Voltar para home page
Saúde

5 fatos surpreendentes sobre o funcionamento do intestino

Veja algumas curiosidades sobre o intestino!

Veja algumas curiosidades sobre o intestino!

O intestino é essencial para o perfeito funcionamento do organismo humano. O órgão faz parte do sistema digestivo e tem um papel muito além de digerir o que você come. Ele é formado pelo intestino grosso, que mede cerca de 1,5 metros, e o intestino delgado, que chega a aproximadamente 6 metros. Toda essa extensão esconde curiosidades e algumas funções bem interessantes - ou seja, você nem tem ideia do que ele é capaz de fazer. Dúvidas? Conheça agora as curiosidades mais raras sobre o funcionamento do intestino.

1) Grande parte da serotonina é produzida no intestino

A serotonina é o hormônio responsável pelo bem-estar e pela sensação de prazer, além de ter um papel importante na regulação do sono, temperatura corporal, apetite, entre outros. E adivinha onde ocorre cerca de 90% da sua produção? Exatamente no intestino! Se você está apresentando algum problema intestinal, como prisão de ventre, vale observar se não está passando por alguma situação de estresse. Isso porque algumas pesquisas já relacionaram transtornos psicológicos, como a depressão, com alterações no funcionamento do intestino.

2) Intestino tem o seu próprio sistema nervoso

Se você acredita que o cérebro é responsável pelo funcionamento do corpo o tempo todo, repense isso. Os intestinos grosso e delgado têm seus próprios neurônios e mais células nervosas do que a coluna vertebral. Ou seja, o intestino não precisa do cérebro para funcionar 100% do tempo. Ele tem seu próprio sistema nervoso e consegue ser independente do Sistema Nervoso Central.

3) A saúde dos ossos é mais ligada ao intestino do que você pensa

Você sabia que os ossos e o intestino tem tudo a ver? Pois é! Um intestino saudável interfere diretamente na densidade óssea e evita doenças como osteopenia (queda na quantidade de cálcio e uma diminuição da massa óssea) e osteoporose (doença degenerativa, crônica e incurável que aumenta o risco de fraturas e prejudica a qualidade de vida do paciente). Isso porque alguns nutrientes importantes para a saúde óssea, como o cálcio, são absorvidos pelo intestino. Uma alimentação equilibrada e evitar excessos é uma forma de manter o órgão funcionando bem.

4) A comida demora 3 horas para percorrer pelo seu intestino inteiro

Depois de passar pelo estômago, os alimentos que consumimos demoram cerca de três horas para percorrer todo o intestino. No delgado, os nutrientes desses alimentos são absorvidos. Já o intestino grosso tem a função de absorver a maior quantidade de água possível que foi utilizada na digestão dos alimentos.

5) O intestino interfere em grande parte do sistema imunológico

O sistema imunológico do ser humano é responsável por criar uma defesa do próprio corpo contra diversas doenças. Apesar de não ser muito associado com a absorção de nutrientes, o intestino tem um papel muito importante nisso: segundo a Sociedade Brasileira de Imunologia, a mucosa intestinal tem a maior concentração de células imunes do organismo em atividade contínua.

Últimas novidades

Diabetes I e II: qual a diferença entre os dois tipos da doença?

Saúde

Diabetes I e II: qual a diferença entre os dois tipos da doença?

Diabetes é uma das doenças mais comuns e que mais matam no mundo. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), existem mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença no Brasil e os números não param de crescer. Em muitos casos, uma pessoa pode ser diabética sem saber. A diabetes pode se manifestar nos tipos I e II: com ações diferentes no organismo, cada uma demanda um cuidado específico. Entenda mais e veja como evitar as complicações graves.

Quarentena: 5 práticas de autocuidado para deixar seus dias mais leves

Bem-estar

Quarentena: 5 práticas de autocuidado para deixar seus dias mais leves

As recomendações dos principais órgãos de saúde são claras: é preciso ficar em casa para se proteger do novo coronavírus. A quarentena, no entanto, pode ser muito estressante: afinal, estamos no meio de uma pandemia e longe dos amigos e família. Nesse momento, se promover alguns momentos de autocuidado e relaxamento podem ajudar. Pensando nisso, separamos 5 práticas para você cuidar do seu bem-estar físico e emocional e deixar os seus dias mais leves durante esse período difícil. Confira!

Candidíase: o que causa e como aliviar o desconforto?

Saúde

Candidíase: o que causa e como aliviar o desconforto?

A candidíase é uma doença causada por fungos que, em geral, atinge mais a região genital do corpo. Apesar da infecção poder afetar ambos os sexos, as mulheres são as que mais sofrem com o incômodo. A candidíase causa muito desconforto e pode ser desencadeada por desequilíbrios no sistema imunológico, estresse e uso de roupas muito apertadas. Os sintomas mais comuns são ardência, coceira, inchaço, corrimento, dor ao urinar e durante as relações sexuais. Entenda mais sobre o problema e como aliviar!

Como manter o sono regulado na quarentena?

Bem-estar

Como manter o sono regulado na quarentena?

A má qualidade de sono pode trazer diversos prejuízos para a saúde do corpo e da mente. É durante a noite que o organismo passa por processos metabólicos importantes para o seu funcionamento. Dormir a quantidade de horas recomendadas é fundamental para que o corpo se recupere energeticamente. Durante a quarentena, no entanto, as mudanças de rotina, associadas com o estresse e alimentação, podem desregular o sono e até mesmo contribuir para a insônia. Confira algumas dicas de como combater esse problema e dormir melhor nesse período complicado!

Ver mais