Voltar para home page
Bem-estar

5 dicas para ter mais produtividade no trabalho e nas tarefas diárias

É possível mudar hábitos para aproveitar mais a vida sem deixar de cumprir as obrigações. Veja algumas dicas para aumentar a sua produtividade!

É possível mudar hábitos para aproveitar mais a vida sem deixar de cumprir as obrigações. Veja algumas dicas para aumentar a sua produtividade!

Uma rotina corrida, muitas responsabilidades e prazos a cumprir podem afetar toda a vida de uma pessoa, desde a produtividade no trabalho até a disposição para realizar tarefas comuns do dia a dia. A sua saúde também pode ser prejudicada pela vida agitada: o estresse é um fator de risco para desencadear doenças como ansiedade, insônia, depressão, obesidade e alterações imunológicas. Por isso, é sempre importante olhar para si e entender os aspectos que estão atrapalhando a produtividade. Assim, é possível mudar hábitos para aproveitar mais a vida sem deixar de cumprir suas obrigações.

Como ser mais produtivo?

A ciência está buscando cada vez mais entender as respostas do corpo humano aos estímulos cognitivos. Entidades como a American College of Lifestyle Medicine, por exemplo, comprovaram que a mudança de comportamentos não saudáveis pode prevenir e tratar doenças, além de contribuir para um estilo de vida mais equilibrado e feliz. Como tudo se interliga, essas práticas também podem te ajudar a ser mais produtivo no cotidiano. Veja algumas dicas!

#1 Estabeleça prioridades

Ser multitarefas já foi considerado um sinônimo de competência. Mas, estudos recentes derrubaram essa teoria e mostraram que o estímulo de muitas áreas do cérebro ao mesmo tempo diminui a qualidade desempenhada em uma das atividades. O ideal em uma agenda cheia de compromissos e entregas é definir as prioridades e aquilo que pode esperar. A partir disso, é importante também não se cobrar tanto por deixar uma tarefa para depois.

#2 Durma melhor

Desprezar uma boa noite de sono é o primeiro passo para falhar nas obrigações diárias. A sonolência, geralmente causada por dormir poucas horas, diminui a concentração e prejudica o desempenho. O mais indicado é fazer mudanças de hábitos para aproveitar melhor a noite de sono e conseguir recarregar as energias, como dormir e acordar sempre no mesmo horário e desacelerar aos poucos antes de ir para a cama.

#3 Se exercite

Não há dúvidas que a prática de exercícios físicos só beneficia a saúde: o sedentarismo prejudica a nossa disposição para tarefas comuns, além de ser um fator de risco para o desenvolvimento de doenças graves. Uma caminhada de 30 minutos é capaz de melhorar as funções do nosso corpo, mas você também pode se dedicar à natação, corrida, musculação ou yoga. E lembre-se de não praticar nenhuma atividade física sem orientação profissional.

#4 Desacelere

Diminuir o ritmo é se dar um tempo para recarregar as energias. Por isso, tenha o controle das suas tarefas e se permita parar um pouco para relaxar, isso faz parte do cuidado com a saúde mental. A meditação, por exemplo, é uma prática que pode beneficiar todas as áreas da sua vida: te dá mais disposição, discernimento para lidar com qualquer pressão e melhora a capacidade de concentração.

#5 Cuide da sua alimentação

A alimentação saudável é a base para que outras áreas da vida funcionem melhor. No caso da falta de disposição e baixa produtividade, isso pode ter relação com alguma deficiência de nutrientes no organismo. Invista em refeições ricas em fibras e vitaminas para ter mais saúde, um sono melhor e mais energia para as suas tarefas diárias.

Últimas novidades

Diabetes I e II: qual a diferença entre os dois tipos da doença?

Saúde

Diabetes I e II: qual a diferença entre os dois tipos da doença?

Diabetes é uma das doenças mais comuns e que mais matam no mundo. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), existem mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença no Brasil e os números não param de crescer. Em muitos casos, uma pessoa pode ser diabética sem saber. A diabetes pode se manifestar nos tipos I e II: com ações diferentes no organismo, cada uma demanda um cuidado específico. Entenda mais e veja como evitar as complicações graves.

Quarentena: 5 práticas de autocuidado para deixar seus dias mais leves

Bem-estar

Quarentena: 5 práticas de autocuidado para deixar seus dias mais leves

As recomendações dos principais órgãos de saúde são claras: é preciso ficar em casa para se proteger do novo coronavírus. A quarentena, no entanto, pode ser muito estressante: afinal, estamos no meio de uma pandemia e longe dos amigos e família. Nesse momento, se promover alguns momentos de autocuidado e relaxamento podem ajudar. Pensando nisso, separamos 5 práticas para você cuidar do seu bem-estar físico e emocional e deixar os seus dias mais leves durante esse período difícil. Confira!

Candidíase: o que causa e como aliviar o desconforto?

Saúde

Candidíase: o que causa e como aliviar o desconforto?

A candidíase é uma doença causada por fungos que, em geral, atinge mais a região genital do corpo. Apesar da infecção poder afetar ambos os sexos, as mulheres são as que mais sofrem com o incômodo. A candidíase causa muito desconforto e pode ser desencadeada por desequilíbrios no sistema imunológico, estresse e uso de roupas muito apertadas. Os sintomas mais comuns são ardência, coceira, inchaço, corrimento, dor ao urinar e durante as relações sexuais. Entenda mais sobre o problema e como aliviar!

Como manter o sono regulado na quarentena?

Bem-estar

Como manter o sono regulado na quarentena?

A má qualidade de sono pode trazer diversos prejuízos para a saúde do corpo e da mente. É durante a noite que o organismo passa por processos metabólicos importantes para o seu funcionamento. Dormir a quantidade de horas recomendadas é fundamental para que o corpo se recupere energeticamente. Durante a quarentena, no entanto, as mudanças de rotina, associadas com o estresse e alimentação, podem desregular o sono e até mesmo contribuir para a insônia. Confira algumas dicas de como combater esse problema e dormir melhor nesse período complicado!

Ver mais