Voltar para home page
Saúde

5 razões para ter um médico de família

Veja algumas razões para ter um médico de família!

Veja algumas razões para ter um médico de família!

Correr para um pronto-socorro quando acha que precisa de atendimento urgente é muito comum. O hábito pode acabar gerando filas exageradas e consultas apressadas, que muitas vezes resultam em diagnósticos errados. Pensando em evitar esse cenário, hoje é possível ter o atendimento de médicos de família. Você sabe como funciona a especialidade? Acompanhe a matéria e confira 5 razões para ter um médico de família.

#1 Médicos de família são capacitados em múltiplas áreas da saúde

Engana-se quem pensa que o médico de família não está preparado para resolver quaisquer problemas de saúde que possam surgir. Esse profissional é amplamente capacitado em diversas áreas da medicina e pode acompanhar o paciente por toda a vida, assim como a sua família. Ele lidera uma equipe de profissionais multidisciplinares, com o objetivo de fazer diagnósticos preventivos para evitar situações de emergência, mas também tem um cuidado especializado e personalizado em casos de necessidade de tratamento.

#2 O médico de família entende o contexto da doença

Imagine que um paciente, ao se consultar, relata ao seu médico alguns sintomas de diabetes de tipo 2. Sem analisar o contexto familiar e pessoal do paciente, provavelmente o diagnóstico demoraria um pouco mais. Por isso, é essencial que o médico questione sobre rotina do paciente e o histórico de doenças da família. O médico de família, por acompanhar o paciente em todas as fases da sua vida, consegue com mais facilidade entender o contexto da doença.

#3 O compromisso com o paciente fica em primeiro lugar

O médico de família tem o compromisso de estar disponível para qualquer problema de saúde em qualquer pessoa, independente da idade ou sexo, sem se limitar a apenas um problema de saúde em específico. O dever do médico de família começa antes mesmo de surgir qualquer problema de saúde.

#4 Com o médico de família sempre há uma chance para a educação para a saúde

Encarar todo o contato com os pacientes como uma oportunidade para promover educação e prevenção a saúde é um dos pontos positivos do médico de família. Para o médico de família todos os casos são importantes, um paciente que não tem tomado a vacina para sarampo é prioridade tanto quanto aquele que esteja se consultando para tratar de um quadro de hipertensão.

#5 Optar pelo médico de família é optar por qualidade

Os médicos de família podem ser encontrados em consultórios e unidades ambulatoriais ou de atenção primária próximas à sua residência. O paciente será acompanhado por uma equipe de saúde multidisciplinar, capitaneada por um médico de família, que o acompanha e coordena o seu cuidado. As consultas são personalizadas e feitas com calma: o médico conversa com o paciente sobre todo o seu histórico e estilo de vida atual, criando uma relação de confiança entre os dois.

Últimas novidades

Saúde mental na adolescência e juventude: há sempre uma saída!

Saúde

Saúde mental na adolescência e juventude: há sempre uma saída!

A saúde mental na adolescência e juventude é um assunto muito importante e que deve ser falado. Essa é uma fase de mudanças em todos os sentidos, que quase sempre vêm acompanhadas de dúvidas e cobranças.  Qual profissão devo seguir? Como conseguir emprego? Será que devo me casar? Está na hora de ter filhos? Aluguel ou casa própria? Se pudéssemos olhar dentro da mente de um jovem, certamente encontraremos mais perguntas do que respostas.

Psicólogo ou psiquiatra: entenda o papel dos especialistas em saúde mental

Terapias

Psicólogo ou psiquiatra: entenda o papel dos especialistas em saúde mental

Nem todo mundo sabe quais são as diferenças entre psicólogo e psiquiatra, mas cada profissional tem uma função bem específica dentro do campo da saúde mental. Tudo começa, inclusive, pela formação de cada profissional, já que são especializados em áreas diferentes. Em muitos casos, o psicólogo e o psiquiatra trabalham em conjunto e de forma complementar, cada um auxiliando em um aspecto da vida do paciente.

Como é feito o tratamento de canal?

Odontologia

Como é feito o tratamento de canal?

Cuidar da saúde dos dentes é fundamental para manter um sorriso bonito. Consultas regulares ao dentista são super importantes, pois alguns procedimentos de rotina são necessários e somente o especialista poderá avaliar, por exemplo, quando realizar o tratamento de canal.  Só de ouvir o nome, a maioria das pessoas tem receio de realizar esse procedimento. Para esclarecer como é realizado o tratamento de canal, quais são as etapas e quais os cuidados necessários após o procedimento, o Cuidados Mil preparou uma matéria com tudo o que você precisa saber sobre esse assunto.

Qual a importância das vacinas para prevenir doenças e garantir a saúde da população?

Saúde

Qual a importância das vacinas para prevenir doenças e garantir a saúde da população?

Com a pandemia do novo coronavírus, as vacinas voltaram a ser a prioridade entre a comunidade científica e a própria população. O que poucos sabem é que as vacinas fazem parte da realidade há séculos e são consideradas umas das principais medidas preventivas contra doenças graves. No Brasil, a vacina surgiu em 1804 para combater a varíola, um quadro contagioso e muito perigoso para a época, mas que já foi erradicado depois de uma campanha de vacinação em massa organizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) por volta de 1970. Ainda assim, muitas pessoas não entendem o processo de desenvolvimento de imunizações e nem a importância de não deixar de se vacinar.

Ver mais