Voltar para home page
Saúde

Amamentação e chupetas: quais os benefícios para a saúde e desenvolvimento do bebê?

Veja a interferência da amamentação e da chupeta no desenvolvimento e saúde do bebê

Veja a interferência da amamentação e da chupeta no desenvolvimento e saúde do bebê

A amamentação e o uso de chupetas trazem vários benefícios para o desenvolvimento da criança. O leite materno é um composto natural e completo que possui todas as substâncias necessárias para os recém-nascidos. Ele ajuda a proteger contra doenças causadas por vírus e bactérias e ainda possui os nutrientes necessários para o crescimento do bebê até o sexto mês de vida. A amamentação materna tem ainda outra função: ela exercita a musculatura facial responsável pela mastigação e diversas outras regiões da face. É durante esse período que estímulos constantes promovem o crescimento da mandíbula e o posicionamento ideal para o nascimento dos dentes.

Já a chupeta faz parte de uma das fases da infância conhecida como fase oral. Esse comportamento é importante, pois tem impactos emocionais, psicológicos e nutricionais - e pode ser usado quando necessário, mas evitando que se transforme em um hábito. É muito importante que os pais saibam o momento de retirar a chupeta.

Aleitamento artificial só quando é inevitável!

O aleitamento artificial é indicado quando as mães contraem doenças transmissíveis ou são portadoras de vírus como da hepatite e AIDS - neste caso, o corpo médico recomenda que não aconteça a amamentação.
Nesses casos, o ritual da mamadeira deve ser o mais parecido possível com o da amamentação natural – e aí o pediatra e odontopediatra são grandes aliados. Os profissionais podem orientar quanto ao tipo de bico da mamadeira a ser utilizado, posicionamento da criança durante o processo e limpeza desses utensílios.

Como fazer desmame da mamadeira?

A retirada da mamadeira também deve acontecer de forma gradativa e progressiva a partir do sexto mês - e o odontopediatra e o pediatra têm importante papel nessas orientações, prazos recomendados e a introdução gradativa de novos alimentos com consistências variadas. A eliminação completa da mamadeira noturna deve ocorrer, preferencialmente, antes do nascimento dos dentes de leite – sempre evitando colocar açúcar na alimentação.

Quando e como tirar a chupeta?

A suspensão desse hábito deve acontecer até os dois anos de idade. Uma das principais dicas é evitar deixar a chupeta pendurada na roupa da criança o tempo todo - tornando o acesso a ela mais difícil. Em alguns casos, o pequeno tem necessidade de um elemento de transição, como, por exemplo, um bichinho de pelúcia ou outro objeto de apego.

Fonte: Dra. Glenda Nahás Bergamasco Dreuzzo - Especialista em Odontopediatria

Últimas novidades

Os 10 alimentos mais ricos em fibras e os efeitos no seu organismo

Bem-estar

Os 10 alimentos mais ricos em fibras e os efeitos no seu organismo

Para manter a saúde em dia, é essencial ter cuidado com a alimentação. Uma dieta equilibrada e rica em nutrientes pode prevenir diversas doenças e ajudar a tratar outras. As fibras, por exemplo, não são nutrientes, mas são elementos essenciais para o sistema digestivo e que melhoram a função intestinal, prevenindo diversas doenças. Por isso, é muito importante ter uma alimentação abundante nessa substância. Descubra aqui 10 alimentos ricos em fibras para incluir na sua dieta.

Câncer de pele: tipos mais comuns, sintomas e tratamentos

Saúde

Câncer de pele: tipos mais comuns, sintomas e tratamentos

O câncer de pele é um dos mais frequentes no Brasil. Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), esse tipo de câncer representa 25% dos tumores malignos identificados no país, o que significa que cerca de 180 mil brasileiros são diagnosticados por ano com a doença. A principal causa desse tipo de câncer é o excesso de exposição solar, que resulta no crescimento descontrolado das células presentes na pele. O câncer de pele é discreto e normalmente se manifesta com pequenas pintas que crescem devagar, que às vezes nem parecem preocupantes. Por isso, é importante ficar atento a qualquer irregularidade na pele. Confira abaixo tudo sobre o câncer de pele!

Infarto do miocárdio: como identificar um ataque cardíaco?

Saúde

Infarto do miocárdio: como identificar um ataque cardíaco?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 17 milhões de pessoas morrem de problemas cardiovasculares, como o infarto do miocárdio, todos os anos no mundo. Em casos de ataque cardíaco, receber os cuidados médicos necessários o quanto antes pode salvar muitas vidas. Por isso, é fundamental ser capaz de identificar um infarto e saber o que fazer de imediato. Veja algumas dicas abaixo!

Quais as causas mais comuns das pedras na vesícula?

Saúde

Quais as causas mais comuns das pedras na vesícula?

As pedras na vesícula são mais comuns do que se imagina e podem aparecer por diferentes razões. A principal função da vesícula é servir de recipiente para a bile, um líquido produzido no tecido hepático que auxilia na digestão dos alimentos e seus nutrientes. Mas o que acontece quando esse órgão é afetado por um desequilíbrio? A bile começa a empedrar - e é aí que surgem os cálculos biliares, popularmente conhecidos como pedras na vesícula. Entenda mais abaixo!

Ver mais