Acupuntura: entenda o que é essa terapia, indicações e efeitos na saúde

A acupuntura é uma técnica oriental que consiste no uso de agulhas em partes específicas do corpo com o objetivo de melhorar o bem-estar individual e promover o equilíbrio do corpo. Inclusive, a acupuntura é tão benéfica que vem sendo cada vez mais indicada como terapia complementar para diversas doenças que afetam a parte física e psicológica. Para entender melhor como o procedimento funciona, para quem ele é indicado e quais são os benefícios da acupuntura para o corpo, o Cuidados Mil reuniu as principais informações sobre isso. Confira!

Acupuntura: como funciona essa técnica terapêutica?

Os princípios da acupuntura são baseados na ideia de que o corpo humano possui uma rede complexa de transmissão de energia que se espalha por todo o organismo. Cada região que tem um acúmulo maior de energia é chamada de meridiano. O problema é que quando os meridianos sofrem alguma alteração, isso pode refletir significativamente na nossa saúde, podendo causar dor, cansaço, fraqueza e outros sintomas. Quando alguém sente uma forte dor de cabeça, por exemplo, isso pode ser derivado do acúmulo de energia nessa região, e o acupunturista trabalha para melhorar a circulação de energia pelo corpo e restabelecer o equilíbrio.

A acupuntura é um método seguro e indicado para quase todas as pessoas

No geral, qualquer pessoa está apta para realizar sessões de acupuntura, exceto quem possui algum tipo de doença hematológica ou tem alergia a metais, que normalmente é o material das agulhas que espetam o corpo. Se a pessoa apresentar inchaço, sangramentos ou hematomas nas regiões principais da acupuntura, também é importante consultar um clínico geral para se certificar de que não haverá nenhum problema. Mas, para qualquer outro caso a acupuntura é recomendada. Seja para quem tem doenças respiratórias, problemas bucais, neurológicos, ortopédicos, gastrointestinais e até distúrbios de sono e psicológicos: o método terapêutico costuma ajudar bastante.

Até quem não tem nenhum problema de saúde também pode se beneficiar com a acupuntura, já que ela é voltada principalmente para equilibrar os campos energéticos do corpo e melhorar o nosso bem-estar. Mas um cuidado necessário ao participar de uma dessas sessões é evitar o jejum prolongado e consumo de café e chá preto.

Os benefícios da acupuntura vão de redução de estresse a diminuição de dores crônicas

Além de servir como um tratamento complementar a várias doenças físicas, a acupuntura também é uma excelente ferramenta de redução de estresse e ansiedade, e pode ser indicada por psiquiatras e psicólogos. Outra vantagem desse método terapêutico é que ele alivia dores como enxaqueca, cólicas menstruais e até mesmo as dores causadas pela fibromialgia. E não para por aí: a acupuntura também auxilia no rejuvenescimento da pele, pois a aplicação de agulhas estimula a produção de colágeno, e diminui sintomas alérgicos provocados pela rinite.