Voltar para home page
Terapias

5 dicas para prevenir uma crise de ansiedade

Algumas práticas podem te ajudar a aliviar os efeitos da ansiedade na sua vida

Algumas práticas podem te ajudar a aliviar os efeitos da ansiedade na sua vida

A ansiedade pode ter muitas definições: sensação de angústia, medo ou aflição vivenciados durante um momento de grande estresse emocional. Para muitas pessoas, é só aquele frio na barriga e as mãos suadas sentidos no primeiro dia de aula ou em uma entrevista de trabalho, para muitas outras, trata-se de um sério problema de saúde. Crises de ansiedade podem atrapalhar os relacionamentos, o trabalho e o bem-estar físico e emocional do indivíduo. Apesar disso, algumas medidas podem ajudar a minimizar seus impactos no cotidiano. Confira algumas dicas que ajudam a prevenir uma crise de ansiedade!

1) Tenha uma rotina de exercícios físicos

Já está mais que comprovado que os exercícios físicos promovem diversos benefícios para a saúde. Além de prevenir doenças como a hipertensão, se exercitar por pelo menos 30 minutos todos os dias diminui a tensão corporal e o estresse e garante uma mente mais focada e relaxada - o que, consequentemente, previne as crises de ansiedade. As práticas também proporcionam uma melhora significativa no humor, decorrente da liberação de hormônios, como a endorfina, responsável pela sensação de prazer.

2) Pratique meditação

A meditação possibilita ao indivíduo relaxar o corpo a partir da concentração em um ponto específico, como a respiração, um som, uma imagem mental ou uma área do corpo. Um estudo publicado na revista científica Clinical Psychology Review revelou que a prática diária de meditação ajuda a controlar o estresse e diminuir a incidência de ansiedade e depressão. E a melhor parte é que isso pode ser feito de casa e online. Atualmente, existem diversos aplicativos especializados no tema, que disponibilizam aulas guiadas com profissionais de forma gratuita. Experimente!

3) Evite o consumo exagerado de café e álcool

Bebidas alcoólicas ou a base de cafeína podem ser verdadeiros vilões para quem tem ansiedade. Cervejas, chás, energéticos e refrigerantes têm substâncias que alteram o funcionamento do corpo e podem agravar os sintomas de uma crise de ansiedade. A aceleração causada pela cafeína pode provocar insônia e inquietação e o álcool pode ter efeito depressivo e de mudança de humor, além de aumentar os sintomas de fadiga e estresse emocional.

4) Invista em boas noites de sono

O sono é o momento em que o corpo relaxa e passa por processos metabólicos importantes para a saúde. Dormir de forma irregular pode causar doenças físicas e mentais, por isso, é importante manter uma rotina de sono, com pelo menos oito horas de sono, permitindo o corpo relaxar e se renovar. Algumas medidas podem ajudar quem tem problemas de insônia, como manter o ambiente bem escuro e com uma temperatura agradável, fazer refeições leves e livres de açúcar e não usar o celular antes de dormir.

5) Exerça a sua criatividade

Não é à toa que a arte é usada cada vez mais pela ciência como método terapêutico não convencional. Começar uma nova atividade artística, como pintura, desenho, bordado e música, ou até mesmo desenvolver um novo talento, pode ajudar a mente a se concentrar em uma tarefa específica e diminuir os níveis de estresse e preocupação, além de ser muito prazeroso, divertido e relaxante.

Últimas novidades

Entenda como funciona o sistema linfático do corpo humano

Saúde

Entenda como funciona o sistema linfático do corpo humano

O sistema linfático engloba um complexo conjunto de órgãos, tecidos, vasos e dutos que se distribuem por todo o corpo. Sua principal função é a produção de células de defesa do organismo, o que fortalece o nosso sistema imunológico. Além disso, o sistema linfático também é responsável por filtrar e drenar o excesso de líquido do corpo, eliminando impurezas e “devolvendo” o sangue purificado para o nosso organismo. Ou seja, na prática isso quer dizer que qualquer parte do corpo que possua circulação sanguínea tem também a circulação linfática (embora não usem os mesmos vasos, eles “dialogam”). Para facilitar a compreensão desse complexo sistema, reunimos algumas informações sobre o assunto.

6 perguntas e respostas sobre a doação de sangue

Saúde

6 perguntas e respostas sobre a doação de sangue

Doar sangue é um ato voluntário e solidário que pode ajudar a salvar muitas vidas. Em uma única doação, cerca de 450 ml de sangue são coletados, o que, na prática, consegue ajudar até quatro pacientes que precisam do material para sobreviver. Contudo, é comum que algumas dúvidas apareçam ao longo do caminho para quem quer ser um doador e nunca realizou a doação antes. Quem pode doar sangue? O que é necessário para ser um doador? Quantas vezes por ano é possível fazer isso? Para esclarecer o que você precisa saber sobre o assunto, separamos as principais perguntas sobre doação de sangue e respondemos a seguir.

Beber água promove benefícios para a saúde que você nem imagina. Veja alguns!

Alimentação saudável

Beber água promove benefícios para a saúde que você nem imagina. Veja alguns!

A água é uma substância essencial na vida de qualquer ser vivo. Com o verão se aproximando, a ingestão desse líquido se torna ainda mais necessária na nossa rotina: seja para nos manter hidratados ou para matar a nossa sede nos dias mais quentes. O melhor de tudo é que, além de não ter calorias, a água é capaz de promover diversos benefícios para o nosso corpo, alguns já conhecidos; outros nem tanto. Ficou curioso? O Cuidados Mil te conta as vantagens que esse líquido pode trazer para a nossa vida a seguir!

Novembro azul: entenda a importância da conscientização sobre o câncer de próstata

Saúde

Novembro azul: entenda a importância da conscientização sobre o câncer de próstata

O câncer de próstata é um dos tipos mais comuns quando o assunto é a saúde do homem. A doença atinge o órgão masculino que é responsável pela produção do sêmen (próstata) e raramente apresenta sintomas iniciais, e é justamente por isso que a detecção precoce é tão importante. Logo, o Novembro Azul é uma campanha de conscientização sobre o câncer de próstata bastante necessária, principalmente para homens com idade superior a 50 anos, que são as principais vítimas dessa doença. A seguir, separamos as principais informações sobre o câncer de próstata, como sintomas, tratamento e a melhor forma de preveni-lo.

Ver mais