Voltar para home page
Emergência

Acidente Vascular Cerebral: o que é, causas e como prevenir

Entenda abaixo como o AVC se desenvolve e quais os sintomas

Entenda abaixo como o AVC se desenvolve e quais os sintomas

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma dos problemas mais comuns no mundo inteiro. Também conhecido com derrame cerebral, ele acontece por causas variadas e pode levar à morte - ou provocar consequências graves que afetam toda a vida do paciente. A junção de alguns sintomas ajudam a identificar o problema, que precisa de um atendimento médico imediato. O AVC ainda é cercado de mitos e dúvidas, mas uma coisa é certa: o problema pode ser evitado com atitudes simples no dia a dia.

O que é um AVC e quais as causas mais comuns?

O derrame cerebral ocorre quando os vasos que transportam sangue para o cérebro sofrem alguma alteração. A região do cérebro afetada sofre uma paralisia por conta da circulação sanguínea interrompida.

O AVC pode ser isquêmico ou hemorrágico. A diferença entre os dois tipos, segundo o Ministério da Saúde, é:

  • AVC hemorrágico: representa cerca de 15% dos casos e ocorre quando um vaso cerebral se rompe, causando uma hemorragia no local. Apesar de ser menos comum, provoca mais mortes.

Como identificar um AVC?

O corpo dá alguns alertas de que está sofrendo um Acidente Vascular Cerebral. A maioria desses sinais são conhecidos. É muito importante que a pessoa receba um atendimento imediato, pois quanto antes for diagnosticado, maiores são as chances de recuperação completa. Veja abaixo os sintomas mais comuns:

  • Fraqueza ou sensação de formigamento em um lado do corpo, que geralmente abrange o rosto, braço ou perna;
  • Dificuldade para falar;
  • Confusão mental e dificuldade de compreensão;
  • Visão alterada;
  • Dor de cabeça repentina;
  • Equilíbrio e coordenação motora afetados;
  • Tontura.

Acidente Vascular Cerebral: fatores de risco e prevenção

Geralmente, o AVC é decorrente de algum outro problema de saúde. Os fatores de risco mais comuns são as doenças cardiovasculares, como hipertensão. Colesterol alto, tabagismo, diabetes do tipo II, obesidade e sedentarismo também podem ser agravantes para o problema. Velhice e histórico familiar também aumentam a probabilidade de ocorrer um Acidente Vascular Cerebral.

O AVC pode ser prevenido com a adoção de um estilo de vida mais saudável. Além de manter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos com frequência, é preciso ter atenção com a pressão cardíaca e taxas do organismo, como colesterol e glicose. Não fumar e não exagerar nas bebidas alcoólicas também são fatores que previnem o AVC e outros problemas graves de saúde.

Fonte: Ministério da Saúde

Últimas novidades

Como funciona a vacina contra HPV?

Saúde

Como funciona a vacina contra HPV?

A vacina contra HPV (Papilomavírus Humano) é uma das formas mais eficazes de prevenir a infecção, que pode ter vários tipos e níveis de gravidade. A transmissão ocorre pelo contato sexual ou de mãe para filho e pode atingir pele e mucosas. Além disso, algumas versões do vírus são agentes causadores de diversos cânceres, incluindo o do colo de útero - que, segundo a Organização Mundial da Saúde, afeta cerca de 290 milhões de mulheres no mundo inteiro. A vacina tem uma ação preventiva contra os tipos mais comuns da infecção e pode ser administrada ainda na adolescência.

4 benefícios cientificamente comprovados da meditação

Terapias

4 benefícios cientificamente comprovados da meditação

A meditação é um método milenar associado à saúde e ao bem-estar físico e mental. Não se sabe ao certo quando ou onde surgiu, já que a prática acompanha a humanidade desde os seus primórdios, mas uma coisa é certa: a meditação tem ganhado mais popularidade e, inclusive, é indicada no tratamento de diversos transtornos. O método pode ser resumido como um treinamento da mente para esvaziar ou redirecionar os pensamentos. Na prática, é muito mais do que isso e a ciência pode comprovar. Veja abaixo 4 benefícios da meditação com respaldo científico!

Vegetarianismo: o que você precisa considerar antes de fazer a transição?

Alimentação saudável

Vegetarianismo: o que você precisa considerar antes de fazer a transição?

Causa animal, saúde, cuidado com o meio ambiente ou consumo consciente: as motivações para uma pessoa se tornar vegetariana são muitas. O vegetarianismo consiste, basicamente, em não consumir produtos de origem animal (carnes, laticínios e ovos), com algumas variações. Uma pesquisa divulgada pelo Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), em abril de 2018, mostrou o crescimento da prática no país: cerca de 14% dos brasileiros se consideram vegetarianos, um aumento de 75% em comparação a 2012. Não há contraindicação para esse tipo de dieta, mas é necessário que você faça um acompanhamento médico para adequar a alimentação sem prejudicar a sua saúde.

Para que serve o Pilates? Saiba mais sobre o exercício e seus benefícios

Exercício físico

Para que serve o Pilates? Saiba mais sobre o exercício e seus benefícios

Relaxamento, flexibilidade, prevenção de lesões, condicionamento físico, mais disposição… todos esses benefícios motivam quem busca o Pilates como atividade física. A técnica do exercício ajuda a fortalecer a musculatura e, inclusive, é indicada na reabilitação de lesões e no tratamento de problemas da coluna ou outras áreas do corpo. É possível praticar em academias e espaços especializados, assim como centros de fisioterapia para alguns casos. As aulas de pilates precisam ser personalizadas de acordo com o problema ou necessidade do praticante. Como qualquer atividade física, é importante ter o acompanhamento de um profissional especialista.

Ver mais