Voltar para home page
Saúde

Amamentação e chupetas: quais os benefícios para a saúde e desenvolvimento do bebê?

Veja a interferência da amamentação e da chupeta no desenvolvimento e saúde do bebê

Veja a interferência da amamentação e da chupeta no desenvolvimento e saúde do bebê

A amamentação e o uso de chupetas trazem vários benefícios para o desenvolvimento da criança. O leite materno é um composto natural e completo que possui todas as substâncias necessárias para os recém-nascidos. Ele ajuda a proteger contra doenças causadas por vírus e bactérias e ainda possui os nutrientes necessários para o crescimento do bebê até o sexto mês de vida. A amamentação materna tem ainda outra função: ela exercita a musculatura facial responsável pela mastigação e diversas outras regiões da face. É durante esse período que estímulos constantes promovem o crescimento da mandíbula e o posicionamento ideal para o nascimento dos dentes.

Já a chupeta faz parte de uma das fases da infância conhecida como fase oral. Esse comportamento é importante, pois tem impactos emocionais, psicológicos e nutricionais - e pode ser usado quando necessário, mas evitando que se transforme em um hábito. É muito importante que os pais saibam o momento de retirar a chupeta.

Aleitamento artificial só quando é inevitável!

O aleitamento artificial é indicado quando as mães contraem doenças transmissíveis ou são portadoras de vírus como da hepatite e AIDS - neste caso, o corpo médico recomenda que não aconteça a amamentação.
Nesses casos, o ritual da mamadeira deve ser o mais parecido possível com o da amamentação natural – e aí o pediatra e odontopediatra são grandes aliados. Os profissionais podem orientar quanto ao tipo de bico da mamadeira a ser utilizado, posicionamento da criança durante o processo e limpeza desses utensílios.

Como fazer desmame da mamadeira?

A retirada da mamadeira também deve acontecer de forma gradativa e progressiva a partir do sexto mês - e o odontopediatra e o pediatra têm importante papel nessas orientações, prazos recomendados e a introdução gradativa de novos alimentos com consistências variadas. A eliminação completa da mamadeira noturna deve ocorrer, preferencialmente, antes do nascimento dos dentes de leite – sempre evitando colocar açúcar na alimentação.

Quando e como tirar a chupeta?

A suspensão desse hábito deve acontecer até os dois anos de idade. Uma das principais dicas é evitar deixar a chupeta pendurada na roupa da criança o tempo todo - tornando o acesso a ela mais difícil. Em alguns casos, o pequeno tem necessidade de um elemento de transição, como, por exemplo, um bichinho de pelúcia ou outro objeto de apego.

Fonte: Dra. Glenda Nahás Bergamasco Dreuzzo - Especialista em Odontopediatria

Últimas novidades

Entenda como funciona o sistema linfático do corpo humano

Saúde

Entenda como funciona o sistema linfático do corpo humano

O sistema linfático engloba um complexo conjunto de órgãos, tecidos, vasos e dutos que se distribuem por todo o corpo. Sua principal função é a produção de células de defesa do organismo, o que fortalece o nosso sistema imunológico. Além disso, o sistema linfático também é responsável por filtrar e drenar o excesso de líquido do corpo, eliminando impurezas e “devolvendo” o sangue purificado para o nosso organismo. Ou seja, na prática isso quer dizer que qualquer parte do corpo que possua circulação sanguínea tem também a circulação linfática (embora não usem os mesmos vasos, eles “dialogam”). Para facilitar a compreensão desse complexo sistema, reunimos algumas informações sobre o assunto.

6 perguntas e respostas sobre a doação de sangue

Saúde

6 perguntas e respostas sobre a doação de sangue

Doar sangue é um ato voluntário e solidário que pode ajudar a salvar muitas vidas. Em uma única doação, cerca de 450 ml de sangue são coletados, o que, na prática, consegue ajudar até quatro pacientes que precisam do material para sobreviver. Contudo, é comum que algumas dúvidas apareçam ao longo do caminho para quem quer ser um doador e nunca realizou a doação antes. Quem pode doar sangue? O que é necessário para ser um doador? Quantas vezes por ano é possível fazer isso? Para esclarecer o que você precisa saber sobre o assunto, separamos as principais perguntas sobre doação de sangue e respondemos a seguir.

Beber água promove benefícios para a saúde que você nem imagina. Veja alguns!

Alimentação saudável

Beber água promove benefícios para a saúde que você nem imagina. Veja alguns!

A água é uma substância essencial na vida de qualquer ser vivo. Com o verão se aproximando, a ingestão desse líquido se torna ainda mais necessária na nossa rotina: seja para nos manter hidratados ou para matar a nossa sede nos dias mais quentes. O melhor de tudo é que, além de não ter calorias, a água é capaz de promover diversos benefícios para o nosso corpo, alguns já conhecidos; outros nem tanto. Ficou curioso? O Cuidados Mil te conta as vantagens que esse líquido pode trazer para a nossa vida a seguir!

Novembro azul: entenda a importância da conscientização sobre o câncer de próstata

Saúde

Novembro azul: entenda a importância da conscientização sobre o câncer de próstata

O câncer de próstata é um dos tipos mais comuns quando o assunto é a saúde do homem. A doença atinge o órgão masculino que é responsável pela produção do sêmen (próstata) e raramente apresenta sintomas iniciais, e é justamente por isso que a detecção precoce é tão importante. Logo, o Novembro Azul é uma campanha de conscientização sobre o câncer de próstata bastante necessária, principalmente para homens com idade superior a 50 anos, que são as principais vítimas dessa doença. A seguir, separamos as principais informações sobre o câncer de próstata, como sintomas, tratamento e a melhor forma de preveni-lo.

Ver mais