Voltar para home page
Terapias

5 dicas para prevenir uma crise de ansiedade

Algumas práticas podem te ajudar a aliviar os efeitos da ansiedade na sua vida

Algumas práticas podem te ajudar a aliviar os efeitos da ansiedade na sua vida

A ansiedade pode ter muitas definições: sensação de angústia, medo ou aflição vivenciados durante um momento de grande estresse emocional. Para muitas pessoas, é só aquele frio na barriga e as mãos suadas sentidos no primeiro dia de aula ou em uma entrevista de trabalho, para muitas outras, trata-se de um sério problema de saúde. Crises de ansiedade podem atrapalhar os relacionamentos, o trabalho e o bem-estar físico e emocional do indivíduo. Apesar disso, algumas medidas podem ajudar a minimizar seus impactos no cotidiano. Confira algumas dicas que ajudam a prevenir uma crise de ansiedade!

1) Tenha uma rotina de exercícios físicos

Já está mais que comprovado que os exercícios físicos promovem diversos benefícios para a saúde. Além de prevenir doenças como a hipertensão, se exercitar por pelo menos 30 minutos todos os dias diminui a tensão corporal e o estresse e garante uma mente mais focada e relaxada - o que, consequentemente, previne as crises de ansiedade. As práticas também proporcionam uma melhora significativa no humor, decorrente da liberação de hormônios, como a endorfina, responsável pela sensação de prazer.

2) Pratique meditação

A meditação possibilita ao indivíduo relaxar o corpo a partir da concentração em um ponto específico, como a respiração, um som, uma imagem mental ou uma área do corpo. Um estudo publicado na revista científica Clinical Psychology Review revelou que a prática diária de meditação ajuda a controlar o estresse e diminuir a incidência de ansiedade e depressão. E a melhor parte é que isso pode ser feito de casa e online. Atualmente, existem diversos aplicativos especializados no tema, que disponibilizam aulas guiadas com profissionais de forma gratuita. Experimente!

3) Evite o consumo exagerado de café e álcool

Bebidas alcoólicas ou a base de cafeína podem ser verdadeiros vilões para quem tem ansiedade. Cervejas, chás, energéticos e refrigerantes têm substâncias que alteram o funcionamento do corpo e podem agravar os sintomas de uma crise de ansiedade. A aceleração causada pela cafeína pode provocar insônia e inquietação e o álcool pode ter efeito depressivo e de mudança de humor, além de aumentar os sintomas de fadiga e estresse emocional.

4) Invista em boas noites de sono

O sono é o momento em que o corpo relaxa e passa por processos metabólicos importantes para a saúde. Dormir de forma irregular pode causar doenças físicas e mentais, por isso, é importante manter uma rotina de sono, com pelo menos oito horas de sono, permitindo o corpo relaxar e se renovar. Algumas medidas podem ajudar quem tem problemas de insônia, como manter o ambiente bem escuro e com uma temperatura agradável, fazer refeições leves e livres de açúcar e não usar o celular antes de dormir.

5) Exerça a sua criatividade

Não é à toa que a arte é usada cada vez mais pela ciência como método terapêutico não convencional. Começar uma nova atividade artística, como pintura, desenho, bordado e música, ou até mesmo desenvolver um novo talento, pode ajudar a mente a se concentrar em uma tarefa específica e diminuir os níveis de estresse e preocupação, além de ser muito prazeroso, divertido e relaxante.

Últimas novidades

Como escovar os dentes corretamente? Veja o passo a passo para não errar!

Odontologia

Como escovar os dentes corretamente? Veja o passo a passo para não errar!

Cuidar da higiene bucal é algo que deve fazer parte da rotina. Além de garantir um sorriso mais limpo, bonito e saudável, essa é a maneira mais eficiente de evitar problemas como a cárie, o tártaro e a gengivite. De uma maneira geral, a recomendação é que a escovação dos dentes seja feita pelo menos três vezes ao dia após as principais refeições - café da manhã, almoço e jantar.

Acupuntura: entenda o que é essa terapia, indicações e efeitos na saúde

Terapias

Acupuntura: entenda o que é essa terapia, indicações e efeitos na saúde

A acupuntura é uma técnica oriental que consiste no uso de agulhas em partes específicas do corpo com o objetivo de melhorar o bem-estar individual e promover o equilíbrio do corpo. Inclusive, a acupuntura é tão benéfica que vem sendo cada vez mais indicada como terapia complementar para diversas doenças que afetam a parte física e psicológica. Para entender melhor como o procedimento funciona, para quem ele é indicado e quais são os benefícios da acupuntura para o corpo, o Cuidados Mil reuniu as principais informações sobre isso. Confira!

Como a endoscopia é feita e quais as recomendações?

Saúde

Como a endoscopia é feita e quais as recomendações?

Você já ouviu falar na endoscopia? Este exame médico coleta imagens em tempo real das cavidades do sistema digestivo, sendo fundamental para o diagnóstico de doenças e até alguns tratamentos. Ele é realizado com um nível de sedação que vai depender da complexidade do procedimento, que pode ser tanto para avaliar uma gastrite quanto retirar tumores. Veja abaixo como o exame é feito, para que serve e quais são os casos recomendados para se fazer a endoscopia.

O que é a segunda onda de Covid-19 e o que a população pode fazer para evitá-la?

Saúde

O que é a segunda onda de Covid-19 e o que a população pode fazer para evitá-la?

O termo “segunda onda” é utilizado quando novos surtos começam a ocorrer após uma queda na taxa de transmissão do vírus. No caso da Covid-19, os especialistas alertaram sobre a possibilidade, mesmo que houvesse um achatamento significativo na curva de infectados. Historicamente, das oito pandemias que já ocorreram no mundo desde 1700, pelo menos sete tiveram mais de uma onda em alguma parte do mundo.

Ver mais