Voltar para home page
Exercício físico

5 dicas para não deixar de se exercitar durante a quarentena

Se exercitar na quarentena ajuda a manter a imunidade regulada e também impacta sua saúde mental

Se exercitar na quarentena ajuda a manter a imunidade regulada e também impacta sua saúde mental

Com o surgimento do novo coronavírus, as recomendações são claras: é preciso ficar dentro de casa. A rotina de todo mundo mudou nas últimas semanas e é claro que o corpo vai sentir isso: afinal, ele não está se movimentando normalmente. Além disso, academias foram fechadas e até os exercícios ao ar livre estão mais restritos durante a quarentena. Mas isso não precisa ser um motivo para deixar de se exercitar - até porque essa é uma forma de deixar o seu organismo mais saudável e forte. É possível adaptar sua rotina de exercícios físicos dentro de casa ou no seu prédio. Quer saber como? O Cuidados Mil separou 5 dicas para você!

1) Faça aulas de fit dance

Você sabia que a música pode ser uma grande aliada na hora de praticar exercícios? Por isso, as aulas de fit dance tem ganhado cada vez mais espaço nas academias. Além ajudar na queima de calorias, a atividade fortalece os músculos, diminui o estresse e aumenta a sua disposição. A boa notícia é que mesmo durante o isolamento social é possível praticá-la dentro de casa. No Youtube, por exemplo, existe uma série de vídeos de coreografias que podem te ajudar a evitar o sedentarismo no período de quarentena. Coloque para tocar e aproveite!

2) Pratique yoga com a ajuda de videoaulas

Não dá para negar: a quarentena pode afetar bastante a nossa saúde mental, causando estresse e ansiedade. Para diminuir esses incômodos, uma boa saída é investir em exercícios que cuidem da sua saúde física e mental ao mesmo tempo, como o yoga. A prática ajuda a fortalecer os músculos, aliviar as dores pelo corpo, melhorar a flexibilidade e trazer mais calma. Para praticar em casa, basta criar o seu ritual em lugar tranquilo e seguir os exercícios de acordo com as suas limitações - uma dica é buscar canais do YouTube e academias que estão disponibilizando videoaulas gratuitas na quarentena.

3) Suba as escadas do seu prédio

Se você tem o costume de frequentar academias, certamente já deve ter notado que os simulador de escadas é um dos aparelhos mais utilizados. O exercício ajuda na saúde cardiovascular e cardiorrespiratória e, por isso, é um dos melhores exercícios para colocar em prática durante a quarentena. Se você mora em um prédio, vale usar as escadas de emergência para subir. No entanto, é importante não ultrapassar os seus limites para garantir os melhores resultados com a atividade. Lembre-se também de não entrar com o tênis em casa e higienizar bem as mãos depois do exercício.

4) Aposte em abdominais e outros exercícios localizados

Quer treinar sem sair de casa? Os exercícios localizados são uma boa opção e ajudam a tonificar pernas, braços e abdômen - e podem ser feitos em casa. No caso do abdominal, o ideal é deitar de costas para o chão, colocar as mãos atrás da cabeça e, com os joelhos flexionados, aproximá-los até a cabeça. Três séries com 20 repetições são suficientes para garantir um bom treino abdominal. Você também pode colocar em prática séries que trabalham os músculos dos braços, pernas, glúteos e costas.

5) Faça polichinelos

O polichinelo é um exercício acessível, eficaz e que pode ser feito em espaços bem pequenos. Muito usado em aquecimentos de alguns esportes, o exercício trabalha todos os grupos musculares e melhora a saúde cardiovascular. Por não utilizar nenhum equipamento, a atividade é perfeita para ser realizada dentro de casa. Vale a pena experimentar!

Últimas novidades

Câncer de ovário: causas, como identificar e tratamentos

Saúde

Câncer de ovário: causas, como identificar e tratamentos

O câncer de ovário é difícil de ser diagnosticado, sendo a segunda neoplasia ginecológica mais comum. Esse tipo de câncer é o mais letal entre os cânceres ginecológicos. Mais frequente em mulheres com mais de 40 anos, o câncer de ovário demora a apresentar sintomas, o que resulta no diagnóstico tardio. Estima-se que cerca de 75% dos casos são diagnosticados quando a doença já está avançada.

Como manter a diabetes controlada?

Saúde

Como manter a diabetes controlada?

A diabetes é uma doença metabólica em que o corpo não consegue produzir uma quantidade suficiente de insulina, hormônio responsável pelo controle da glicose no sangue. Com a falta da substância, o paciente diabético sofre com o aumento do nível de glicose na corrente sanguínea, que é o que chamamos de hiperglicemia. Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que 9 milhões de pessoas têm diabetes, e infelizmente esse é um número que só cresce a cada ano. Então, o que fazer para manter a diabetes controlada? Separamos algumas dicas que podem ajudar no problema.

Escutar música alta pode comprometer a audição?

Saúde

Escutar música alta pode comprometer a audição?

Ouvir música é um hábito que faz parte da vida de muita gente. Basta ir às ruas e observar a quantidade de pessoas com fones de ouvido imersos em seu próprio universo para se dar conta de como a música está presente em todo lugar. No entanto, é importante ficar atento ao volume e a frequência desse hábito. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), quase 50% das pessoas entre 12 e 35 anos correm o risco de sofrer perda auditiva por causa da exposição prolongada e excessiva a sons muito altos, o que corresponde a 1,1 bilhão da população.

Exercícios físicos na gravidez: qual a importância e os cuidados durante a prática

Exercício físico

Exercícios físicos na gravidez: qual a importância e os cuidados durante a prática

Quando uma mulher está grávida, surgem muitas dúvidas sobre a realização de atividades físicas durante a gestação e como isso deve ser feito sem prejudicar a saúde da nova mamãe ou do bebê que está a caminho. É importante conversar com o obstetra antes de dar início a essa rotina, mas geralmente os exercícios físicos são bastante benéficos para o desenvolvimento da gestação. Para entender melhor quais são os benefícios dessa prática, quais são os exercícios físicos mais indicados para mulheres grávidas e que cuidados são necessários, o Cuidados Mil preparou uma matéria com tudo que você precisa saber sobre o assunto.

Ver mais