Voltar para home page
Bem-estar

5 exercícios físicos para fazer durante o isolamento

É possível se manter ativo mesmo confinado devido à pandemia do coronavírus com alguns exercícios simples

É possível se manter ativo mesmo confinado devido à pandemia do coronavírus com alguns exercícios simples

A quarentena tem deixado as pessoas mais sedentárias ainda. Mesmo os adeptos das academias ou de esportes ao ar livre estão se sentindo mais inativos. Por outro lado, as pessoas estão se cobrando menos e se permitindo ficar um tempo sem fazer nada. Está tudo bem! No entanto, é preciso ficar atento para não sair do isolamento com algum problema de saúde. A quarentena não pode ser um motivo para não se manter saudável e ativo e é possível, sim, se movimentar dentro de casa. Para te ajudar, preparamos uma lista com 5 exercícios físicos rápidos e fáceis para colocar em prática dentro de casa. É só arrastar o sofá!

1- Pular corda

Divertido e prático, você pode pular corda dentro da sala de estar e manter o corpo inteiro funcionando: esse é um exercício considerado completo e capaz de fortalecer coxas, panturrilhas, glúteos, braços e abdômen. Apenas 30 minutos pulando corda garantem um gasto de 300 calorias. É importante, porém, ter (ou investir) em um bom tênis que amorteça o impacto dos pulos.

2- Abdominais

Esse é um clássico de quem já faz exercício em casa com frequência. Para fazê-lo, basta esticar um colchonete ou um tapete no chão e começar. Além de tonificar os músculos da barriga, apenas 15 minutos de abdominais podem queimar 147 calorias. Essa atividade também é uma boa oportunidade para fortalecer a musculatura local. Mas atenção para a postura correta! Um exercício feito de forma incorreta pode ocasionar dor no pescoço e na região lombar.

3- Prancha isométrica

Muito popular, a prancha é um exercício básico que também trabalha várias partes do corpo: barriga, pernas, braços, lombar e glúteos são algumas das áreas beneficiadas pela atividade. Como trabalha com o corpo inteiro, a prancha isométrica também ajuda a ter mais equilíbrio corporal. Durante a prática, é importante manter o corpo bem reto e com o abdômen contraído.

4- Polichinelo

Outro clássico dos exercícios, o polichinelo utiliza somente a força do corpo e tem um objetivo bem interessante em situação de isolamento: tirar o pé do chão (literalmente!). Apesar de ser um exercício muito simples, o bom e velho polichinelo trabalha a resistência dos músculos de braços e pernas, e, se feito corretamente, pode queimar até 10 calorias por minuto. Para ter um resultado ainda mais completo, você pode contrair o abdômen durante a prática.

5- Agachamento

O agachamento também é um ótimo exercício para trabalhar diversas áreas do corpo. Entre seus benefícios, além do famoso trabalho com os glúteos, está o fortalecimento do tônus muscular, queima de gorduras localizadas, enrijecimento de coxas e o auxílio na correção da postura. É o exercício ideal para quem quer trabalhar o corpo e queimar calorias ao mesmo tempo!

Últimas novidades

Veja os benefícios do ciclismo e como começar a praticar com segurança

Exercício físico

Veja os benefícios do ciclismo e como começar a praticar com segurança

O ciclismo é um esporte muito prazeroso e que traz diversos benefícios para a saúde física e mental. Podendo ser realizada de diversos jeitos, a atividade física é praticada de forma competitiva, recreativa ou até mesmo como um meio de transporte. Na hora de pedalar, o corpo e a mente trabalham juntos promovendo um bem-estar geral. Mas como começar a praticar esse exercício com segurança? Reunimos informações sobre isso e todas as vantagens do ciclismo. Dá só uma olhada!

5 exercícios físicos para fazer nos dias de calor

Exercício físico

5 exercícios físicos para fazer nos dias de calor

O frio pode ser uma grande desculpa para deixar de praticar atividades físicas. Mas nos dias de muito calor, a indisposição também não fica para trás, já que nosso corpo fica mais propenso à desidratação e se cansa mais rápido. Praticar exercícios físicos no verão requer alguns cuidados, como evitar sair de casa nos horários mais quentes e preferir alimentos mais leves, além de se hidratar mais que o normal. Mas afinal, pode fazer qualquer exercício físico nos dias muito quentes? Quais as melhores atividades mais indicadas para o período?

5 coisas que aprendemos com a pandemia do coronavírus sobre saúde e cuidados

Saúde

5 coisas que aprendemos com a pandemia do coronavírus sobre saúde e cuidados

Não se pode negar que a pandemia do novo coronavírus afetou a vida de todos, mudando completamente a rotina em vários âmbitos. Mas não foi somente isso que sofreu alterações: o último ano também levou à população importantes reflexões. Cuidados com a saúde, com o corpo e com as pessoas ao redor virou uma prioridade nesse “novo normal”. Esses aprendizados se tornaram hábitos que podem permanecer mesmo depois que a pandemia for controlada.

6 dicas para aliviar os efeitos do calor no verão

Bem-estar

6 dicas para aliviar os efeitos do calor no verão

O verão pode ser muito intenso em algumas cidades do Brasil. Aliviar o calor no verão pode parecer uma missão impossível, principalmente quando o ventilador parece não dar conta da situação. Com as temperaturas cada vez mais altas a cada ano, truques caseiros podem ser uma boa alternativa para aliviar o calor no verão.

Ver mais