Álcool gel pode causar intoxicação e queimaduras? Veja quais cuidados tomar durante o uso!

Com a pandemia do novo coronavírus, o álcool gel se tornou um item indispensável nas casas, comércios e bolsas dos brasileiros: esse é um método seguro para higienizar as mãos e os objetos contra o agente causador da Covid-19. Porém, até para a proteção é necessário cautela. O álcool, mesmo no formato em gel, pode causar intoxicação se não for utilizado de forma adequada. É preciso ficar atento ao uso para que a higiene não se torne um problema de saúde. Confira!

Intoxicação por álcool em gel é mais comum em crianças

As crianças podem se tornar um grupo vulnerável quando falamos da Covid-19: até os 2 anos de idade, não é recomendado que elas usem máscaras nesse caso, lavar as mãos com água e sabão é a higienização mais recomendada, restrinja o uso do álcool gel para as ocasiões em que a lavagem das mãos não for possível.

As crianças, principalmente as menores de 5 anos, costumam levar as mãos à boca com frequência, é essencial que se tome o máximo de cuidado possível, pois isso pode levar a um quadro de intoxicação. O índice de possibilidade de intoxicação é baixo, mas a atenção dos pais e responsáveis é fundamental. O ideal é que a aplicação de álcool gel seja supervisionada por um adulto.

Excesso de álcool gel pode causar dermatite

Os adultos também devem ficar atentos ao uso do álcool gel na hora de higienizar as mãos. A intoxicação é um risco muito menor nesse grupo, mas outras áreas do corpo podem sair prejudicadas, e a pele é a principal delas. O uso constante e indiscriminado do álcool gel acaba removendo a camada de gordura da pele responsável pela proteção contra germes comuns no dia a dia. Sem essa proteção, a pele fica exposta, facilitando as infecções e inflamações cutâneas, como a dermatite.

Exposição imediata ao sol depois do uso de álcool gel pode causar manchas na pele

Existem alguns cuidados que podem e devem ser tomados com o uso do álcool gel no cotidiano. O método de higiene é utilizado devido à sua praticidade e por secar rapidamente na pele, mas o recomendado é que você espere um pouco para se expor ao sol. Isso porque o álcool gel pode causar manchas e queimaduras na pele. Além disso, dentro de casa, o ideal é que os frascos de álcool gel ou líquido fiquem longe do alcance das crianças para evitar a ingestão. Se isso ocorrer, consulte um médico imediatamente.