Voltar para home page
Saúde

7 dicas para evitar a dor nas costas

Dor nas costas pode ser causada por hábitos ruins

Dor nas costas pode ser causada por hábitos ruins

Se você nunca sentiu dor nas costas saiba que é um dos poucos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% da população brasileira já sofreu ou irá sofrer com esse problema - e, de acordo com a Fundação Oswaldo Cruz, 36% sentem o problema de forma crônica.

Veja as causas da dor na coluna e como evitar

Muitas questões de saúde e doenças podem ser os causadores da dor na coluna. Mas, no geral, os maus hábitos e postura inadequada são os principais culpados. Por isso, confira 7 questões que devem ser levadas em consideração para garantir uma vida com mais conforto e menos dores:

- Carregar peso em excesso: o exagero na hora de arrumar a bolsa ou mochila é muito problemático para a saúde da coluna ao longo da vida. A quantidade de objetos carregados deve somar, no máximo, 10% do peso corporal de quem está levando o acessório. As bolsas, ao forçarem apenas um dos ombros, sobrecarregam a coluna e desequilibram a musculatura, facilitando o desgaste das região; as mochilas, se possível, devem ter alças largas.

- Sedentarismo: algumas dores e lesões são causadas porque a musculatura do local não está fortalecida o suficiente para aguentar os esforços básicos do dia a dia. O corpo sedentário perde parte de sua elasticidade e, em um movimento brusco, por exemplo, pequenas contusões podem acontecer.

- Colchão e travesseiro inadequados: dores na coluna ou no pescoço ao acordar podem ser um alerta para rever os travesseiros e colchão utilizados. Os tipos muito moles ou muito rígidos podem prejudicar a saúde; o ideal é escolher os que se ajustam ao contorno do corpo, permitindo o relaxamento sem afundar muito ao deitar. Além disso, é importante conferir e respeitar a validade desses produtos que nos garantem o conforto.

- Má postura: Seja no escritório ou no sofá de casa, a coluna deve estar sempre ereta, com os pés apoiados no chão e evitando ao máximo ficar com as pernas cruzadas. Outro ponto de atenção deve ser ao levantar um peso do chão: dobre os joelhos e contraia o abdômen para impedir a sobrecarga na região lombar.

- Pouca movimentação ao longo do dia: o corpo humano precisa de movimentos regulares para manter o correto funcionamento da estrutura e, assim, evitar dores. Por isso, é importante variar a postura e, se passar muito tempo sentado, levantar com frequência para alongar ou caminhar um pouco. Mesmo na posição correta, regiões da coluna podem ser sobrecarregadas pela falta de movimentação.

- Sobrepeso: o excesso de peso contribui para as dores nas costas por forçar a coluna vertebral e favorecer a má postura. Por isso, é importante cuidar da alimentação e adotar hábitos saudáveis para garantir que o peso corporal estará dentro do estipulado para a idade e altura.

- Tabagismo: fumar contribui para o desgaste precoce de algumas regiões da coluna. Isso acontece por conta da diminuição do fluxo sanguíneo que fumar acarreta, prejudicando a chegada de nutrientes necessários para a saúde de todo o corpo. Ao longo do tempo os riscos de fumantes desenvolverem dores crônicas ou doenças são maiores do que quem não tem esse hábito.

Fontes: Ministério da Saúde

Últimas novidades

Saúde mental na adolescência e juventude: há sempre uma saída!

Saúde

Saúde mental na adolescência e juventude: há sempre uma saída!

A saúde mental na adolescência e juventude é um assunto muito importante e que deve ser falado. Essa é uma fase de mudanças em todos os sentidos, que quase sempre vêm acompanhadas de dúvidas e cobranças.  Qual profissão devo seguir? Como conseguir emprego? Será que devo me casar? Está na hora de ter filhos? Aluguel ou casa própria? Se pudéssemos olhar dentro da mente de um jovem, certamente encontraremos mais perguntas do que respostas.

Psicólogo ou psiquiatra: entenda o papel dos especialistas em saúde mental

Terapias

Psicólogo ou psiquiatra: entenda o papel dos especialistas em saúde mental

Nem todo mundo sabe quais são as diferenças entre psicólogo e psiquiatra, mas cada profissional tem uma função bem específica dentro do campo da saúde mental. Tudo começa, inclusive, pela formação de cada profissional, já que são especializados em áreas diferentes. Em muitos casos, o psicólogo e o psiquiatra trabalham em conjunto e de forma complementar, cada um auxiliando em um aspecto da vida do paciente.

Como é feito o tratamento de canal?

Odontologia

Como é feito o tratamento de canal?

Cuidar da saúde dos dentes é fundamental para manter um sorriso bonito. Consultas regulares ao dentista são super importantes, pois alguns procedimentos de rotina são necessários e somente o especialista poderá avaliar, por exemplo, quando realizar o tratamento de canal.  Só de ouvir o nome, a maioria das pessoas tem receio de realizar esse procedimento. Para esclarecer como é realizado o tratamento de canal, quais são as etapas e quais os cuidados necessários após o procedimento, o Cuidados Mil preparou uma matéria com tudo o que você precisa saber sobre esse assunto.

Qual a importância das vacinas para prevenir doenças e garantir a saúde da população?

Saúde

Qual a importância das vacinas para prevenir doenças e garantir a saúde da população?

Com a pandemia do novo coronavírus, as vacinas voltaram a ser a prioridade entre a comunidade científica e a própria população. O que poucos sabem é que as vacinas fazem parte da realidade há séculos e são consideradas umas das principais medidas preventivas contra doenças graves. No Brasil, a vacina surgiu em 1804 para combater a varíola, um quadro contagioso e muito perigoso para a época, mas que já foi erradicado depois de uma campanha de vacinação em massa organizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) por volta de 1970. Ainda assim, muitas pessoas não entendem o processo de desenvolvimento de imunizações e nem a importância de não deixar de se vacinar.

Ver mais