Voltar para home page
Saúde

5 mitos e verdades sobre a cirurgia refrativa

Cirurgia refrativa é cercada de dúvidas e mitos

Cirurgia refrativa é cercada de dúvidas e mitos

A cirurgia refrativa é uma solução para pessoas que usam óculos de grau ou lentes de contato e se sentem incomodadas com questões relacionadas à higienização, adaptação e até estética das armações. A cirurgia nos olhos permite a interrupção do uso desses acessórios. Confira alguns mitos e verdades esclarecidos pelo oftalmologista Hallim Feres Neto, do Grupo Americas, e tire suas dúvidas:

É necessário ser maior de idade para fazer a cirurgia refrativa: VERDADE.

Apesar de muito segura, a cirurgia de correção refrativa não é indicada para gestantes ou menores de idade. O procedimento também é contraindicado para pacientes com doenças sistêmicas autoimunes, ceratocone, catarata e herpes ocular.

Nunca mais vou usar lentes de contato ou óculos de grau: MITO.

Em alguns casos, restam graus residuais, mesmo após a cirurgia. Isso significa que, em algumas situações específicas, como dirigir em noites chuvosas, o paciente sinta maior conforto com o uso de óculos. Além disso, pode haver repetição do procedimento caso esse grau residual evolua ou atrapalhe a rotina do paciente.

Existem diferentes técnicas para o procedimento: VERDADE.

Os três principais métodos utilizados são PRK, LASIK e SMILE. O primeiro deles, PRK, é realizado na superfície ocular, enquanto o método LASIK é realizado abaixo da superfície com lâmina ou laser. Já no método SMILE, cria-se uma lente dentro da córnea, que é retirada pelo cirurgião para a correção do grau.

A recuperação é lenta: MITO.

O paciente pode voltar à sua rotina entre 1 e 4 dias dependendo da técnica utilizada. Também na primeira semana já é possível retomar atividades físicas, desde que de baixo impacto. Já o período de recuperação total da visão pode levar algumas semanas dependendo da técnica utilizada. E é importante notificar o oftalmologista caso sinta algum desconforto persistente.

Óculos e lentes são as únicas opções fora a cirurgia: VERDADE.

O papel da cirurgia de correção refrativa é acabar com a dependência de óculos de grau e lentes de contato. Por isso, os pacientes que não querem passar pelo procedimento, devem continuar o uso dos acessórios para garantir sua qualidade de vida e saúde ocular.

Fonte: Dr Hallim Feres Neto

Últimas novidades

Mitos e verdades sobre o reajuste de plano de saúde

Saúde

Mitos e verdades sobre o reajuste de plano de saúde

Algumas dúvidas podem surgir quando o assunto é reajuste do plano de saúde. Afinal, quem calcula o valor? É possível ficar acima do IPCA? Posso ser cobrado duas vezes? Saiba a resposta para essas e outras perguntas no conteúdo que preparamos para você. Confira!

Saiba mais sobre o reajuste de plano de saúde para planos individuais

Plano de saúde

Saiba mais sobre o reajuste de plano de saúde para planos individuais

A taxa de reajuste no valor dos planos de saúde ocorre todos os anos. Essa porcentagem nem sempre é a mesma da inflação e, por isso, muitos ficam em dúvida sobre como esse cálculo é feito. Para ajudar, confira o conteúdo que preparamos com as regras para planos de Pessoa Física.

Vacinação: quais são as vacinas recomendadas para adultos e a importância de se proteger

Saúde

Vacinação: quais são as vacinas recomendadas para adultos e a importância de se proteger

Assim como as crianças, os adultos também têm um calendário de vacinação a cumprir. Além da vacina anual contra gripe, o Ministério da Saúde recomenda quatro imunizações para pessoas entre 20 e 59 anos que possuem o esquema vacinal completo (quem não tem o calendário atualizado precisa procurar um serviço para atualização). Parte da população, porém, só toma vacinas em grandes campanhas ou em caso de epidemias - O CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica) alerta que os índices de cobertura vacinal estão abaixo do nível ideal de cobertura. Estima-se uma média de apenas 4,7%.

Conheça os alimentos mais ricos em Vitamina C

Alimentação saudável

Conheça os alimentos mais ricos em Vitamina C

A vitamina C é um nutriente essencial para a saúde e bom funcionamento do corpo humano. Reconhecida pelo alto poder antioxidante, ela é capaz de melhorar a imunidade e deixar o organismo mais forte para agir contra doenças causadas por microorganismos. Por isso a vitamina C é muito associada com a prevenção de problemas respiratórios, que aparecem com mais frequência no inverno. Encontrada em frutas cítricas e outros vegetais, o nutriente também é responsável pela produção do colágeno: essa proteína muito associada à beleza é fundamental para a sustentação dos tecidos, ossos, dentes e parede dos vasos sanguíneos.

Ver mais