7 sinais que indicam a depressão

Homem com sinais de depressãoA depressão é uma doença psiquiátrica séria que atinge, em média, 2 milhões de pessoas por ano em todo o Brasil. Por muito tempo tratada como um momento breve de tristeza, a depressão está desenhando seus contornos na medicina e sendo considerada como realmente é: uma doença real, perigosa e que pode ser fatal se não tratada corretamente. Para isso, é necessário que o paciente receba o máximo de apoio de familiares e amigos. Se você suspeita que algum conhecido pode estar entrando em depressão, fique atento a 7 sinais que ele pode manifestar.

1. Não dormir ou dormir demais

Distúrbios do sono são muito comuns em pessoas depressivas. Por isso, é normal apresentar excesso de sono ou quadros de insônia. Falta de energia, desânimo para fazer coisas essenciais, como tomar banho ou comer, são indícios de depressão. Por outro lado, a inquietação e alerta constante podem atrapalhar o sono.

2. Engordar muito ou perder peso em excesso sem dieta

Outra forma que o depressivo tem de canalizar os problemas emocionais é nos hábitos alimentares: alguns acabam comendo demais e optam por alimentos nada saudáveis, enquanto outros simplesmente não conseguem comer. Ambas as formas revelam desequilíbrio e demonstram que algo não anda bem.

3. Dificuldade em fazer atividades cotidianas

Levantar, escovar os dentes, tomar banho, trocar de roupa, ir trabalhar… parecem atividades comuns, até mesmo banais do dia a dia, correto? Para quem está em depressão, não é tão simples assim. A dificuldade em fazer essas pequenas coisas é um sinal muito característico da doença.

4. Estar sempre cansado

A fadiga é um sintoma muito expressivo da depressão. A doença faz com que o paciente se sinta em um estado contínuo de cansaço para fazer qualquer coisa, o que pode influenciar ou não nos distúrbios de sono.

5. Dificuldade de concentração e memória falha

É muito comum que pessoas com depressão tenham problemas para se concentrar, trabalhar, estudar e até mesmo dificuldades de memória. Não raro, elas esquecem coisas comuns e cotidianas, como o que aconteceu no dia anterior, se choveu pela manhã ou o que comeram no almoço.

6. Falta de confiança em si mesmo

“É tudo culpa minha”, “não sou bom o suficiente”, “não tenho vontade de fazer nada” são frases comuns na cabeça de quem sofre com a depressão. A autodepreciação e falta de autoconfiança são características da doença, assim como a falta de vontade de viver e desânimo para realizar projetos e desempenhar tarefas.

7. Pensamentos suicidas

Se alguém que você conhece fala com frequência frases como “eu não deveria estar aqui”, “queria morrer e/ou sumir”, isso deve ser um alerta. Todos os sinais citados nos tópicos anteriores levam a um estado de desgaste emocional, psicológico e físico. Quem tem depressão pode não encontrar motivos para continuar – é como se todos os sonhos e projetos se perdessem no caminho. O acompanhamento de um psiquiatra, além do apoio e compreensão de amigos e familiares, são fundamentais no tratamento da depressão.