Voltar para home page
Bem-estar

5 exercícios físicos para fazer durante o isolamento

É possível se manter ativo mesmo confinado devido à pandemia do coronavírus com alguns exercícios simples

É possível se manter ativo mesmo confinado devido à pandemia do coronavírus com alguns exercícios simples

A quarentena tem deixado as pessoas mais sedentárias ainda. Mesmo os adeptos das academias ou de esportes ao ar livre estão se sentindo mais inativos. Por outro lado, as pessoas estão se cobrando menos e se permitindo ficar um tempo sem fazer nada. Está tudo bem! No entanto, é preciso ficar atento para não sair do isolamento com algum problema de saúde. A quarentena não pode ser um motivo para não se manter saudável e ativo e é possível, sim, se movimentar dentro de casa. Para te ajudar, preparamos uma lista com 5 exercícios físicos rápidos e fáceis para colocar em prática dentro de casa. É só arrastar o sofá!

1- Pular corda

Divertido e prático, você pode pular corda dentro da sala de estar e manter o corpo inteiro funcionando: esse é um exercício considerado completo e capaz de fortalecer coxas, panturrilhas, glúteos, braços e abdômen. Apenas 30 minutos pulando corda garantem um gasto de 300 calorias. É importante, porém, ter (ou investir) em um bom tênis que amorteça o impacto dos pulos.

2- Abdominais

Esse é um clássico de quem já faz exercício em casa com frequência. Para fazê-lo, basta esticar um colchonete ou um tapete no chão e começar. Além de tonificar os músculos da barriga, apenas 15 minutos de abdominais podem queimar 147 calorias. Essa atividade também é uma boa oportunidade para fortalecer a musculatura local. Mas atenção para a postura correta! Um exercício feito de forma incorreta pode ocasionar dor no pescoço e na região lombar.

3- Prancha isométrica

Muito popular, a prancha é um exercício básico que também trabalha várias partes do corpo: barriga, pernas, braços, lombar e glúteos são algumas das áreas beneficiadas pela atividade. Como trabalha com o corpo inteiro, a prancha isométrica também ajuda a ter mais equilíbrio corporal. Durante a prática, é importante manter o corpo bem reto e com o abdômen contraído.

4- Polichinelo

Outro clássico dos exercícios, o polichinelo utiliza somente a força do corpo e tem um objetivo bem interessante em situação de isolamento: tirar o pé do chão (literalmente!). Apesar de ser um exercício muito simples, o bom e velho polichinelo trabalha a resistência dos músculos de braços e pernas, e, se feito corretamente, pode queimar até 10 calorias por minuto. Para ter um resultado ainda mais completo, você pode contrair o abdômen durante a prática.

5- Agachamento

O agachamento também é um ótimo exercício para trabalhar diversas áreas do corpo. Entre seus benefícios, além do famoso trabalho com os glúteos, está o fortalecimento do tônus muscular, queima de gorduras localizadas, enrijecimento de coxas e o auxílio na correção da postura. É o exercício ideal para quem quer trabalhar o corpo e queimar calorias ao mesmo tempo!

Últimas novidades

Entenda como funciona o sistema linfático do corpo humano

Saúde

Entenda como funciona o sistema linfático do corpo humano

O sistema linfático engloba um complexo conjunto de órgãos, tecidos, vasos e dutos que se distribuem por todo o corpo. Sua principal função é a produção de células de defesa do organismo, o que fortalece o nosso sistema imunológico. Além disso, o sistema linfático também é responsável por filtrar e drenar o excesso de líquido do corpo, eliminando impurezas e “devolvendo” o sangue purificado para o nosso organismo. Ou seja, na prática isso quer dizer que qualquer parte do corpo que possua circulação sanguínea tem também a circulação linfática (embora não usem os mesmos vasos, eles “dialogam”). Para facilitar a compreensão desse complexo sistema, reunimos algumas informações sobre o assunto.

6 perguntas e respostas sobre a doação de sangue

Saúde

6 perguntas e respostas sobre a doação de sangue

Doar sangue é um ato voluntário e solidário que pode ajudar a salvar muitas vidas. Em uma única doação, cerca de 450 ml de sangue são coletados, o que, na prática, consegue ajudar até quatro pacientes que precisam do material para sobreviver. Contudo, é comum que algumas dúvidas apareçam ao longo do caminho para quem quer ser um doador e nunca realizou a doação antes. Quem pode doar sangue? O que é necessário para ser um doador? Quantas vezes por ano é possível fazer isso? Para esclarecer o que você precisa saber sobre o assunto, separamos as principais perguntas sobre doação de sangue e respondemos a seguir.

Beber água promove benefícios para a saúde que você nem imagina. Veja alguns!

Alimentação saudável

Beber água promove benefícios para a saúde que você nem imagina. Veja alguns!

A água é uma substância essencial na vida de qualquer ser vivo. Com o verão se aproximando, a ingestão desse líquido se torna ainda mais necessária na nossa rotina: seja para nos manter hidratados ou para matar a nossa sede nos dias mais quentes. O melhor de tudo é que, além de não ter calorias, a água é capaz de promover diversos benefícios para o nosso corpo, alguns já conhecidos; outros nem tanto. Ficou curioso? O Cuidados Mil te conta as vantagens que esse líquido pode trazer para a nossa vida a seguir!

Novembro azul: entenda a importância da conscientização sobre o câncer de próstata

Saúde

Novembro azul: entenda a importância da conscientização sobre o câncer de próstata

O câncer de próstata é um dos tipos mais comuns quando o assunto é a saúde do homem. A doença atinge o órgão masculino que é responsável pela produção do sêmen (próstata) e raramente apresenta sintomas iniciais, e é justamente por isso que a detecção precoce é tão importante. Logo, o Novembro Azul é uma campanha de conscientização sobre o câncer de próstata bastante necessária, principalmente para homens com idade superior a 50 anos, que são as principais vítimas dessa doença. A seguir, separamos as principais informações sobre o câncer de próstata, como sintomas, tratamento e a melhor forma de preveni-lo.

Ver mais