5 condições de saúde que podem causar infertilidade

Mulher vendo teste de gravidezTer um bebê é o sonho de muitos casais, mas muitas vezes esse desejo se torna um pesadelo devido a um fator que quase ninguém espera: a infertilidade. Apesar de ser reversível em muitos casos, a maioria das pessoas não tem tanto conhecimento sobre algumas condições que podem dificultar o processo de ter um filho. A infertilidade pode atingir tanto homens quanto mulheres e muitas vezes está relacionada com a baixa quantidade de alguns hormônios importantes para a gestação, mas a causa também pode estar associada com problemas de ovulação (em mulheres) ou distúrbios na formação ou transporte de espermatozoides (homens).

Algumas doenças podem causar a infertilidade, que geralmente é confirmada após um período de cerca de 12 meses de tentativa para engravidar. A partir desse período, o casal deve consultar um médico especialista para entender o que está acontecendo.

5 condições de saúde que podem causar infertilidade

1) Síndrome do ovário policístico

Muito comum entre mulheres na idade fértil, a síndrome do ovário policístico (SOP) caracteriza-se pela formação de inúmeros microcistos nos ovários, o que dificulta a ovulação por causa de alterações hormonais que essa doença gera. O ciclo menstrual irregular é o sintoma mais comum e o problema pode gerar infertilidade em casos mais graves. A síndrome do ovário policístico é diagnosticada por meio de ultrassonografia transvaginal ou ressonância magnética – e pode ser controlada com uma alimentação equilibrada em conjunto com a prática de atividades físicas. Em alguns casos, o ginecologista pode recomendar o uso de anticoncepcionais para controlar os níveis de hormônios e outros medicamentos.

2) Endometriose

O endométrio é o tecido da parede do útero que descama durante o ciclo menstrual. A endometriose, por sua vez, é a inflamação desse tecido que, não sendo eliminado completamente pela menstruação, volta ao lugar de origem e inflama ovários e tubas. O problema costuma causar dor intensa no período da menstruação e durante relações sexuais, além de provocar um desequilíbrio hormonal. Tratamentos como o DIU Mirena e anticoncepcionais que inibam a menstruação podem tratar os sintomas, mas se as lesões forem muito graves, uma intervenção cirúrgica deve ser considerada. Mulheres com endometriose geralmente precisam fazer tratamento para fertilização.

3) Baixo peso ou obesidade

O peso é outro fato que influencia muito na fertilidade das mulheres. Isso porque tanto o sobrepeso e obesidade quanto o baixo peso inibem a produção de hormônios femininos, baixando consideravelmente os níveis de fertilidade. Felizmente, esse é um problema reversível: uma reeducação alimentar aliada à prática de atividades físicas podem fazer as taxas hormonais voltarem à normalidade.

4) Tabagismo

Atingindo tanto homens quanto mulheres, o tabagismo interfere na produção de espermatozoides e causa impotência masculina, enquanto é capaz de desregular os níveis hormonais femininos. Ambos os casos contribuem para a infertilidade. Um casal que deseja filhos deve reduzir o cigarro e, se possível, abandonar o vício para aumentar as chances de engravidar.

5) Alcoolismo

Assim como o cigarro, o álcool também pode prejudicar a fertilidade de homens e mulheres. Estudos comprovam que quanto maior a quantidade de álcool ingerido, menor é a qualidade do esperma, que não consegue suprir as necessidades dos espermatozoides até que estes encontrem um óvulo – daí a causa da infertilidade masculina. Outros estudos comprovaram que o álcool também interfere na produção de óvulos femininos, o que indica que, se um casal deseja ter filhos, o ideal é que reduza o consumo de álcool consideravelmente para não comprometer a fertilidade.