Amamentação e chupetas: quais os benefícios para a saúde e desenvolvimento do bebê?

Bebê dormindo com chupetaA amamentação e o uso de chupetas trazem vários benefícios para o desenvolvimento da criança. O leite materno é um composto natural e completo que possui todas as substâncias necessárias para os recém-nascidos. Ele ajuda a proteger contra doenças causadas por vírus e bactérias e ainda possui os nutrientes necessários para o crescimento do bebê até o sexto mês de vida. A amamentação materna tem ainda outra função: ela exercita a musculatura facial responsável pela mastigação e diversas outras regiões da face. É durante esse período que estímulos constantes promovem o crescimento da mandíbula e o posicionamento ideal para o nascimento dos dentes.

Já a chupeta faz parte de uma das fases da infância conhecida como fase oral. Esse comportamento é importante, pois tem impactos emocionais, psicológicos e nutricionais – e pode ser usado quando necessário, mas evitando que se transforme em um hábito. É muito importante que os pais saibam o momento de retirar a chupeta.

Aleitamento artificial só quando é inevitável!

O aleitamento artificial é indicado quando as mães contraem doenças transmissíveis ou são portadoras de vírus como da hepatite e AIDS – neste caso, o corpo médico recomenda que não aconteça a amamentação.
Nesses casos, o ritual da mamadeira deve ser o mais parecido possível com o da amamentação natural – e aí o pediatra e odontopediatra são grandes aliados. Os profissionais podem orientar quanto ao tipo de bico da mamadeira a ser utilizado, posicionamento da criança durante o processo e limpeza desses utensílios.

Como fazer desmame da mamadeira?

A retirada da mamadeira também deve acontecer de forma gradativa e progressiva a partir do sexto mês – e o odontopediatra e o pediatra têm importante papel nessas orientações, prazos recomendados e a introdução gradativa de novos alimentos com consistências variadas. A eliminação completa da mamadeira noturna deve ocorrer, preferencialmente, antes do nascimento dos dentes de leite – sempre evitando colocar açúcar na alimentação.

Quando e como tirar a chupeta?

A suspensão desse hábito deve acontecer até os dois anos de idade. Uma das principais dicas é evitar deixar a chupeta pendurada na roupa da criança o tempo todo – tornando o acesso a ela mais difícil. Em alguns casos, o pequeno tem necessidade de um elemento de transição, como, por exemplo, um bichinho de pelúcia ou outro objeto de apego.

Fonte: Dra. Glenda Nahás Bergamasco Dreuzzo – Especialista em Odontopediatria