7 coisas que você precisa saber sobre o funcionamento do fígado

Modelo do fígado no corpo humanoO fígado é o primeiro a reclamar no dia seguinte ao consumo de bebidas alcoólicas ou quando se exagera nas refeições. A ressaca ou dificuldade na digestão são os sinais mais comuns de ele não reagiu bem a alguma substância. A verdade é que esses sintomas não indicam um mau funcionamento do órgão, pois as doenças só se manifestam depois da repetição de hábitos ruins por um longo período da vida. E quando ele apresenta falhas, é sinal de que o problema já está em um nível mais avançado. Apesar de estar sempre relacionado aos exageros, a atuação do fígado vai muito além disso: o órgão é reconhecido por ser multifuncional e participar de vários processos do corpo humano. Para entender melhor, veja 7 curiosidades sobre o fígado!

1) O fígado é a maior glândula do corpo humano

O fígado fica no lado direito do abdômen, atrás das costelas, e é a maior glândula do corpo humano, pesando cerca de 1.500 gramas (também é o segundo maior órgão de todo o corpo). Tem atuação como glândula exócrina, liberando secreções nas superfícies externas, e como glândula endócrina, que libera diversas substâncias nos vasos sanguíneos e linfáticos.

2) O fígado é um órgão multifuncional

O fígado é constituído por milhares de células e isso faz dele um órgão com múltiplas funções. Entre elas, estão produzir proteínas essenciais, armazenar a glicose retirada dos alimentos consumidos e metabolizar o colesterol, além de desintoxicar e purificar o organismo de bactérias e outras substâncias nocivas, como o próprio álcool.

3) Fígado é o único órgão capaz de se regenerar

O fígado é o único órgão do corpo humano que tem capacidade para se regenerar. Ele pode reconstruir até 75% de tecidos perdidos – é por isso que o transplante intervivo de fígado é um dos mais comuns, ficando atrás apenas dos transplantes de rins. O órgão volta ao tamanho normal em pouco tempo. É importante salientar, no entanto, que a cada regeneração ele perde um pouco das suas capacidades.

4) Fígado x bebidas alcoólicas: órgão demora cerca de três dias para se recuperar

O consumo diário de bebidas alcoólicas aumenta consideravelmente o risco de doenças no fígado. De acordo com um estudo da Royal College of Physicians, o órgão precisa de pelo menos três dias para se recuperar.

5) Doenças do fígado são assintomáticas

O fígado é um órgão que não possui nervos, por isso não é possível sentir dor quando ele começa a apresentar falhas. Mesmo quando apresenta sintomas, eles podem confundir o indivíduo, já que estão mais associadas à sensação de mal-estar, como vômitos, cansaço e falta de apetite. Em fases mais avançadas, pode apresentar icterícia (pele e olhos amarelados), vômitos com sangue, fezes escuras, hemorragias e inchaços.

6) Fígado muda de tamanho ao longo do dia

Um estudo feito pela Universidade de Genebra , na Suíça, descobriu que o fígado muda de tamanho várias vezes ao longo do dia. Essa alternância tem a ver com o horário do dia, se a pessoa está em jejum ou acabou de comer e se o corpo está em repouso ou em atividade.

7) Fígado é um órgão embebido em sangue

O fígado é um órgão que sangra muito. Por minuto, cerca de 1,5 litros de sangue passam por ele. Isso ocorre porque o fígado possui duas veias (uma de entrada e outra de saída) e uma artéria. É nesse processo que diversos nutrientes e substâncias chegam ao órgão.