Voltar para home page
Bem-estar

5 dicas para ter mais produtividade no trabalho e nas tarefas diárias

É possível mudar hábitos para aproveitar mais a vida sem deixar de cumprir as obrigações. Veja algumas dicas para aumentar a sua produtividade!

É possível mudar hábitos para aproveitar mais a vida sem deixar de cumprir as obrigações. Veja algumas dicas para aumentar a sua produtividade!

Uma rotina corrida, muitas responsabilidades e prazos a cumprir podem afetar toda a vida de uma pessoa, desde a produtividade no trabalho até a disposição para realizar tarefas comuns do dia a dia. A sua saúde também pode ser prejudicada pela vida agitada: o estresse é um fator de risco para desencadear doenças como ansiedade, insônia, depressão, obesidade e alterações imunológicas. Por isso, é sempre importante olhar para si e entender os aspectos que estão atrapalhando a produtividade. Assim, é possível mudar hábitos para aproveitar mais a vida sem deixar de cumprir suas obrigações.

Como ser mais produtivo?

A ciência está buscando cada vez mais entender as respostas do corpo humano aos estímulos cognitivos. Entidades como a American College of Lifestyle Medicine, por exemplo, comprovaram que a mudança de comportamentos não saudáveis pode prevenir e tratar doenças, além de contribuir para um estilo de vida mais equilibrado e feliz. Como tudo se interliga, essas práticas também podem te ajudar a ser mais produtivo no cotidiano. Veja algumas dicas!

#1 Estabeleça prioridades

Ser multitarefas já foi considerado um sinônimo de competência. Mas, estudos recentes derrubaram essa teoria e mostraram que o estímulo de muitas áreas do cérebro ao mesmo tempo diminui a qualidade desempenhada em uma das atividades. O ideal em uma agenda cheia de compromissos e entregas é definir as prioridades e aquilo que pode esperar. A partir disso, é importante também não se cobrar tanto por deixar uma tarefa para depois.

#2 Durma melhor

Desprezar uma boa noite de sono é o primeiro passo para falhar nas obrigações diárias. A sonolência, geralmente causada por dormir poucas horas, diminui a concentração e prejudica o desempenho. O mais indicado é fazer mudanças de hábitos para aproveitar melhor a noite de sono e conseguir recarregar as energias, como dormir e acordar sempre no mesmo horário e desacelerar aos poucos antes de ir para a cama.

#3 Se exercite

Não há dúvidas que a prática de exercícios físicos só beneficia a saúde: o sedentarismo prejudica a nossa disposição para tarefas comuns, além de ser um fator de risco para o desenvolvimento de doenças graves. Uma caminhada de 30 minutos é capaz de melhorar as funções do nosso corpo, mas você também pode se dedicar à natação, corrida, musculação ou yoga. E lembre-se de não praticar nenhuma atividade física sem orientação profissional.

#4 Desacelere

Diminuir o ritmo é se dar um tempo para recarregar as energias. Por isso, tenha o controle das suas tarefas e se permita parar um pouco para relaxar, isso faz parte do cuidado com a saúde mental. A meditação, por exemplo, é uma prática que pode beneficiar todas as áreas da sua vida: te dá mais disposição, discernimento para lidar com qualquer pressão e melhora a capacidade de concentração.

#5 Cuide da sua alimentação

A alimentação saudável é a base para que outras áreas da vida funcionem melhor. No caso da falta de disposição e baixa produtividade, isso pode ter relação com alguma deficiência de nutrientes no organismo. Invista em refeições ricas em fibras e vitaminas para ter mais saúde, um sono melhor e mais energia para as suas tarefas diárias.

Últimas novidades

Mitos e verdades sobre o reajuste de plano de saúde

Saúde

Mitos e verdades sobre o reajuste de plano de saúde

Algumas dúvidas podem surgir quando o assunto é reajuste do plano de saúde. Afinal, quem calcula o valor? É possível ficar acima do IPCA? Posso ser cobrado duas vezes? Saiba a resposta para essas e outras perguntas no conteúdo que preparamos para você. Confira!

Saiba mais sobre o reajuste de plano de saúde para planos individuais

Plano de saúde

Saiba mais sobre o reajuste de plano de saúde para planos individuais

A taxa de reajuste no valor dos planos de saúde ocorre todos os anos. Essa porcentagem nem sempre é a mesma da inflação e, por isso, muitos ficam em dúvida sobre como esse cálculo é feito. Para ajudar, confira o conteúdo que preparamos com as regras para planos de Pessoa Física.

Vacinação: quais são as vacinas recomendadas para adultos e a importância de se proteger

Saúde

Vacinação: quais são as vacinas recomendadas para adultos e a importância de se proteger

Assim como as crianças, os adultos também têm um calendário de vacinação a cumprir. Além da vacina anual contra gripe, o Ministério da Saúde recomenda quatro imunizações para pessoas entre 20 e 59 anos que possuem o esquema vacinal completo (quem não tem o calendário atualizado precisa procurar um serviço para atualização). Parte da população, porém, só toma vacinas em grandes campanhas ou em caso de epidemias - O CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica) alerta que os índices de cobertura vacinal estão abaixo do nível ideal de cobertura. Estima-se uma média de apenas 4,7%.

Conheça os alimentos mais ricos em Vitamina C

Alimentação saudável

Conheça os alimentos mais ricos em Vitamina C

A vitamina C é um nutriente essencial para a saúde e bom funcionamento do corpo humano. Reconhecida pelo alto poder antioxidante, ela é capaz de melhorar a imunidade e deixar o organismo mais forte para agir contra doenças causadas por microorganismos. Por isso a vitamina C é muito associada com a prevenção de problemas respiratórios, que aparecem com mais frequência no inverno. Encontrada em frutas cítricas e outros vegetais, o nutriente também é responsável pela produção do colágeno: essa proteína muito associada à beleza é fundamental para a sustentação dos tecidos, ossos, dentes e parede dos vasos sanguíneos.

Ver mais