Voltar para home page
Alimentação saudável

6 minerais e os benefícios para a sua saúde

Conheça os minerais que ajudam na manutenção saudável do seu corpo

Conheça os minerais que ajudam na manutenção saudável do seu corpo

Os minerais são essenciais para manter a nossa saúde em dia. Assim como as vitaminas, eles são nutrientes importantes que regulam diversas atividades do nosso organismo e podem auxiliar em situações específicas e até mesmo prevenir doenças. Confira abaixo 6 minerais importantes, onde encontrá-los e os benefícios que eles garantem para a nossa saúde.

1) Cálcio ajuda na saúde dos ossos e dentes

Importantíssimo mineral que mantém a saúde e o bom funcionamento dos dentes e ossos, ele também ajuda na coagulação do sangue e mantém os batimentos cardíacos regulados. Também combate os sintomas da osteoporose. Pode ser encontrado no leite e derivados (queijos e iogurte) e em vegetais de cor escura.

2) Ferro fortalece o sistema imunológico

O Ferro é um nutriente essencial para a vida e atua principalmente na síntese (fabricação) das células vermelhas do sangue e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo. A absorção de ferro é potencializada pela vitamina C, por isso é sempre associado ao combate da anemia. Pode ser encontrado em alimentos como feijão, legumes, ovos, peixe, fígado, carnes bovinas e de porco e frango.

3) Potássio ajuda na saúde dos músculos

Mineral importante para esportistas e para qualquer pessoa que pratique exercícios físicos, o potássio é um mineral que ajuda a regular a contração muscular - por isso, a ausência dele causa cãibra. Ele também ajuda no sistema nervoso e previne o câncer. O potássio está em frutas como a banana e a uva passa, carne, pão, leite, verduras e legumes.

4) Magnésio auxilia na prevenção de algumas doenças

O magnésio é um nutriente muito importante para proteger o corpo de doenças cardiovasculares e também tem ação no tratamento da hipertensão e problemas de próstata. O mineral ajuda a evitar pedra nos rins e na vesícula e acredita-se que ajuda a amenizar os efeitos da TPM. Por outro lado, ainda auxilia na produção de hormônios essenciais. Está em alimentos como leite e derivados, vegetais, cereais e peixes.

5) Fósforo participa da formação de moléculas do DNA

O fósforo é fundamental para as gestantes, pois faz parte da formação molecular do DNA e RNA. Junto com o cálcio, o mineral também atua no fortalecimento de ossos e dentes e ajuda a prevenir doenças como a osteoporose. Quer incluí-lo na dieta? Aveia, gérmen de trigo e castanha do Pará são bons exemplos de alimentos que contém o mineral.

6) Zinco: um importante antioxidante para o corpo

O zinco é um antioxidante importante, o que quer dizer que ele previne o envelhecimento precoce e inúmeras doenças, como a diabetes e o câncer. O mineral também ajuda a reduzir o efeito de doenças como a artrite reumática, além de ter uma ação cicatrizante. Para casais que querem engravidar, ele é fundamental: estimula a libido masculina e aumenta a fertilidade feminina. Encontre o zinco em carnes, frutos do mar, peixes, castanhas e ovos.

Últimas novidades

Diabetes I e II: qual a diferença entre os dois tipos da doença?

Saúde

Diabetes I e II: qual a diferença entre os dois tipos da doença?

Diabetes é uma das doenças mais comuns e que mais matam no mundo. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), existem mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença no Brasil e os números não param de crescer. Em muitos casos, uma pessoa pode ser diabética sem saber. A diabetes pode se manifestar nos tipos I e II: com ações diferentes no organismo, cada uma demanda um cuidado específico. Entenda mais e veja como evitar as complicações graves.

Quarentena: 5 práticas de autocuidado para deixar seus dias mais leves

Bem-estar

Quarentena: 5 práticas de autocuidado para deixar seus dias mais leves

As recomendações dos principais órgãos de saúde são claras: é preciso ficar em casa para se proteger do novo coronavírus. A quarentena, no entanto, pode ser muito estressante: afinal, estamos no meio de uma pandemia e longe dos amigos e família. Nesse momento, se promover alguns momentos de autocuidado e relaxamento podem ajudar. Pensando nisso, separamos 5 práticas para você cuidar do seu bem-estar físico e emocional e deixar os seus dias mais leves durante esse período difícil. Confira!

Candidíase: o que causa e como aliviar o desconforto?

Saúde

Candidíase: o que causa e como aliviar o desconforto?

A candidíase é uma doença causada por fungos que, em geral, atinge mais a região genital do corpo. Apesar da infecção poder afetar ambos os sexos, as mulheres são as que mais sofrem com o incômodo. A candidíase causa muito desconforto e pode ser desencadeada por desequilíbrios no sistema imunológico, estresse e uso de roupas muito apertadas. Os sintomas mais comuns são ardência, coceira, inchaço, corrimento, dor ao urinar e durante as relações sexuais. Entenda mais sobre o problema e como aliviar!

Como manter o sono regulado na quarentena?

Bem-estar

Como manter o sono regulado na quarentena?

A má qualidade de sono pode trazer diversos prejuízos para a saúde do corpo e da mente. É durante a noite que o organismo passa por processos metabólicos importantes para o seu funcionamento. Dormir a quantidade de horas recomendadas é fundamental para que o corpo se recupere energeticamente. Durante a quarentena, no entanto, as mudanças de rotina, associadas com o estresse e alimentação, podem desregular o sono e até mesmo contribuir para a insônia. Confira algumas dicas de como combater esse problema e dormir melhor nesse período complicado!

Ver mais