Voltar para home page
Alimentação saudável

9 alimentos que ajudam a controlar o colesterol

A alimentação saudável tem um papel muito importante no controle das taxas de colesterol

A alimentação saudável tem um papel muito importante no controle das taxas de colesterol

Manter o colesterol regulado pode ser um desafio na vida de muitas pessoas. Mudar os hábitos alimentares e estilo de vida é essencial para evitar o acúmulo de gordura nas artérias que provocam o entupimento do fluxo sanguíneo, podendo causar problemas graves como o acidente vascular cerebral (AVC) e infarto do miocárdio. O colesterol é uma gordura necessária para o funcionamento do corpo humano, mas em níveis irregulares representa um grande perigo. Uma alimentação equilibrada em conjunto com uma rotina de exercícios físicos é a fórmula para evitar as consequências do colesterol alto. Alguns alimentos, no entanto, ajudam a controlar as taxas do colesterol: conheça 9 deles abaixo!

1. Peixes diminuem o risco de doenças cardiovasculares

Peixes como salmão, bacalhau e atum são ricos em ômega 3. Esses alimentos auxiliam no controle e redução do colesterol e evitam a formação de coágulos sanguíneos. Se consumidos regularmente, eles ainda podem diminuir o risco de doenças cardiovasculares.

2. Aveia possui um tipo poderoso de fibra solúvel

A aveia é um cereal que contém betaglucana, que é um tipo de fibra solúvel. Essa fibra se liga ao colesterol no intestino, só que em vez de ser absorvida, ela é excretada pelas fezes. Quando as bactérias do intestino fermentam fibras como essas, elas produzem substâncias que diminuem a taxa de produção de colesterol no fígado. Segundo um estudo realizado na Universidade de Lancaster, na Inglaterra, são necessárias apenas mais ou menos 2 colheres de sopa de aveia por dia para desfrutar do benefício.

3. Maçã com casca possui compostos que reduzem a oxidação do colesterol

As fibras são ótimas aliadas na dieta de quem quer manter o controle do colesterol. A casca da maçã é rica em fibras que ajudam a diminuir os níveis de LDL, o chamado “colesterol ruim”. Além disso, alguns componentes da fruta ajudam a reduzir a oxidação do colesterol. O processo de oxidação é o que culmina a gordura na parede das artérias. Esses benefícios também são encontrados em outras frutas, principalmente quando consumidas com a casca.

4. Abacate ajuda a reduzir o “colesterol ruim”

Praticamente todas as frutas são recomendadas na alimentação de quem precisa controlar o colesterol. No entanto, uma fruta que se destaca nessa missão é o abacate. Ele contém alta concentração de fitoesteróis, que é uma substância que impede que o colesterol seja absorvido pelo organismo. Além disso, as gorduras monoinsaturadas presentes na fruta contribuem para redução do LDL circulante. Segundo um artigo publicado no The American Journal of Clinical Nutrition, o consumo regular de abacate pode aumentar as taxas de HDL, tipo de colesterol que ajuda a “limpar” as artérias.

5. Tomate reduz o colesterol na corrente sanguínea

O tomate é um alimento que já faz parte da rotina alimentar dos brasileiros. Esse hábito é muito benéfico, até porque o alimento reduz o colesterol na corrente sanguínea. O tomate é um alimento versátil e vai bem com as mais variadas combinações, podendo fazer parte da salada ou até mesmo molhos.

6. Soja e derivados aumentam o HDL circulante

O grão de soja e seus derivados são compostos por isoflavonas, substâncias que atuam no aumento do HDL, o “bom colesterol”. A soja também diminui a absorção da fração do colesterol, aumentando a secreção dos ácidos biliares que atuam na recepção do colesterol ruim no fígado.

7. Azeite tem ação anti-inflamatória no organismo

Conhecido pela alta propriedade anti-inflamatória, o azeite impede a oxidação do colesterol e, assim como a maçã, evita a formação de placas de gordura nas artérias. A recomendação é consumir a versão extra virgem.

8. Chia é rica em fibras e ajuda a diminuir o colesterol

A chia é um alimento rico em ômega 3 e fibras. A chia apresenta um benefício similar ao da aveia, diminuindo as taxas de produção de colesterol no fígado. A semente de chia ainda possui ácidos graxos que ajudam a reduzir o LDL.

9. Frutas cítricas possuem altas doses de vitamina C e fibras

Além das fibras, que devem ser as melhores amigas daqueles que querem controlar o colesterol, as frutas cítricas como laranja, limão e outras, possuem altas doses de vitamina C. Alguns estudos indicam que pessoas que consumiram suplemento de vitamina C tiveram um risco de doença cardíaca 25% menor do que aqueles que não fizeram a suplementação.

Últimas novidades

Veja os benefícios do ciclismo e como começar a praticar com segurança

Exercício físico

Veja os benefícios do ciclismo e como começar a praticar com segurança

O ciclismo é um esporte muito prazeroso e que traz diversos benefícios para a saúde física e mental. Podendo ser realizada de diversos jeitos, a atividade física é praticada de forma competitiva, recreativa ou até mesmo como um meio de transporte. Na hora de pedalar, o corpo e a mente trabalham juntos promovendo um bem-estar geral. Mas como começar a praticar esse exercício com segurança? Reunimos informações sobre isso e todas as vantagens do ciclismo. Dá só uma olhada!

5 exercícios físicos para fazer nos dias de calor

Exercício físico

5 exercícios físicos para fazer nos dias de calor

O frio pode ser uma grande desculpa para deixar de praticar atividades físicas. Mas nos dias de muito calor, a indisposição também não fica para trás, já que nosso corpo fica mais propenso à desidratação e se cansa mais rápido. Praticar exercícios físicos no verão requer alguns cuidados, como evitar sair de casa nos horários mais quentes e preferir alimentos mais leves, além de se hidratar mais que o normal. Mas afinal, pode fazer qualquer exercício físico nos dias muito quentes? Quais as melhores atividades mais indicadas para o período?

5 coisas que aprendemos com a pandemia do coronavírus sobre saúde e cuidados

Saúde

5 coisas que aprendemos com a pandemia do coronavírus sobre saúde e cuidados

Não se pode negar que a pandemia do novo coronavírus afetou a vida de todos, mudando completamente a rotina em vários âmbitos. Mas não foi somente isso que sofreu alterações: o último ano também levou à população importantes reflexões. Cuidados com a saúde, com o corpo e com as pessoas ao redor virou uma prioridade nesse “novo normal”. Esses aprendizados se tornaram hábitos que podem permanecer mesmo depois que a pandemia for controlada.

6 dicas para aliviar os efeitos do calor no verão

Bem-estar

6 dicas para aliviar os efeitos do calor no verão

O verão pode ser muito intenso em algumas cidades do Brasil. Aliviar o calor no verão pode parecer uma missão impossível, principalmente quando o ventilador parece não dar conta da situação. Com as temperaturas cada vez mais altas a cada ano, truques caseiros podem ser uma boa alternativa para aliviar o calor no verão.

Ver mais