Voltar para home page
Bem-estar

5 exercícios físicos para fazer durante o isolamento

É possível se manter ativo mesmo confinado devido à pandemia do coronavírus com alguns exercícios simples

É possível se manter ativo mesmo confinado devido à pandemia do coronavírus com alguns exercícios simples

A quarentena tem deixado as pessoas mais sedentárias ainda. Mesmo os adeptos das academias ou de esportes ao ar livre estão se sentindo mais inativos. Por outro lado, as pessoas estão se cobrando menos e se permitindo ficar um tempo sem fazer nada. Está tudo bem! No entanto, é preciso ficar atento para não sair do isolamento com algum problema de saúde. A quarentena não pode ser um motivo para não se manter saudável e ativo e é possível, sim, se movimentar dentro de casa. Para te ajudar, preparamos uma lista com 5 exercícios físicos rápidos e fáceis para colocar em prática dentro de casa. É só arrastar o sofá!

1- Pular corda

Divertido e prático, você pode pular corda dentro da sala de estar e manter o corpo inteiro funcionando: esse é um exercício considerado completo e capaz de fortalecer coxas, panturrilhas, glúteos, braços e abdômen. Apenas 30 minutos pulando corda garantem um gasto de 300 calorias. É importante, porém, ter (ou investir) em um bom tênis que amorteça o impacto dos pulos.

2- Abdominais

Esse é um clássico de quem já faz exercício em casa com frequência. Para fazê-lo, basta esticar um colchonete ou um tapete no chão e começar. Além de tonificar os músculos da barriga, apenas 15 minutos de abdominais podem queimar 147 calorias. Essa atividade também é uma boa oportunidade para fortalecer a musculatura local. Mas atenção para a postura correta! Um exercício feito de forma incorreta pode ocasionar dor no pescoço e na região lombar.

3- Prancha isométrica

Muito popular, a prancha é um exercício básico que também trabalha várias partes do corpo: barriga, pernas, braços, lombar e glúteos são algumas das áreas beneficiadas pela atividade. Como trabalha com o corpo inteiro, a prancha isométrica também ajuda a ter mais equilíbrio corporal. Durante a prática, é importante manter o corpo bem reto e com o abdômen contraído.

4- Polichinelo

Outro clássico dos exercícios, o polichinelo utiliza somente a força do corpo e tem um objetivo bem interessante em situação de isolamento: tirar o pé do chão (literalmente!). Apesar de ser um exercício muito simples, o bom e velho polichinelo trabalha a resistência dos músculos de braços e pernas, e, se feito corretamente, pode queimar até 10 calorias por minuto. Para ter um resultado ainda mais completo, você pode contrair o abdômen durante a prática.

5- Agachamento

O agachamento também é um ótimo exercício para trabalhar diversas áreas do corpo. Entre seus benefícios, além do famoso trabalho com os glúteos, está o fortalecimento do tônus muscular, queima de gorduras localizadas, enrijecimento de coxas e o auxílio na correção da postura. É o exercício ideal para quem quer trabalhar o corpo e queimar calorias ao mesmo tempo!

Últimas novidades

Herpes labial: descubra o que é e como buscar tratamento

Saúde

Herpes labial: descubra o que é e como buscar tratamento

A herpes labial é causada pelo vírus HSV (Herpes Simplex Virus) e se divide em dois tipos, o HSV-1, que geralmente fica alocado na cavidade bucal, e o HSV-2, que atinge os genitais. Ambos são extremamente contagiosos, mas o primeiro é o mais comum. Para se ter uma ideia, a Organização Mundial da Saúde estima que 67% da população está infectada por ele.

6 dicas para fazer exercício físico em casa de forma segura

Exercício físico

6 dicas para fazer exercício físico em casa de forma segura

A quarentena fez muita gente aderir aos exercícios físicos caseiros - e isso é um bom sinal. Ficar em casa sem se movimentar pode gerar diversos problemas de saúde típicos do sedentarismo. As dores na coluna são um dos principais exemplos. No entanto, para que a atividade física renda os benefícios desejados, é preciso cuidado e respeito aos limites do corpo.

5 dicas para voltar à rotina depois da pandemia

Bem-estar

5 dicas para voltar à rotina depois da pandemia

Os meses de isolamento por causa da pandemia do coronavírus podem deixar algumas consequências na vida da população mesmo quando a rotina voltar ao normal. As pessoas tiveram que se adaptar a um novo modo de vida em meio à incertezas sobre a saúde. A volta à vida normal, mesmo quando os casos da doença diminuírem consideravelmente, pode ser difícil para algumas pessoas.

Quais os benefícios das leguminosas para a saúde?

Alimentação saudável

Quais os benefícios das leguminosas para a saúde?

Você consome feijão todos os dias? Apesar de ser um item muito consumido no Brasil, pouca gente sabe da importância não apenas do feijão, mas de todas as leguminosas, para a saúde do nosso corpo. Assim como os legumes, verduras, frutas e hortaliças, as leguminosas devem fazer parte das refeições diariamente. Ricas em fibras, proteínas, carboidratos, também são uma fonte poderosa de ferro.

Ver mais