Voltar para home page
Saúde

7 dicas de saúde masculina para os homens acima da meia idade

A mudança de hábitos pode garantir uma velhice mais independente e saudável

A mudança de hábitos pode garantir uma velhice mais independente e saudável

A saúde masculina ainda é negligenciada em grande parte do mundo. Alimentação desequilibrada, falta de exercícios físicos e pouca atenção para prevenir doenças: esses hábitos são mais comuns entre o público masculino do que entre as mulheres. Um estudo do Ministério da Saúde, feito em 2016, apontou que cerca de 31% dos homens ainda não costumam visitar um médico para avaliações gerais de saúde. Isso, junto a fatores genéticos e hormonais, explicam a expectativa de vida mais baixa em relação ao público feminino.

Nunca é tarde para mudar hábitos e se preocupar com a saúde. Veja alguns cuidados essenciais, principalmente em homens acima da meia idade, para uma vida mais saudável.

1) Não negligencie o seu coração

Qual o nível de atenção que você está dando ao seu coração? Se a resposta for “pouco”, é hora de repensar essa atitude. O órgão é um dos que merece mais atenção no seu corpo: estima-se que 31,5% das mortes entre a população brasileira são causadas por doenças cardiovasculares, segundo o Ministério da Saúde. A obesidade e hipertensão arterial são os fatores que mais prejudicam o coração - cerca de 52,6% dos homens estão acima do peso ideal.

2) Alimentação equilibrada é sinônimo de saúde

A despreocupação com a saúde no universo masculino inclui a falta de cuidado com a alimentação. Confiantes de que nunca vão adoecer, eles costumam consumir mais mais gorduras, sal, açúcar e alimentos processados. Começar a priorizar uma alimentação saudável ainda na juventude pode prevenir muitas doenças e garantir a qualidade de vida na velhice.

3) Movimente o seu corpo

É comprovado pela ciência que a prática de exercícios físicos previne doenças, melhora a função cardíaca, fortalece os ossos, diminui o estresse e ansiedade e melhora a disposição. Você pode fazer corrida, natação, musculação ou yoga - se não tiver muito tempo, 30 minutos de caminhada já vão te fazer muito bem. Não há restrições de atividades para homens, mas é sempre importante fazer uma avaliação com o seu médico antes de iniciar alguma.

4) Se mantenha hidratado

Apesar de ser algo essencial para a nossa sobrevivência, beber a quantidade de água recomendada - no mínimo 2 litros por dia - é um sacrifício para muitas pessoas. A água faz parte de diferentes processos do organismo, sendo fundamental para regular a temperatura corporal, auxiliar a digestão e melhorar o funcionamento dos rins e a circulação sanguínea. Para não esquecer de beber água, tenha sempre uma garrafa de água próxima de você ou programe alertas no celular.

5) Pare de fumar (ou nem comece)

O tabagismo é uma doença que traz muitos malefícios à saúde. Além de ser responsável por seis milhões de mortes por ano no mundo, é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças graves, como câncer, problemas cardíacos e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

6) Previna o câncer de próstata com visitas ao urologista

A visita ao urologista é fundamental a partir dos 40 anos para exames de rotina. Essa avaliação é necessária para prevenir o câncer e problemas da próstata. Homens com mais de 50 anos - ou aos 45 quando tiver casos de câncer na família - precisam marcar consultas com o especialista anualmente.

7) Saúde mental também importa

Manter a saúde mental é fundamental em qualquer fase. Assim como cuidar do corpo físico, a atenção ao estado psicológico pode influenciar muito a qualidade de vida. É muito comum que homens ignorem os sinais de transtornos como ansiedade e depressão - o que dificulta os diagnóstico e tratamento. Fique atento a sintomas como estresse contínuo, tristeza, cansaço extremo e falta de disposição para realizar atividades comuns. Buscar ajuda não significa fragilidade!

Últimas novidades

Mitos e verdades sobre o reajuste de plano de saúde

Saúde

Mitos e verdades sobre o reajuste de plano de saúde

Algumas dúvidas podem surgir quando o assunto é reajuste do plano de saúde. Afinal, quem calcula o valor? É possível ficar acima do IPCA? Posso ser cobrado duas vezes? Saiba a resposta para essas e outras perguntas no conteúdo que preparamos para você. Confira!

Saiba mais sobre o reajuste de plano de saúde para planos individuais

Plano de saúde

Saiba mais sobre o reajuste de plano de saúde para planos individuais

A taxa de reajuste no valor dos planos de saúde ocorre todos os anos. Essa porcentagem nem sempre é a mesma da inflação e, por isso, muitos ficam em dúvida sobre como esse cálculo é feito. Para ajudar, confira o conteúdo que preparamos com as regras para planos de Pessoa Física.

Vacinação: quais são as vacinas recomendadas para adultos e a importância de se proteger

Saúde

Vacinação: quais são as vacinas recomendadas para adultos e a importância de se proteger

Assim como as crianças, os adultos também têm um calendário de vacinação a cumprir. Além da vacina anual contra gripe, o Ministério da Saúde recomenda quatro imunizações para pessoas entre 20 e 59 anos que possuem o esquema vacinal completo (quem não tem o calendário atualizado precisa procurar um serviço para atualização). Parte da população, porém, só toma vacinas em grandes campanhas ou em caso de epidemias - O CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica) alerta que os índices de cobertura vacinal estão abaixo do nível ideal de cobertura. Estima-se uma média de apenas 4,7%.

Conheça os alimentos mais ricos em Vitamina C

Alimentação saudável

Conheça os alimentos mais ricos em Vitamina C

A vitamina C é um nutriente essencial para a saúde e bom funcionamento do corpo humano. Reconhecida pelo alto poder antioxidante, ela é capaz de melhorar a imunidade e deixar o organismo mais forte para agir contra doenças causadas por microorganismos. Por isso a vitamina C é muito associada com a prevenção de problemas respiratórios, que aparecem com mais frequência no inverno. Encontrada em frutas cítricas e outros vegetais, o nutriente também é responsável pela produção do colágeno: essa proteína muito associada à beleza é fundamental para a sustentação dos tecidos, ossos, dentes e parede dos vasos sanguíneos.

Ver mais