Alimentação low carb: quais os benefícios, malefícios e cuidados com esse tipo de dieta?

Pessoas montando pratoConhecida como Low Carb por diminuir consideravelmente a ingestão de carboidratos, esse é um dos planos alimentares cada vez mais usado pelas pessoas que buscam perder peso. Isso porque a base desse tipo de dieta são alimentos ricos em proteínas que contribuem para a rápida diminuição da gordura corporal. Mas, afinal, você sabe como funciona a dieta low carb? Para saber mais sobre o assunto, separamos os principais benefícios e cuidados com esse tipo de alimentação. Confira!

Como funciona a dieta low carb?

Como o próprio nome já diz, a dieta low carb têm como objetivo diminuir o consumo de carboidratos, principalmente os brancos, enquanto aumenta a ingestão de proteínas. Diferente da alimentação convencional, os métodos low carb recomendam que os carboidratos, como arroz, pão, batata e macarrão, sejam entre 45% a 5% do que você consome em um dia.

Diferente das outras dietas, a low carb não possui muitas restrições em relação à quantidade de alimentos que você pode comer em cada refeição. Nesse caso, o objetivo é dar mais espaço para as proteínas e priorizar legumes e verduras com menos carboidratos e menor índice glicêmico. Mas lembre-se de sempre buscar o equilíbrio!

Dieta low carb oferece vários benefícios para o organismo

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, a alimentação low carb não é apenas uma dieta para perder peso. Na verdade, ela é capaz de trazer diferentes benefícios para a saúde. Por ser um regime com apenas alimentos de índice glicêmico baixo ou moderado, ele pode ajudar a prevenir a diabetes de tipo 2, por exemplo, já que o nível de glicose no sangue tende a ser menor. Outra vantagem da low carb é o aumento da ingestão de proteínas, que são alimentos que estimulam a saciedade. Além disso, as proteínas são nutrientes construtores que influenciam diretamente nos hormônios e anticorpos.

É preciso ter cuidado na hora de diminuir a ingestão de carboidratos

É claro que não existe nenhum método que seja 100% benéfico. Por isso, é comum que existam alguns malefícios em relação a dieta low carb. Para evitar qualquer problema, o primeiro passo é saber equilibrar a sua dieta. Isso porque a rápida redução de carboidratos pode provocar alguns problemas ao seu organismo. A dieta com restrição de carboidratos deve ser indicada apenas por motivos clínicos e precisa ser acompanhada por um nutricionista.