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Alimentação saudável

6 minerais e os benefícios para a sua saúde

Conheça os minerais que ajudam na manutenção saudável do seu corpo

Conheça os minerais que ajudam na manutenção saudável do seu corpo

Os minerais são essenciais para manter a nossa saúde em dia. Assim como as vitaminas, eles são nutrientes importantes que regulam diversas atividades do nosso organismo e podem auxiliar em situações específicas e até mesmo prevenir doenças. Confira abaixo 6 minerais importantes, onde encontrá-los e os benefícios que eles garantem para a nossa saúde.

1) Cálcio ajuda na saúde dos ossos e dentes

Importantíssimo mineral que mantém a saúde e o bom funcionamento dos dentes e ossos, ele também ajuda na coagulação do sangue e mantém os batimentos cardíacos regulados. Também combate os sintomas da osteoporose. Pode ser encontrado no leite e derivados (queijos e iogurte) e em vegetais de cor escura.

2) Ferro fortalece o sistema imunológico

O Ferro é um nutriente essencial para a vida e atua principalmente na síntese (fabricação) das células vermelhas do sangue e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo. A absorção de ferro é potencializada pela vitamina C, por isso é sempre associado ao combate da anemia. Pode ser encontrado em alimentos como feijão, legumes, ovos, peixe, fígado, carnes bovinas e de porco e frango.

3) Potássio ajuda na saúde dos músculos

Mineral importante para esportistas e para qualquer pessoa que pratique exercícios físicos, o potássio é um mineral que ajuda a regular a contração muscular - por isso, a ausência dele causa cãibra. Ele também ajuda no sistema nervoso e previne o câncer. O potássio está em frutas como a banana e a uva passa, carne, pão, leite, verduras e legumes.

4) Magnésio auxilia na prevenção de algumas doenças

O magnésio é um nutriente muito importante para proteger o corpo de doenças cardiovasculares e também tem ação no tratamento da hipertensão e problemas de próstata. O mineral ajuda a evitar pedra nos rins e na vesícula e acredita-se que ajuda a amenizar os efeitos da TPM. Por outro lado, ainda auxilia na produção de hormônios essenciais. Está em alimentos como leite e derivados, vegetais, cereais e peixes.

5) Fósforo participa da formação de moléculas do DNA

O fósforo é fundamental para as gestantes, pois faz parte da formação molecular do DNA e RNA. Junto com o cálcio, o mineral também atua no fortalecimento de ossos e dentes e ajuda a prevenir doenças como a osteoporose. Quer incluí-lo na dieta? Aveia, gérmen de trigo e castanha do Pará são bons exemplos de alimentos que contém o mineral.

6) Zinco: um importante antioxidante para o corpo

O zinco é um antioxidante importante, o que quer dizer que ele previne o envelhecimento precoce e inúmeras doenças, como a diabetes e o câncer. O mineral também ajuda a reduzir o efeito de doenças como a artrite reumática, além de ter uma ação cicatrizante. Para casais que querem engravidar, ele é fundamental: estimula a libido masculina e aumenta a fertilidade feminina. Encontre o zinco em carnes, frutos do mar, peixes, castanhas e ovos.

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