5 hábitos matinais para ter um dia mais produtivo

Mulher acordando de manhãAcordar cedo é o pesadelo de muita gente, mas essa pode ser apenas uma reação comum de quem ainda não encontrou um propósito para ser mais ativo nas primeiras horas. Uma coisa é certa: os seus hábitos matinais determinam todo o seu dia. Mas, acordar cedo também não é uma fórmula mágica que dará energia para realizar todas as suas tarefas. O segredo é encontrar uma rotina que se adeque a sua realidade e te deixe feliz. Não se culpe se simplesmente não consegue acordar cedo para executar uma lista de tarefas antes dos seus compromissos. A resposta pode estar, inclusive, nos seus genes. Algumas pesquisas já comprovaram que algumas pessoas funcionam melhor pela manhã, enquanto outras são biologicamente mais produtivas à noite.

A questão é: o que você está fazendo por você nas primeiras horas do dia? Postergar o momento de levantar da cama, se arrumar com pressa antes do trabalho e deixar de fazer coisas essenciais, como tomar café da manhã, podem deixar uma sensação de que não está aproveitando a vida. Então, é hora de repensar algumas práticas e se abrir para novas possibilidades que vão te ajudar a ser mais produtivo.

#1 Tenha uma boa noite de sono

Não deixe a qualidade do seu sono de lado. Uma noite mal dormida influencia o humor, a concentração nas tarefas diárias e até a disposição para aprender coisas novas. Reveja seus hábitos e mude aqueles que podem te impedir de dormir melhor. É importante que você mantenha um padrão nos horários em que dorme e acorda, principalmente nos dias úteis. A sua alimentação à noite também influencia muito o sono: prefira alimentos leves para não ficar com o estômago pesado, já que comidas mais gordurosas têm a digestão mais lenta. Evite, ainda, o uso de aparelhos eletrônicos até tarde e tente desacelerar aos poucos antes de dormir.

#2 Acorde mais cedo e com menos pressão

Tome o controle do relógio pela manhã! Além de não precisar fazer as coisas com pressa e abrir mão de tarefas importantes, acordar cedo permite que você visualize os compromissos do seu dia e se planeje melhor. Para levantar cedo, porém, você vai precisar se organizar para também deitar mais cedo no dia anterior. Essa também é uma forma de não ser impactado bruscamente pelo despertador, principalmente se você gosta de levantar com calma e ter alguns minutos para se nortear.

#3 Dedique um tempo para você

Ter alguma prática de autocuidado logo ao acordar pode ditar o seu ritmo ao longo do dia. Ao incluir esse hábito na sua vida, você abre portas para cuidar da sua saúde física e mental. Tenha em mente que está fazendo algo por você e não cobre perfeição. Você pode usar esse momento para ler um livro e estimular o cérebro ou fazer alguma atividade física para movimentar o corpo.

#4 Pratique meditação

A meditação é um conhecimento milenar que não está ligado apenas ao relaxamento e bem-estar. Diferentes estudos já comprovaram que a prática ajuda o indivíduo a dormir melhor, lidar com situações de estresse e melhora a função imunológica. Além disso, a meditação pode auxiliar na memória e diminuir a desconcentração em tarefas que pedem mais atenção, de acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara. Use o ato de “inspirar e expirar” para não se apegar a nenhum pensamento e comece com períodos mais curtos: 5 minutos já são suficientes para iniciar o dia com um novo propósito.

#5 Descubra o prazer de um bom café da manhã

Se você tem o costume de sair de casa sem tomar café da manhã é hora de repensar esse hábito na sua vida. Biologicamente, o nosso corpo precisa receber a energia necessária para as tarefas do dia, por isso a primeira refeição é tão importante quanto o almoço e o jantar. Se você tem o estômago mais sensível pela manhã, tente começar com alimentos leves, como frutas, iogurtes e sucos naturais. Agora se você não faz essa refeição apenas por falta de hábito, faça do café da manhã um momento de prazer. Monte uma mesa com ovos mexidos, pães integrais, queijo, frutas e geleia (ou o que mais preferir) para receber os nutrientes essenciais de forma equilibrada.