer de mama também pode atingir homens.

5 doenças, além da Covid-19, que precisam da sua atenção em 2020

Saúde

5 doenças, além da Covid-19, que precisam da sua atenção em 2020

A pandemia do novo coronavírus impactou a vida das pessoas e sua relação com a própria saúde. Cuidados como o isolamento social, higienização constante das mãos com água e sabão ou álcool em gel e uso de máscara se tornaram a nova rotina para se manter longe da Covid-19. Entretanto, apesar de protegido contra o novo vírus, outras doenças podem ser tão preocupantes quanto e que necessitam de atenção, com uma vantagem: elas podem ser evitadas com os cuidados necessários.

Como incluir as oleaginosas na alimentação?

Alimentação saudável

Como incluir as oleaginosas na alimentação?

Castanhas, nozes, amêndoas, avelãs… o que esses alimentos têm em comum? Além de estarem no grupo das oleaginosas, ele são ricos em diversas substâncias que fazem muito bem para a saúde em geral, como antioxidantes e minerais. As oleaginosas estão associadas à diminuição dos riscos de ter doenças no coração, melhor funcionamento do sistema nervoso e ação anti-inflamatória, dentre outros benefícios comprovados.

Ver mais