Voltar para home page
Saúde

5 razões para ter um médico de família

Veja algumas razões para ter um médico de família!

Veja algumas razões para ter um médico de família!

Correr para um pronto-socorro quando acha que precisa de atendimento urgente é muito comum. O hábito pode acabar gerando filas exageradas e consultas apressadas, que muitas vezes resultam em diagnósticos errados. Pensando em evitar esse cenário, hoje é possível ter o atendimento de médicos de família. Você sabe como funciona a especialidade? Acompanhe a matéria e confira 5 razões para ter um médico de família.

#1 Médicos de família são capacitados em múltiplas áreas da saúde

Engana-se quem pensa que o médico de família não está preparado para resolver quaisquer problemas de saúde que possam surgir. Esse profissional é amplamente capacitado em diversas áreas da medicina e pode acompanhar o paciente por toda a vida, assim como a sua família. Ele lidera uma equipe de profissionais multidisciplinares, com o objetivo de fazer diagnósticos preventivos para evitar situações de emergência, mas também tem um cuidado especializado e personalizado em casos de necessidade de tratamento.

#2 O médico de família entende o contexto da doença

Imagine que um paciente, ao se consultar, relata ao seu médico alguns sintomas de diabetes de tipo 2. Sem analisar o contexto familiar e pessoal do paciente, provavelmente o diagnóstico demoraria um pouco mais. Por isso, é essencial que o médico questione sobre rotina do paciente e o histórico de doenças da família. O médico de família, por acompanhar o paciente em todas as fases da sua vida, consegue com mais facilidade entender o contexto da doença.

#3 O compromisso com o paciente fica em primeiro lugar

O médico de família tem o compromisso de estar disponível para qualquer problema de saúde em qualquer pessoa, independente da idade ou sexo, sem se limitar a apenas um problema de saúde em específico. O dever do médico de família começa antes mesmo de surgir qualquer problema de saúde.

#4 Com o médico de família sempre há uma chance para a educação para a saúde

Encarar todo o contato com os pacientes como uma oportunidade para promover educação e prevenção a saúde é um dos pontos positivos do médico de família. Para o médico de família todos os casos são importantes, um paciente que não tem tomado a vacina para sarampo é prioridade tanto quanto aquele que esteja se consultando para tratar de um quadro de hipertensão.

#5 Optar pelo médico de família é optar por qualidade

Os médicos de família podem ser encontrados em consultórios e unidades ambulatoriais ou de atenção primária próximas à sua residência. O paciente será acompanhado por uma equipe de saúde multidisciplinar, capitaneada por um médico de família, que o acompanha e coordena o seu cuidado. As consultas são personalizadas e feitas com calma: o médico conversa com o paciente sobre todo o seu histórico e estilo de vida atual, criando uma relação de confiança entre os dois.

Últimas novidades

Mês das crianças: veja os cuidados de saúde importantes na primeira e segunda infância

Bem-estar

Mês das crianças: veja os cuidados de saúde importantes na primeira e segunda infância

No mês de outubro é comemorado o Dia das Crianças. Conhecido como um momento para presentear os pequenos e incentivar as brincadeiras, a data também é uma oportunidade para falar sobre saúde. Na primeira e segunda infância (do nascimento até os 6 anos de idade e dos 6 anos até a puberdade, respectivamente), a criança passa por diversos níveis de aprendizado e desenvolvimento.

Outubro rosa: 5 formas de se proteger contra o câncer de mama

Saúde

Outubro rosa: 5 formas de se proteger contra o câncer de mama

Outubro é o mês de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. Causado pela multiplicação desequilibrada das células da mama, dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer) apontam que esse tipo de câncer deve atingir cerca de 66 mil pessoas no Brasil em 2020. O câncer de mama é um dos mais comuns que atinge as mulheres no Brasil e no mundo, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Apesar de raro, o câncer de mama também pode atingir homens.

5 doenças, além da Covid-19, que precisam da sua atenção em 2020

Saúde

5 doenças, além da Covid-19, que precisam da sua atenção em 2020

A pandemia do novo coronavírus impactou a vida das pessoas e sua relação com a própria saúde. Cuidados como o isolamento social, higienização constante das mãos com água e sabão ou álcool em gel e uso de máscara se tornaram a nova rotina para se manter longe da Covid-19. Entretanto, apesar de protegido contra o novo vírus, outras doenças podem ser tão preocupantes quanto e que necessitam de atenção, com uma vantagem: elas podem ser evitadas com os cuidados necessários.

Como incluir as oleaginosas na alimentação?

Alimentação saudável

Como incluir as oleaginosas na alimentação?

Castanhas, nozes, amêndoas, avelãs… o que esses alimentos têm em comum? Além de estarem no grupo das oleaginosas, ele são ricos em diversas substâncias que fazem muito bem para a saúde em geral, como antioxidantes e minerais. As oleaginosas estão associadas à diminuição dos riscos de ter doenças no coração, melhor funcionamento do sistema nervoso e ação anti-inflamatória, dentre outros benefícios comprovados.

Ver mais