Voltar para home page
Terapias

7 sinais que indicam a depressão

A depressão é uma doença séria e que precisa de cuidados específicos. Fique atento aos sinais!

A depressão é uma doença séria e que precisa de cuidados específicos. Fique atento aos sinais!

A depressão é uma doença psiquiátrica séria que atinge, em média, 2 milhões de pessoas por ano em todo o Brasil. Por muito tempo tratada como um momento breve de tristeza, a depressão está desenhando seus contornos na medicina e sendo considerada como realmente é: uma doença real, perigosa e que pode ser fatal se não tratada corretamente. Para isso, é necessário que o paciente receba o máximo de apoio de familiares e amigos. Se você suspeita que algum conhecido pode estar entrando em depressão, fique atento a 7 sinais que ele pode manifestar.

1. Não dormir ou dormir demais

Distúrbios do sono são muito comuns em pessoas depressivas. Por isso, é normal apresentar excesso de sono ou quadros de insônia. Falta de energia, desânimo para fazer coisas essenciais, como tomar banho ou comer, são indícios de depressão. Por outro lado, a inquietação e alerta constante podem atrapalhar o sono.

2. Engordar muito ou perder peso em excesso sem dieta

Outra forma que o depressivo tem de canalizar os problemas emocionais é nos hábitos alimentares: alguns acabam comendo demais e optam por alimentos nada saudáveis, enquanto outros simplesmente não conseguem comer. Ambas as formas revelam desequilíbrio e demonstram que algo não anda bem.

3. Dificuldade em fazer atividades cotidianas

Levantar, escovar os dentes, tomar banho, trocar de roupa, ir trabalhar… parecem atividades comuns, até mesmo banais do dia a dia, correto? Para quem está em depressão, não é tão simples assim. A dificuldade em fazer essas pequenas coisas é um sinal muito característico da doença.

4. Estar sempre cansado

A fadiga é um sintoma muito expressivo da depressão. A doença faz com que o paciente se sinta em um estado contínuo de cansaço para fazer qualquer coisa, o que pode influenciar ou não nos distúrbios de sono.

5. Dificuldade de concentração e memória falha

É muito comum que pessoas com depressão tenham problemas para se concentrar, trabalhar, estudar e até mesmo dificuldades de memória. Não raro, elas esquecem coisas comuns e cotidianas, como o que aconteceu no dia anterior, se choveu pela manhã ou o que comeram no almoço.

6. Falta de confiança em si mesmo

“É tudo culpa minha”, “não sou bom o suficiente”, “não tenho vontade de fazer nada” são frases comuns na cabeça de quem sofre com a depressão. A autodepreciação e falta de autoconfiança são características da doença, assim como a falta de vontade de viver e desânimo para realizar projetos e desempenhar tarefas.

7. Pensamentos suicidas

Se alguém que você conhece fala com frequência frases como “eu não deveria estar aqui”, “queria morrer e/ou sumir”, isso deve ser um alerta. Todos os sinais citados nos tópicos anteriores levam a um estado de desgaste emocional, psicológico e físico. Quem tem depressão pode não encontrar motivos para continuar - é como se todos os sonhos e projetos se perdessem no caminho. O acompanhamento de um psiquiatra, além do apoio e compreensão de amigos e familiares, são fundamentais no tratamento da depressão.

Últimas novidades

Como escovar os dentes corretamente? Veja o passo a passo para não errar!

Odontologia

Como escovar os dentes corretamente? Veja o passo a passo para não errar!

Cuidar da higiene bucal é algo que deve fazer parte da rotina. Além de garantir um sorriso mais limpo, bonito e saudável, essa é a maneira mais eficiente de evitar problemas como a cárie, o tártaro e a gengivite. De uma maneira geral, a recomendação é que a escovação dos dentes seja feita pelo menos três vezes ao dia após as principais refeições - café da manhã, almoço e jantar.

Acupuntura: entenda o que é essa terapia, indicações e efeitos na saúde

Terapias

Acupuntura: entenda o que é essa terapia, indicações e efeitos na saúde

A acupuntura é uma técnica oriental que consiste no uso de agulhas em partes específicas do corpo com o objetivo de melhorar o bem-estar individual e promover o equilíbrio do corpo. Inclusive, a acupuntura é tão benéfica que vem sendo cada vez mais indicada como terapia complementar para diversas doenças que afetam a parte física e psicológica. Para entender melhor como o procedimento funciona, para quem ele é indicado e quais são os benefícios da acupuntura para o corpo, o Cuidados Mil reuniu as principais informações sobre isso. Confira!

Como a endoscopia é feita e quais as recomendações?

Saúde

Como a endoscopia é feita e quais as recomendações?

Você já ouviu falar na endoscopia? Este exame médico coleta imagens em tempo real das cavidades do sistema digestivo, sendo fundamental para o diagnóstico de doenças e até alguns tratamentos. Ele é realizado com um nível de sedação que vai depender da complexidade do procedimento, que pode ser tanto para avaliar uma gastrite quanto retirar tumores. Veja abaixo como o exame é feito, para que serve e quais são os casos recomendados para se fazer a endoscopia.

O que é a segunda onda de Covid-19 e o que a população pode fazer para evitá-la?

Saúde

O que é a segunda onda de Covid-19 e o que a população pode fazer para evitá-la?

O termo “segunda onda” é utilizado quando novos surtos começam a ocorrer após uma queda na taxa de transmissão do vírus. No caso da Covid-19, os especialistas alertaram sobre a possibilidade, mesmo que houvesse um achatamento significativo na curva de infectados. Historicamente, das oito pandemias que já ocorreram no mundo desde 1700, pelo menos sete tiveram mais de uma onda em alguma parte do mundo.

Ver mais