Voltar para home page
Alimentação saudável

Alimentação low carb: quais os benefícios, malefícios e cuidados com esse tipo de dieta?

Dieta low carb precisa ser acompanhada por nutricionista

Dieta low carb precisa ser acompanhada por nutricionista

Conhecida como Low Carb por diminuir consideravelmente a ingestão de carboidratos, esse é um dos planos alimentares cada vez mais usado pelas pessoas que buscam perder peso. Isso porque a base desse tipo de dieta são alimentos ricos em proteínas que contribuem para a rápida diminuição da gordura corporal. Mas, afinal, você sabe como funciona a dieta low carb? Para saber mais sobre o assunto, separamos os principais benefícios e cuidados com esse tipo de alimentação. Confira!

Como funciona a dieta low carb?

Como o próprio nome já diz, a dieta low carb têm como objetivo diminuir o consumo de carboidratos, principalmente os brancos, enquanto aumenta a ingestão de proteínas. Diferente da alimentação convencional, os métodos low carb recomendam que os carboidratos, como arroz, pão, batata e macarrão, sejam entre 45% a 5% do que você consome em um dia.

Diferente das outras dietas, a low carb não possui muitas restrições em relação à quantidade de alimentos que você pode comer em cada refeição. Nesse caso, o objetivo é dar mais espaço para as proteínas e priorizar legumes e verduras com menos carboidratos e menor índice glicêmico. Mas lembre-se de sempre buscar o equilíbrio!

Dieta low carb oferece vários benefícios para o organismo

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, a alimentação low carb não é apenas uma dieta para perder peso. Na verdade, ela é capaz de trazer diferentes benefícios para a saúde. Por ser um regime com apenas alimentos de índice glicêmico baixo ou moderado, ele pode ajudar a prevenir a diabetes de tipo 2, por exemplo, já que o nível de glicose no sangue tende a ser menor. Outra vantagem da low carb é o aumento da ingestão de proteínas, que são alimentos que estimulam a saciedade. Além disso, as proteínas são nutrientes construtores que influenciam diretamente nos hormônios e anticorpos.

É preciso ter cuidado na hora de diminuir a ingestão de carboidratos

É claro que não existe nenhum método que seja 100% benéfico. Por isso, é comum que existam alguns malefícios em relação a dieta low carb. Para evitar qualquer problema, o primeiro passo é saber equilibrar a sua dieta. Isso porque a rápida redução de carboidratos pode provocar alguns problemas ao seu organismo. A dieta com restrição de carboidratos deve ser indicada apenas por motivos clínicos e precisa ser acompanhada por um nutricionista.

Últimas novidades

Diabetes I e II: qual a diferença entre os dois tipos da doença?

Saúde

Diabetes I e II: qual a diferença entre os dois tipos da doença?

Diabetes é uma das doenças mais comuns e que mais matam no mundo. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), existem mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença no Brasil e os números não param de crescer. Em muitos casos, uma pessoa pode ser diabética sem saber. A diabetes pode se manifestar nos tipos I e II: com ações diferentes no organismo, cada uma demanda um cuidado específico. Entenda mais e veja como evitar as complicações graves.

Quarentena: 5 práticas de autocuidado para deixar seus dias mais leves

Bem-estar

Quarentena: 5 práticas de autocuidado para deixar seus dias mais leves

As recomendações dos principais órgãos de saúde são claras: é preciso ficar em casa para se proteger do novo coronavírus. A quarentena, no entanto, pode ser muito estressante: afinal, estamos no meio de uma pandemia e longe dos amigos e família. Nesse momento, se promover alguns momentos de autocuidado e relaxamento podem ajudar. Pensando nisso, separamos 5 práticas para você cuidar do seu bem-estar físico e emocional e deixar os seus dias mais leves durante esse período difícil. Confira!

Candidíase: o que causa e como aliviar o desconforto?

Saúde

Candidíase: o que causa e como aliviar o desconforto?

A candidíase é uma doença causada por fungos que, em geral, atinge mais a região genital do corpo. Apesar da infecção poder afetar ambos os sexos, as mulheres são as que mais sofrem com o incômodo. A candidíase causa muito desconforto e pode ser desencadeada por desequilíbrios no sistema imunológico, estresse e uso de roupas muito apertadas. Os sintomas mais comuns são ardência, coceira, inchaço, corrimento, dor ao urinar e durante as relações sexuais. Entenda mais sobre o problema e como aliviar!

Como manter o sono regulado na quarentena?

Bem-estar

Como manter o sono regulado na quarentena?

A má qualidade de sono pode trazer diversos prejuízos para a saúde do corpo e da mente. É durante a noite que o organismo passa por processos metabólicos importantes para o seu funcionamento. Dormir a quantidade de horas recomendadas é fundamental para que o corpo se recupere energeticamente. Durante a quarentena, no entanto, as mudanças de rotina, associadas com o estresse e alimentação, podem desregular o sono e até mesmo contribuir para a insônia. Confira algumas dicas de como combater esse problema e dormir melhor nesse período complicado!

Ver mais