9 motivos para ter plantas em casa

As plantas são conhecidas como ótimos elementos de decoração dentro de casa, mas seus benefícios vão muito além disso. Elas purificam o ar do ambiente e também têm impactos na saúde e bem-estar dos moradores, amenizando problemas respiratórios e até ajudando na concentração. Em troca de tantas coisas boas, as plantas só pedem alguns poucos cuidados específicos, como água e sol. Para entender mais sobre os impactos das plantas no dia a dia, separamos 9 motivos para você deixar a sua casa mais verde!

1. Plantas purificam o ar

É comprovado cientificamente que as plantas podem purificar o ar da casa, melhorando até a qualidade da respiração. Isso foi descoberto no final dos anos 80 em um estudo realizado pela NASA. A pesquisa juntou profissionais de várias áreas de estudo e descobriu que algumas espécies de plantas podem filtrar poluentes e absorver gases nocivos à saúde, melhorando a qualidade do ar. Espada de São Jorge, Lírio da Paz, Samambaia, Ficus e Gérbera estão entre as plantas mais conhecidas por esse benefício.

2. As plantas servem como umidificadores naturais

Algumas plantas, além de purificar o ar, também deixam o ambiente mais úmido. Por isso, são ótimas opções para lugares que têm o clima mais seco. No processo de transpiração, as plantas são capazes de deixar o ambiente mais agradável. Além disso, durante a fotossíntese, as plantas fazem o processo inverso dos seres humanos, consumindo o gás carbônico e liberando o oxigênio. Por isso, quando em grande quantidade, as plantas acabam sendo uma boa opção para substituir eletrodomésticos para umidificar o ar.

3. Plantas ajudam a diminuir o estresse

Os níveis de estresse podem ser reduzidos apenas pela presença de plantas no ambiente. Se você estiver passando por dias estressantes, considere ter um vasinho de Antúrio em casa. Além de vários benefícios, essa espécie não precisa de muitos cuidados no dia a dia. Suas flores e outras plantas podem te ajudar a respirar fundo e se acalmar.

4. As cores das plantas acalmam os olhos

Além das cores das plantas serem um grande atrativo de decoração para a casa, elas também podem ajudar no alívio dos olhos cansados. Observar simples folhas verdes depois de um árduo dia de trabalho acalma a vista. Isso acontece porque o tom das folhas é percebido de forma mais suave pelo nosso cérebro.

5. Plantas em casa amenizam as alergias

As plantas sem flores podem ser grandes aliadas para quem sofre com alergias. Algumas espécies, inclusive, podem absorver alergênicos como o mofo e a poeira. É o caso do Clorofito, que também é conhecido como gravatinha ou paulistinha.

6. Plantas melhoram a qualidade do seu sono

O fato de purificarem o ar, proporcionarem mais bem-estar ao ambiente e combaterem fungos, as plantas também podem ajudar na qualidade do sono. Entre as espécies mais conhecidas por contribuírem na indução do sono estão a Babosa, Lavanda, Gardênia e o Clorofito.

7. Plantas estimulam a criatividade

Muitas plantas, principalmente as com folhas coloridas, podem trazer inspiração para o seu dia a dia. Esse benefício ajudam bastante pessoas que trabalham com coisas mais criativas, como artes, música, artesanato e literatura. Por isso, encha seu espaço de trabalho com plantas para estimular esse lado.

8. As plantas ajudam na concentração

Quer algo para estimular a concentração? Cuidar de plantas promove uma sensação sensação terapêutica, principalmente na rotina de cuidados que elas demandam. O ato de regar, podar e mexer na terra pode se transformar em um momento de paz na sua rotina. As plantas também ajudam a ter mais foco: um estudo Royal College of Agriculture indicou que estudantes apresentam melhora da concentração em até 70% quando estão em um ambiente com plantas.

9. Plantas funcionam como protetores térmicos e ajudam a reduzir ruídos

As folhas das plantas diminuem os raios de solares e podem canalizar os ventos. Isso ajuda muito na redução de temperatura do ambiente. Além disso, elas podem absorver os ondas sonoras. Muros, corredores e telhados com plantas ou arbustos funcionam como barreiras naturais acústicas e de calor.