Voltar para home page
Saúde

5 coisas que aprendemos com a pandemia do coronavírus sobre saúde e cuidados

A pandemia trouxe alguns ensinamentos importantes que não devem ser deixados de lado

A pandemia trouxe alguns ensinamentos importantes que não devem ser deixados de lado

Não se pode negar que a pandemia do novo coronavírus afetou a vida de todos, mudando completamente a rotina em vários âmbitos. Mas não foi somente isso que sofreu alterações: o último ano também levou à população importantes reflexões. Cuidados com a saúde, com o corpo e com as pessoas ao redor virou uma prioridade nesse “novo normal”. Esses aprendizados se tornaram hábitos que podem permanecer mesmo depois que a pandemia for controlada.

1) Cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde física

Muita gente começou a se preocupar ainda mais com a saúde durante o período de quarentena, mas vale lembrar que melhorar os hábitos alimentares, beber mais água e praticar exercícios físicos não são as únicas formas de se cuidar. O corpo exige, sim, atenção, mas a saúde mental é igualmente importante. Distúrbios psicológicos, como ansiedade e depressão, ficaram muito mais difíceis de lidar com as restrições sociais, mas não devem ser ignorados de jeito nenhum. O acompanhamento com um psicólogo ou psiquiatra foi a forma que muitas pessoas encontraram para amenizar os efeitos da pandemia na saúde mental.

2) Não devemos subestimar os efeitos de nenhuma doença

A transmissão da Covid-19 acontece principalmente pelo ar e contato com superfícies contaminadas. Por mais que uma tosse seca possa não parecer grave de primeira, a evolução do vírus é rápida e pode afetar os pulmões em poucos dias. Por isso, muitos protocolos são necessários para evitar a propagação do vírus. Máscaras, distanciamento social e higiene máxima passaram a fazer parte da rotina de todos.

3) Os hábitos de higiene fazem toda a diferença para a saúde

Higienizar tudo que chega da rua com álcool 70% ou detergente é um hábito que devemos levar para a vida. Essa é a melhor forma de eliminar germes, bactérias e vírus das compras, evitando que a saúde da família seja comprometida. Lavar as mãos com frequência e andar sempre com um frasco de álcool em gel também são medidas de higiene que ajudam bastante a manter as doenças longe. Além disso, aprendemos que manter a casa sempre limpa e arejada também ajuda a melhorar a saúde e o bem-estar.

4) A ciência cumpre um papel fundamental na sociedade

Se não fossem as pesquisas científicas e os avanços tecnológicos na área de saúde, hoje não seria possível encontrar uma vacina contra a Covid-19 de forma tão rápida e eficiente. Por isso, é fundamental valorizar o trabalho dos profissionais dessas áreas e acreditar na ciência.

5) O cuidado com o próximo também é uma forma de cuidar de quem a gente ama

A pandemia mostrou à população que não basta apenas se cuidar: é preciso pensar no coletivo para combater a doença. O momento delicado deixou as pessoas mais solidárias e fez com que entendessem que pequenas atitudes fazem muita diferença na hora de cuidar de quem a gente ama. Como todos sabem, a Covid-19 é uma doença transmitida pelo ar e por isso algumas medidas foram implementadas na nossa rotina para evitar a circulação desenfreada do vírus, como o uso de máscaras e o distanciamento social. Ao adotar esse tipo de cuidado, também prezamos pelo bem-estar da família e amigos, principalmente aqueles que estão no grupo de risco.

Últimas novidades

Saúde mental na adolescência e juventude: há sempre uma saída!

Saúde

Saúde mental na adolescência e juventude: há sempre uma saída!

A saúde mental na adolescência e juventude é um assunto muito importante e que deve ser falado. Essa é uma fase de mudanças em todos os sentidos, que quase sempre vêm acompanhadas de dúvidas e cobranças.  Qual profissão devo seguir? Como conseguir emprego? Será que devo me casar? Está na hora de ter filhos? Aluguel ou casa própria? Se pudéssemos olhar dentro da mente de um jovem, certamente encontraremos mais perguntas do que respostas.

Psicólogo ou psiquiatra: entenda o papel dos especialistas em saúde mental

Terapias

Psicólogo ou psiquiatra: entenda o papel dos especialistas em saúde mental

Nem todo mundo sabe quais são as diferenças entre psicólogo e psiquiatra, mas cada profissional tem uma função bem específica dentro do campo da saúde mental. Tudo começa, inclusive, pela formação de cada profissional, já que são especializados em áreas diferentes. Em muitos casos, o psicólogo e o psiquiatra trabalham em conjunto e de forma complementar, cada um auxiliando em um aspecto da vida do paciente.

Como é feito o tratamento de canal?

Odontologia

Como é feito o tratamento de canal?

Cuidar da saúde dos dentes é fundamental para manter um sorriso bonito. Consultas regulares ao dentista são super importantes, pois alguns procedimentos de rotina são necessários e somente o especialista poderá avaliar, por exemplo, quando realizar o tratamento de canal.  Só de ouvir o nome, a maioria das pessoas tem receio de realizar esse procedimento. Para esclarecer como é realizado o tratamento de canal, quais são as etapas e quais os cuidados necessários após o procedimento, o Cuidados Mil preparou uma matéria com tudo o que você precisa saber sobre esse assunto.

Qual a importância das vacinas para prevenir doenças e garantir a saúde da população?

Saúde

Qual a importância das vacinas para prevenir doenças e garantir a saúde da população?

Com a pandemia do novo coronavírus, as vacinas voltaram a ser a prioridade entre a comunidade científica e a própria população. O que poucos sabem é que as vacinas fazem parte da realidade há séculos e são consideradas umas das principais medidas preventivas contra doenças graves. No Brasil, a vacina surgiu em 1804 para combater a varíola, um quadro contagioso e muito perigoso para a época, mas que já foi erradicado depois de uma campanha de vacinação em massa organizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) por volta de 1970. Ainda assim, muitas pessoas não entendem o processo de desenvolvimento de imunizações e nem a importância de não deixar de se vacinar.

Ver mais