6 dicas para aliviar os efeitos do calor no verão

O verão pode ser muito intenso em algumas cidades do Brasil. Aliviar o calor no verão pode parecer uma missão impossível, principalmente quando o ventilador parece não dar conta da situação. Com as temperaturas cada vez mais altas a cada ano, truques caseiros podem ser uma boa alternativa para aliviar o calor no verão. Para te ajudar nessa missão, listamos abaixo 6 dicas para aliviar os efeitos das altas temperaturas.

1. Faça um ar condicionado improvisado

Nem todas as pessoas têm ar condicionado em casa e mesmo os que possuem evitam deixar ligado por muito tempo para não aumentar a conta de luz. Fazer um ar condicionado improvisado é uma ótima tática para aliviar o calor de maneira mais econômica e eficaz. Deixe uma bacia com água no congelador ou freezer até que se forme um pedaço de gelo bem grande. Depois disso, coloque o bloco de gelo em frente ao ventilador: o resultado é um vento mais fresco e geladinho.

2. Se refresque com compressas geladas

Nos dias mais quentes, vale tudo para refrescar o calor. Uma boa e velha dica para aliviar o incômodo é molhar os pulsos, testa e nuca. Para aliviar ainda mais, faça compressas geladas e passe nessas regiões, assim como pescoço, parte interna dos cotovelos e atrás dos joelhos.

3. Desconecte os aparelhos eletrônicos das tomadas

Uma dica inusitada para aliviar os efeitos do calor é desconectar os aparelhos eletrônicos. Muito comuns no nosso dia a dia, o que pouca gente sabe é que esses equipamentos liberam calor mesmo quando estão desligados. Por isso, deixar o máximo de aparelhos fora da tomada durante o verão diminui o calor nos ambientes. Além disso, lembre-se que as contas de luz aumentam muito no verão, então essa também é uma dica para economizar.

4. Troque as lâmpadas de casa

As famosas lâmpadas incandescentes, além de consumirem mais energia, produzem mais calor no ambiente. Por isso, opte pela troca delas pelos modelos fluorescentes ou de LED. Apesar desses tipos de lâmpada serem mais caros, possuem maior durabilidade e também consomem menos energia.

5. Tenha plantas em casa

Ter plantas em casa pode trazer vários benefícios, incluindo baixar a temperatura. O ambiente fica mais fresco, tanto com os vasos espalhados pela casa como quando concentrados em um único cômodo. Isso acontece porque quando regamos as plantas, elas transpiram o excesso de água. Entre as espécies mais conhecidas por esse efeito estão Espada de São Jorge, Antúrio, Dracena, Ficus, Jiboia e Samambaia.

6. Use lençóis de algodão

O algodão é o melhor tecido para se usar no verão. Ele permite a ventilação do corpo e contribui para que o ar tenha um fluxo melhor, principalmente por ser uma fibra natural. Os famosos lençóis de cetim ou seda são tecidos que esfriam no inverno e esquentam no verão, por isso é melhor evitá-los nas estações mais quentes. Além disso, o mais recomendado é cobrir o sofá com uma manta de algodão, principalmente nos casos onde o revestimento é feito de couro ou veludo.