Voltar para home page
Saúde

7 coisas que você precisa saber sobre o funcionamento do fígado

O fígado é um órgão multifuncional e participa de diversos processos do organismo!

O fígado é um órgão multifuncional e participa de diversos processos do organismo!

O fígado é o primeiro a reclamar no dia seguinte ao consumo de bebidas alcoólicas ou quando se exagera nas refeições. A ressaca ou dificuldade na digestão são os sinais mais comuns de ele não reagiu bem a alguma substância. A verdade é que esses sintomas não indicam um mau funcionamento do órgão, pois as doenças só se manifestam depois da repetição de hábitos ruins por um longo período da vida. E quando ele apresenta falhas, é sinal de que o problema já está em um nível mais avançado. Apesar de estar sempre relacionado aos exageros, a atuação do fígado vai muito além disso: o órgão é reconhecido por ser multifuncional e participar de vários processos do corpo humano. Para entender melhor, veja 7 curiosidades sobre o fígado!

1) O fígado é a maior glândula do corpo humano

O fígado fica no lado direito do abdômen, atrás das costelas, e é a maior glândula do corpo humano, pesando cerca de 1.500 gramas (também é o segundo maior órgão de todo o corpo). Tem atuação como glândula exócrina, liberando secreções nas superfícies externas, e como glândula endócrina, que libera diversas substâncias nos vasos sanguíneos e linfáticos.

2) O fígado é um órgão multifuncional

O fígado é constituído por milhares de células e isso faz dele um órgão com múltiplas funções. Entre elas, estão produzir proteínas essenciais, armazenar a glicose retirada dos alimentos consumidos e metabolizar o colesterol, além de desintoxicar e purificar o organismo de bactérias e outras substâncias nocivas, como o próprio álcool.

3) Fígado é o único órgão capaz de se regenerar

O fígado é o único órgão do corpo humano que tem capacidade para se regenerar. Ele pode reconstruir até 75% de tecidos perdidos - é por isso que o transplante intervivo de fígado é um dos mais comuns, ficando atrás apenas dos transplantes de rins. O órgão volta ao tamanho normal em pouco tempo. É importante salientar, no entanto, que a cada regeneração ele perde um pouco das suas capacidades.

4) Fígado x bebidas alcoólicas: órgão demora cerca de três dias para se recuperar

O consumo diário de bebidas alcoólicas aumenta consideravelmente o risco de doenças no fígado. De acordo com um estudo da Royal College of Physicians, o órgão precisa de pelo menos três dias para se recuperar.

5) Doenças do fígado são assintomáticas

O fígado é um órgão que não possui nervos, por isso não é possível sentir dor quando ele começa a apresentar falhas. Mesmo quando apresenta sintomas, eles podem confundir o indivíduo, já que estão mais associadas à sensação de mal-estar, como vômitos, cansaço e falta de apetite. Em fases mais avançadas, pode apresentar icterícia (pele e olhos amarelados), vômitos com sangue, fezes escuras, hemorragias e inchaços.

6) Fígado muda de tamanho ao longo do dia

Um estudo feito pela Universidade de Genebra , na Suíça, descobriu que o fígado muda de tamanho várias vezes ao longo do dia. Essa alternância tem a ver com o horário do dia, se a pessoa está em jejum ou acabou de comer e se o corpo está em repouso ou em atividade.

7) Fígado é um órgão embebido em sangue

O fígado é um órgão que sangra muito. Por minuto, cerca de 1,5 litros de sangue passam por ele. Isso ocorre porque o fígado possui duas veias (uma de entrada e outra de saída) e uma artéria. É nesse processo que diversos nutrientes e substâncias chegam ao órgão.

Últimas novidades

Câncer de ovário: causas, como identificar e tratamentos

Saúde

Câncer de ovário: causas, como identificar e tratamentos

O câncer de ovário é difícil de ser diagnosticado, sendo a segunda neoplasia ginecológica mais comum. Esse tipo de câncer é o mais letal entre os cânceres ginecológicos. Mais frequente em mulheres com mais de 40 anos, o câncer de ovário demora a apresentar sintomas, o que resulta no diagnóstico tardio. Estima-se que cerca de 75% dos casos são diagnosticados quando a doença já está avançada.

Como manter a diabetes controlada?

Saúde

Como manter a diabetes controlada?

A diabetes é uma doença metabólica em que o corpo não consegue produzir uma quantidade suficiente de insulina, hormônio responsável pelo controle da glicose no sangue. Com a falta da substância, o paciente diabético sofre com o aumento do nível de glicose na corrente sanguínea, que é o que chamamos de hiperglicemia. Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que 9 milhões de pessoas têm diabetes, e infelizmente esse é um número que só cresce a cada ano. Então, o que fazer para manter a diabetes controlada? Separamos algumas dicas que podem ajudar no problema.

Escutar música alta pode comprometer a audição?

Saúde

Escutar música alta pode comprometer a audição?

Ouvir música é um hábito que faz parte da vida de muita gente. Basta ir às ruas e observar a quantidade de pessoas com fones de ouvido imersos em seu próprio universo para se dar conta de como a música está presente em todo lugar. No entanto, é importante ficar atento ao volume e a frequência desse hábito. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), quase 50% das pessoas entre 12 e 35 anos correm o risco de sofrer perda auditiva por causa da exposição prolongada e excessiva a sons muito altos, o que corresponde a 1,1 bilhão da população.

Exercícios físicos na gravidez: qual a importância e os cuidados durante a prática

Exercício físico

Exercícios físicos na gravidez: qual a importância e os cuidados durante a prática

Quando uma mulher está grávida, surgem muitas dúvidas sobre a realização de atividades físicas durante a gestação e como isso deve ser feito sem prejudicar a saúde da nova mamãe ou do bebê que está a caminho. É importante conversar com o obstetra antes de dar início a essa rotina, mas geralmente os exercícios físicos são bastante benéficos para o desenvolvimento da gestação. Para entender melhor quais são os benefícios dessa prática, quais são os exercícios físicos mais indicados para mulheres grávidas e que cuidados são necessários, o Cuidados Mil preparou uma matéria com tudo que você precisa saber sobre o assunto.

Ver mais