Voltar para home page
Terapias

Acupuntura: entenda o que é essa terapia, indicações e efeitos na saúde

Saiba mais sobre a acupuntura e os benefícios dessa técnica oriental

Saiba mais sobre a acupuntura e os benefícios dessa técnica oriental

A acupuntura é uma técnica oriental que consiste no uso de agulhas em partes específicas do corpo com o objetivo de melhorar o bem-estar individual e promover o equilíbrio do corpo. Inclusive, a acupuntura é tão benéfica que vem sendo cada vez mais indicada como terapia complementar para diversas doenças que afetam a parte física e psicológica. Para entender melhor como o procedimento funciona, para quem ele é indicado e quais são os benefícios da acupuntura para o corpo, o Cuidados Mil reuniu as principais informações sobre isso. Confira!

Acupuntura: como funciona essa técnica terapêutica?

Os princípios da acupuntura são baseados na ideia de que o corpo humano possui uma rede complexa de transmissão de energia que se espalha por todo o organismo. Cada região que tem um acúmulo maior de energia é chamada de meridiano. O problema é que quando os meridianos sofrem alguma alteração, isso pode refletir significativamente na nossa saúde, podendo causar dor, cansaço, fraqueza e outros sintomas. Quando alguém sente uma forte dor de cabeça, por exemplo, isso pode ser derivado do acúmulo de energia nessa região, e o acupunturista trabalha para melhorar a circulação de energia pelo corpo e restabelecer o equilíbrio.

A acupuntura é um método seguro e indicado para quase todas as pessoas

No geral, qualquer pessoa está apta para realizar sessões de acupuntura, exceto quem possui algum tipo de doença hematológica ou tem alergia a metais, que normalmente é o material das agulhas que espetam o corpo. Se a pessoa apresentar inchaço, sangramentos ou hematomas nas regiões principais da acupuntura, também é importante consultar um clínico geral para se certificar de que não haverá nenhum problema. Mas, para qualquer outro caso a acupuntura é recomendada. Seja para quem tem doenças respiratórias, problemas bucais, neurológicos, ortopédicos, gastrointestinais e até distúrbios de sono e psicológicos: o método terapêutico costuma ajudar bastante.

Até quem não tem nenhum problema de saúde também pode se beneficiar com a acupuntura, já que ela é voltada principalmente para equilibrar os campos energéticos do corpo e melhorar o nosso bem-estar. Mas um cuidado necessário ao participar de uma dessas sessões é evitar o jejum prolongado e consumo de café e chá preto.

Os benefícios da acupuntura vão de redução de estresse a diminuição de dores crônicas

Além de servir como um tratamento complementar a várias doenças físicas, a acupuntura também é uma excelente ferramenta de redução de estresse e ansiedade, e pode ser indicada por psiquiatras e psicólogos. Outra vantagem desse método terapêutico é que ele alivia dores como enxaqueca, cólicas menstruais e até mesmo as dores causadas pela fibromialgia. E não para por aí: a acupuntura também auxilia no rejuvenescimento da pele, pois a aplicação de agulhas estimula a produção de colágeno, e diminui sintomas alérgicos provocados pela rinite.

Últimas novidades

Saúde mental na adolescência e juventude: há sempre uma saída!

Saúde

Saúde mental na adolescência e juventude: há sempre uma saída!

A saúde mental na adolescência e juventude é um assunto muito importante e que deve ser falado. Essa é uma fase de mudanças em todos os sentidos, que quase sempre vêm acompanhadas de dúvidas e cobranças.  Qual profissão devo seguir? Como conseguir emprego? Será que devo me casar? Está na hora de ter filhos? Aluguel ou casa própria? Se pudéssemos olhar dentro da mente de um jovem, certamente encontraremos mais perguntas do que respostas.

Psicólogo ou psiquiatra: entenda o papel dos especialistas em saúde mental

Terapias

Psicólogo ou psiquiatra: entenda o papel dos especialistas em saúde mental

Nem todo mundo sabe quais são as diferenças entre psicólogo e psiquiatra, mas cada profissional tem uma função bem específica dentro do campo da saúde mental. Tudo começa, inclusive, pela formação de cada profissional, já que são especializados em áreas diferentes. Em muitos casos, o psicólogo e o psiquiatra trabalham em conjunto e de forma complementar, cada um auxiliando em um aspecto da vida do paciente.

Como é feito o tratamento de canal?

Odontologia

Como é feito o tratamento de canal?

Cuidar da saúde dos dentes é fundamental para manter um sorriso bonito. Consultas regulares ao dentista são super importantes, pois alguns procedimentos de rotina são necessários e somente o especialista poderá avaliar, por exemplo, quando realizar o tratamento de canal.  Só de ouvir o nome, a maioria das pessoas tem receio de realizar esse procedimento. Para esclarecer como é realizado o tratamento de canal, quais são as etapas e quais os cuidados necessários após o procedimento, o Cuidados Mil preparou uma matéria com tudo o que você precisa saber sobre esse assunto.

Qual a importância das vacinas para prevenir doenças e garantir a saúde da população?

Saúde

Qual a importância das vacinas para prevenir doenças e garantir a saúde da população?

Com a pandemia do novo coronavírus, as vacinas voltaram a ser a prioridade entre a comunidade científica e a própria população. O que poucos sabem é que as vacinas fazem parte da realidade há séculos e são consideradas umas das principais medidas preventivas contra doenças graves. No Brasil, a vacina surgiu em 1804 para combater a varíola, um quadro contagioso e muito perigoso para a época, mas que já foi erradicado depois de uma campanha de vacinação em massa organizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) por volta de 1970. Ainda assim, muitas pessoas não entendem o processo de desenvolvimento de imunizações e nem a importância de não deixar de se vacinar.

Ver mais