Voltar para home page
Bem-estar

9 motivos para ter plantas em casa

Ter plantas em casa ajuda em vários aspectos da sua rotina

Ter plantas em casa ajuda em vários aspectos da sua rotina

As plantas são conhecidas como ótimos elementos de decoração dentro de casa, mas seus benefícios vão muito além disso. Elas purificam o ar do ambiente e também têm impactos na saúde e bem-estar dos moradores, amenizando problemas respiratórios e até ajudando na concentração. Em troca de tantas coisas boas, as plantas só pedem alguns poucos cuidados específicos, como água e sol. Para entender mais sobre os impactos das plantas no dia a dia, separamos 9 motivos para você deixar a sua casa mais verde!

1. Plantas purificam o ar

É comprovado cientificamente que as plantas podem purificar o ar da casa, melhorando até a qualidade da respiração. Isso foi descoberto no final dos anos 80 em um estudo realizado pela NASA. A pesquisa juntou profissionais de várias áreas de estudo e descobriu que algumas espécies de plantas podem filtrar poluentes e absorver gases nocivos à saúde, melhorando a qualidade do ar. Espada de São Jorge, Lírio da Paz, Samambaia, Ficus e Gérbera estão entre as plantas mais conhecidas por esse benefício.

2. As plantas servem como umidificadores naturais

Algumas plantas, além de purificar o ar, também deixam o ambiente mais úmido. Por isso, são ótimas opções para lugares que têm o clima mais seco. No processo de transpiração, as plantas são capazes de deixar o ambiente mais agradável. Além disso, durante a fotossíntese, as plantas fazem o processo inverso dos seres humanos, consumindo o gás carbônico e liberando o oxigênio. Por isso, quando em grande quantidade, as plantas acabam sendo uma boa opção para substituir eletrodomésticos para umidificar o ar.

3. Plantas ajudam a diminuir o estresse

Os níveis de estresse podem ser reduzidos apenas pela presença de plantas no ambiente. Se você estiver passando por dias estressantes, considere ter um vasinho de Antúrio em casa. Além de vários benefícios, essa espécie não precisa de muitos cuidados no dia a dia. Suas flores e outras plantas podem te ajudar a respirar fundo e se acalmar.

4. As cores das plantas acalmam os olhos

Além das cores das plantas serem um grande atrativo de decoração para a casa, elas também podem ajudar no alívio dos olhos cansados. Observar simples folhas verdes depois de um árduo dia de trabalho acalma a vista. Isso acontece porque o tom das folhas é percebido de forma mais suave pelo nosso cérebro.

5. Plantas em casa amenizam as alergias

As plantas sem flores podem ser grandes aliadas para quem sofre com alergias. Algumas espécies, inclusive, podem absorver alergênicos como o mofo e a poeira. É o caso do Clorofito, que também é conhecido como gravatinha ou paulistinha.

6. Plantas melhoram a qualidade do seu sono

O fato de purificarem o ar, proporcionarem mais bem-estar ao ambiente e combaterem fungos, as plantas também podem ajudar na qualidade do sono. Entre as espécies mais conhecidas por contribuírem na indução do sono estão a Babosa, Lavanda, Gardênia e o Clorofito.

7. Plantas estimulam a criatividade

Muitas plantas, principalmente as com folhas coloridas, podem trazer inspiração para o seu dia a dia. Esse benefício ajudam bastante pessoas que trabalham com coisas mais criativas, como artes, música, artesanato e literatura. Por isso, encha seu espaço de trabalho com plantas para estimular esse lado.

8. As plantas ajudam na concentração

Quer algo para estimular a concentração? Cuidar de plantas promove uma sensação sensação terapêutica, principalmente na rotina de cuidados que elas demandam. O ato de regar, podar e mexer na terra pode se transformar em um momento de paz na sua rotina. As plantas também ajudam a ter mais foco: um estudo Royal College of Agriculture indicou que estudantes apresentam melhora da concentração em até 70% quando estão em um ambiente com plantas.

9. Plantas funcionam como protetores térmicos e ajudam a reduzir ruídos

As folhas das plantas diminuem os raios de solares e podem canalizar os ventos. Isso ajuda muito na redução de temperatura do ambiente. Além disso, elas podem absorver os ondas sonoras. Muros, corredores e telhados com plantas ou arbustos funcionam como barreiras naturais acústicas e de calor.

Últimas novidades

Câncer de ovário: causas, como identificar e tratamentos

Saúde

Câncer de ovário: causas, como identificar e tratamentos

O câncer de ovário é difícil de ser diagnosticado, sendo a segunda neoplasia ginecológica mais comum. Esse tipo de câncer é o mais letal entre os cânceres ginecológicos. Mais frequente em mulheres com mais de 40 anos, o câncer de ovário demora a apresentar sintomas, o que resulta no diagnóstico tardio. Estima-se que cerca de 75% dos casos são diagnosticados quando a doença já está avançada.

Como manter a diabetes controlada?

Saúde

Como manter a diabetes controlada?

A diabetes é uma doença metabólica em que o corpo não consegue produzir uma quantidade suficiente de insulina, hormônio responsável pelo controle da glicose no sangue. Com a falta da substância, o paciente diabético sofre com o aumento do nível de glicose na corrente sanguínea, que é o que chamamos de hiperglicemia. Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que 9 milhões de pessoas têm diabetes, e infelizmente esse é um número que só cresce a cada ano. Então, o que fazer para manter a diabetes controlada? Separamos algumas dicas que podem ajudar no problema.

Escutar música alta pode comprometer a audição?

Saúde

Escutar música alta pode comprometer a audição?

Ouvir música é um hábito que faz parte da vida de muita gente. Basta ir às ruas e observar a quantidade de pessoas com fones de ouvido imersos em seu próprio universo para se dar conta de como a música está presente em todo lugar. No entanto, é importante ficar atento ao volume e a frequência desse hábito. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), quase 50% das pessoas entre 12 e 35 anos correm o risco de sofrer perda auditiva por causa da exposição prolongada e excessiva a sons muito altos, o que corresponde a 1,1 bilhão da população.

Exercícios físicos na gravidez: qual a importância e os cuidados durante a prática

Exercício físico

Exercícios físicos na gravidez: qual a importância e os cuidados durante a prática

Quando uma mulher está grávida, surgem muitas dúvidas sobre a realização de atividades físicas durante a gestação e como isso deve ser feito sem prejudicar a saúde da nova mamãe ou do bebê que está a caminho. É importante conversar com o obstetra antes de dar início a essa rotina, mas geralmente os exercícios físicos são bastante benéficos para o desenvolvimento da gestação. Para entender melhor quais são os benefícios dessa prática, quais são os exercícios físicos mais indicados para mulheres grávidas e que cuidados são necessários, o Cuidados Mil preparou uma matéria com tudo que você precisa saber sobre o assunto.

Ver mais