Voltar para home page
Bem-estar

5 exercícios físicos para fazer durante o isolamento

É possível se manter ativo mesmo confinado devido à pandemia do coronavírus com alguns exercícios simples

É possível se manter ativo mesmo confinado devido à pandemia do coronavírus com alguns exercícios simples

A quarentena tem deixado as pessoas mais sedentárias ainda. Mesmo os adeptos das academias ou de esportes ao ar livre estão se sentindo mais inativos. Por outro lado, as pessoas estão se cobrando menos e se permitindo ficar um tempo sem fazer nada. Está tudo bem! No entanto, é preciso ficar atento para não sair do isolamento com algum problema de saúde. A quarentena não pode ser um motivo para não se manter saudável e ativo e é possível, sim, se movimentar dentro de casa. Para te ajudar, preparamos uma lista com 5 exercícios físicos rápidos e fáceis para colocar em prática dentro de casa. É só arrastar o sofá!

1- Pular corda

Divertido e prático, você pode pular corda dentro da sala de estar e manter o corpo inteiro funcionando: esse é um exercício considerado completo e capaz de fortalecer coxas, panturrilhas, glúteos, braços e abdômen. Apenas 30 minutos pulando corda garantem um gasto de 300 calorias. É importante, porém, ter (ou investir) em um bom tênis que amorteça o impacto dos pulos.

2- Abdominais

Esse é um clássico de quem já faz exercício em casa com frequência. Para fazê-lo, basta esticar um colchonete ou um tapete no chão e começar. Além de tonificar os músculos da barriga, apenas 15 minutos de abdominais podem queimar 147 calorias. Essa atividade também é uma boa oportunidade para fortalecer a musculatura local. Mas atenção para a postura correta! Um exercício feito de forma incorreta pode ocasionar dor no pescoço e na região lombar.

3- Prancha isométrica

Muito popular, a prancha é um exercício básico que também trabalha várias partes do corpo: barriga, pernas, braços, lombar e glúteos são algumas das áreas beneficiadas pela atividade. Como trabalha com o corpo inteiro, a prancha isométrica também ajuda a ter mais equilíbrio corporal. Durante a prática, é importante manter o corpo bem reto e com o abdômen contraído.

4- Polichinelo

Outro clássico dos exercícios, o polichinelo utiliza somente a força do corpo e tem um objetivo bem interessante em situação de isolamento: tirar o pé do chão (literalmente!). Apesar de ser um exercício muito simples, o bom e velho polichinelo trabalha a resistência dos músculos de braços e pernas, e, se feito corretamente, pode queimar até 10 calorias por minuto. Para ter um resultado ainda mais completo, você pode contrair o abdômen durante a prática.

5- Agachamento

O agachamento também é um ótimo exercício para trabalhar diversas áreas do corpo. Entre seus benefícios, além do famoso trabalho com os glúteos, está o fortalecimento do tônus muscular, queima de gorduras localizadas, enrijecimento de coxas e o auxílio na correção da postura. É o exercício ideal para quem quer trabalhar o corpo e queimar calorias ao mesmo tempo!

Últimas novidades

Os 10 alimentos mais ricos em fibras e os efeitos no seu organismo

Bem-estar

Os 10 alimentos mais ricos em fibras e os efeitos no seu organismo

Para manter a saúde em dia, é essencial ter cuidado com a alimentação. Uma dieta equilibrada e rica em nutrientes pode prevenir diversas doenças e ajudar a tratar outras. As fibras, por exemplo, não são nutrientes, mas são elementos essenciais para o sistema digestivo e que melhoram a função intestinal, prevenindo diversas doenças. Por isso, é muito importante ter uma alimentação abundante nessa substância. Descubra aqui 10 alimentos ricos em fibras para incluir na sua dieta.

Câncer de pele: tipos mais comuns, sintomas e tratamentos

Saúde

Câncer de pele: tipos mais comuns, sintomas e tratamentos

O câncer de pele é um dos mais frequentes no Brasil. Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), esse tipo de câncer representa 25% dos tumores malignos identificados no país, o que significa que cerca de 180 mil brasileiros são diagnosticados por ano com a doença. A principal causa desse tipo de câncer é o excesso de exposição solar, que resulta no crescimento descontrolado das células presentes na pele. O câncer de pele é discreto e normalmente se manifesta com pequenas pintas que crescem devagar, que às vezes nem parecem preocupantes. Por isso, é importante ficar atento a qualquer irregularidade na pele. Confira abaixo tudo sobre o câncer de pele!

Infarto do miocárdio: como identificar um ataque cardíaco?

Saúde

Infarto do miocárdio: como identificar um ataque cardíaco?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 17 milhões de pessoas morrem de problemas cardiovasculares, como o infarto do miocárdio, todos os anos no mundo. Em casos de ataque cardíaco, receber os cuidados médicos necessários o quanto antes pode salvar muitas vidas. Por isso, é fundamental ser capaz de identificar um infarto e saber o que fazer de imediato. Veja algumas dicas abaixo!

Quais as causas mais comuns das pedras na vesícula?

Saúde

Quais as causas mais comuns das pedras na vesícula?

As pedras na vesícula são mais comuns do que se imagina e podem aparecer por diferentes razões. A principal função da vesícula é servir de recipiente para a bile, um líquido produzido no tecido hepático que auxilia na digestão dos alimentos e seus nutrientes. Mas o que acontece quando esse órgão é afetado por um desequilíbrio? A bile começa a empedrar - e é aí que surgem os cálculos biliares, popularmente conhecidos como pedras na vesícula. Entenda mais abaixo!

Ver mais