5 coisas que aprendemos com a pandemia do coronavírus sobre saúde e cuidados

Mulher olhando para a foto usando uma máscaraNão se pode negar que a pandemia do novo coronavírus afetou a vida de todos, mudando completamente a rotina em vários âmbitos. Mas não foi somente isso que sofreu alterações: o último ano também levou à população importantes reflexões. Cuidados com a saúde, com o corpo e com as pessoas ao redor virou uma prioridade nesse “novo normal”. Esses aprendizados se tornaram hábitos que podem permanecer mesmo depois que a pandemia for controlada.

1) Cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde física

Muita gente começou a se preocupar ainda mais com a saúde durante o período de quarentena, mas vale lembrar que melhorar os hábitos alimentares, beber mais água e praticar exercícios físicos não são as únicas formas de se cuidar. O corpo exige, sim, atenção, mas a saúde mental é igualmente importante. Distúrbios psicológicos, como ansiedade e depressão, ficaram muito mais difíceis de lidar com as restrições sociais, mas não devem ser ignorados de jeito nenhum. O acompanhamento com um psicólogo ou psiquiatra foi a forma que muitas pessoas encontraram para amenizar os efeitos da pandemia na saúde mental.

2) Não devemos subestimar os efeitos de nenhuma doença

A transmissão da Covid-19 acontece principalmente pelo ar e contato com superfícies contaminadas. Por mais que uma tosse seca possa não parecer grave de primeira, a evolução do vírus é rápida e pode afetar os pulmões em poucos dias. Por isso, muitos protocolos são necessários para evitar a propagação do vírus. Máscaras, distanciamento social e higiene máxima passaram a fazer parte da rotina de todos.

3) Os hábitos de higiene fazem toda a diferença para a saúde

Higienizar tudo que chega da rua com álcool 70% ou detergente é um hábito que devemos levar para a vida. Essa é a melhor forma de eliminar germes, bactérias e vírus das compras, evitando que a saúde da família seja comprometida. Lavar as mãos com frequência e andar sempre com um frasco de álcool em gel também são medidas de higiene que ajudam bastante a manter as doenças longe. Além disso, aprendemos que manter a casa sempre limpa e arejada também ajuda a melhorar a saúde e o bem-estar.

4) A ciência cumpre um papel fundamental na sociedade

Se não fossem as pesquisas científicas e os avanços tecnológicos na área de saúde, hoje não seria possível encontrar uma vacina contra a Covid-19 de forma tão rápida e eficiente. Por isso, é fundamental valorizar o trabalho dos profissionais dessas áreas e acreditar na ciência.

5) O cuidado com o próximo também é uma forma de cuidar de quem a gente ama

A pandemia mostrou à população que não basta apenas se cuidar: é preciso pensar no coletivo para combater a doença. O momento delicado deixou as pessoas mais solidárias e fez com que entendessem que pequenas atitudes fazem muita diferença na hora de cuidar de quem a gente ama. Como todos sabem, a Covid-19 é uma doença transmitida pelo ar e por isso algumas medidas foram implementadas na nossa rotina para evitar a circulação desenfreada do vírus, como o uso de máscaras e o distanciamento social. Ao adotar esse tipo de cuidado, também prezamos pelo bem-estar da família e amigos, principalmente aqueles que estão no grupo de risco.