5 fatos surpreendentes sobre o funcionamento do intestino

Doutor segurando modelo de intestinoO intestino é essencial para o perfeito funcionamento do organismo humano. O órgão faz parte do sistema digestivo e tem um papel muito além de digerir o que você come. Ele é formado pelo intestino grosso, que mede cerca de 1,5 metros, e o intestino delgado, que chega a aproximadamente 6 metros. Toda essa extensão esconde curiosidades e algumas funções bem interessantes – ou seja, você nem tem ideia do que ele é capaz de fazer. Dúvidas? Conheça agora as curiosidades mais raras sobre o funcionamento do intestino.

1) Grande parte da serotonina é produzida no intestino

A serotonina é o hormônio responsável pelo bem-estar e pela sensação de prazer, além de ter um papel importante na regulação do sono, temperatura corporal, apetite, entre outros. E adivinha onde ocorre cerca de 90% da sua produção? Exatamente no intestino! Se você está apresentando algum problema intestinal, como prisão de ventre, vale observar se não está passando por alguma situação de estresse. Isso porque algumas pesquisas já relacionaram transtornos psicológicos, como a depressão, com alterações no funcionamento do intestino.

2) Intestino tem o seu próprio sistema nervoso

Se você acredita que o cérebro é responsável pelo funcionamento do corpo o tempo todo, repense isso. Os intestinos grosso e delgado têm seus próprios neurônios e mais células nervosas do que a coluna vertebral. Ou seja, o intestino não precisa do cérebro para funcionar 100% do tempo. Ele tem seu próprio sistema nervoso e consegue ser independente do Sistema Nervoso Central.

3) A saúde dos ossos é mais ligada ao intestino do que você pensa

Você sabia que os ossos e o intestino tem tudo a ver? Pois é! Um intestino saudável interfere diretamente na densidade óssea e evita doenças como osteopenia (queda na quantidade de cálcio e uma diminuição da massa óssea) e osteoporose (doença degenerativa, crônica e incurável que aumenta o risco de fraturas e prejudica a qualidade de vida do paciente). Isso porque alguns nutrientes importantes para a saúde óssea, como o cálcio, são absorvidos pelo intestino. Uma alimentação equilibrada e evitar excessos é uma forma de manter o órgão funcionando bem.

4) A comida demora 3 horas para percorrer pelo seu intestino inteiro

Depois de passar pelo estômago, os alimentos que consumimos demoram cerca de três horas para percorrer todo o intestino. No delgado, os nutrientes desses alimentos são absorvidos. Já o intestino grosso tem a função de absorver a maior quantidade de água possível que foi utilizada na digestão dos alimentos.

5) O intestino interfere em grande parte do sistema imunológico

O sistema imunológico do ser humano é responsável por criar uma defesa do próprio corpo contra diversas doenças. Apesar de não ser muito associado com a absorção de nutrientes, o intestino tem um papel muito importante nisso: segundo a Sociedade Brasileira de Imunologia, a mucosa intestinal tem a maior concentração de células imunes do organismo em atividade contínua.