5 doenças reumáticas que precisam da sua atenção

Idosa olhando as mãos

Doenças reumáticas – ou reumatismo, como são conhecidas – são aquelas que prejudicam, no geral, toda a nossa locomoção. Isso significa que elas afetam ossos, articulações, ligamentos e tendões, cartilagens e afins. Apesar dos mitos de que reumatismo é “coisa de gente velha”, as doenças reumáticas podem atingir não só idosos, mas crianças e jovens também. Conheça 5 delas que precisam muito da sua atenção.

1) Lombalgia: parece inocente, mas pode ser grave

Quem nunca sentiu aquela dor nas costas na região lombar? Seja por esforço, muito tempo em pé ou sentado ou motivos emocionais, como estresse, a lombalgia é uma dor que afeta as articulações da região lombar. Apesar de, na maioria das vezes, ser comum e apenas um sintoma passageiro, a lombalgia pode significar problemas mais graves, como a hérnia de disco ou bico de papagaio. Se a dor for persistente, o ideal é consultar um reumatologista para avaliar o caso de forma mais específica.

2) Artrite reumatoide: uma doença crônica

A artrite reumatoide é outra doença muito comum que afeta e inflama as articulações do corpo no geral, causando dor nas mãos, pés, pernas e braços. Apesar de ser muito comum em pessoas mais velhas, a artrite reumatoide pode atingir qualquer faixa etária. Por ser uma doença crônica, o acompanhamento com um reumatologista deve ser feito à risca e exige um tratamento com analgésicos e anti-inflamatórios para aliviar as dores.

3) Osteoporose: a fragilidade dos ossos

Os ossos são estruturas rígidas que sustentam o nosso corpo e são fundamentais para a nossa locomoção. Quando começam a ficar porosos e frágeis, é sinal de que a pessoa está sofrendo de osteoporose, doença degenerativa dos ossos que faz com que eles fiquem sensíveis e tenham a possibilidade de quebrar com esforços mínimos. A osteoporose é uma doença perigosa, que atinge em sua maioria idosos, e que precisa ser tratada principalmente com a ingestão e absorção de minerais como o cálcio e fósforo, que ajudam na saúde e no fortalecimento ósseo.

4) Gota: um alerta do ácido úrico

Doença popularmente chamada de Gota, é muito conhecida por atingir as articulações inferiores (de pés, pernas e joelhos). A enfermidade inflamatória crônica é causada pelo aumento de ácido úrico no sangue. A gota é uma doença extremamente dolorosa e as crises ocorrem mais à noite. Para ser controlada, precisa de medicamentos e alimentação adequada para normalizar os níveis do ácido no sangue. Um reumatologista deve avaliar o caso e indicar o melhor tratamento.

5) Febre reumática: o resultado de uma amigdalite mal curada

A febre reumática causa inflamações generalizadas nas articulações e chega a atingir o cérebro e o coração. Geralmente, é uma doença que surge quando a bactéria causadora da amigdalite, a Streptococcus, não foi curada de maneira adequada. Essa bactéria se alastra, causando dor, caroços no pescoço e doenças na pele. A febre reumática é uma doença séria, que pode causar sequelas no coração e no cérebro, podendo ser fatal. A consulta com um reumatologista e uma possível internação devem ser considerados.

Fonte: Sociedade Brasileira de Reumatologia