Voltar para home page
Saúde

Amamentação e chupetas: quais os benefícios para a saúde e desenvolvimento do bebê?

Veja a interferência da amamentação e da chupeta no desenvolvimento e saúde do bebê

Veja a interferência da amamentação e da chupeta no desenvolvimento e saúde do bebê

A amamentação e o uso de chupetas trazem vários benefícios para o desenvolvimento da criança. O leite materno é um composto natural e completo que possui todas as substâncias necessárias para os recém-nascidos. Ele ajuda a proteger contra doenças causadas por vírus e bactérias e ainda possui os nutrientes necessários para o crescimento do bebê até o sexto mês de vida. A amamentação materna tem ainda outra função: ela exercita a musculatura facial responsável pela mastigação e diversas outras regiões da face. É durante esse período que estímulos constantes promovem o crescimento da mandíbula e o posicionamento ideal para o nascimento dos dentes.

Já a chupeta faz parte de uma das fases da infância conhecida como fase oral. Esse comportamento é importante, pois tem impactos emocionais, psicológicos e nutricionais - e pode ser usado quando necessário, mas evitando que se transforme em um hábito. É muito importante que os pais saibam o momento de retirar a chupeta.

Aleitamento artificial só quando é inevitável!

O aleitamento artificial é indicado quando as mães contraem doenças transmissíveis ou são portadoras de vírus como da hepatite e AIDS - neste caso, o corpo médico recomenda que não aconteça a amamentação.
Nesses casos, o ritual da mamadeira deve ser o mais parecido possível com o da amamentação natural – e aí o pediatra e odontopediatra são grandes aliados. Os profissionais podem orientar quanto ao tipo de bico da mamadeira a ser utilizado, posicionamento da criança durante o processo e limpeza desses utensílios.

Como fazer desmame da mamadeira?

A retirada da mamadeira também deve acontecer de forma gradativa e progressiva a partir do sexto mês - e o odontopediatra e o pediatra têm importante papel nessas orientações, prazos recomendados e a introdução gradativa de novos alimentos com consistências variadas. A eliminação completa da mamadeira noturna deve ocorrer, preferencialmente, antes do nascimento dos dentes de leite – sempre evitando colocar açúcar na alimentação.

Quando e como tirar a chupeta?

A suspensão desse hábito deve acontecer até os dois anos de idade. Uma das principais dicas é evitar deixar a chupeta pendurada na roupa da criança o tempo todo - tornando o acesso a ela mais difícil. Em alguns casos, o pequeno tem necessidade de um elemento de transição, como, por exemplo, um bichinho de pelúcia ou outro objeto de apego.

Fonte: Dra. Glenda Nahás Bergamasco Dreuzzo - Especialista em Odontopediatria

Últimas novidades

O que é autismo? Entenda mais sobre o Transtorno do Espectro Autista

Saúde

O que é autismo? Entenda mais sobre o Transtorno do Espectro Autista

O autismo (ou Transtorno do Espectro Autista, o TEA) é uma condição psiquiátrica que atinge aproximadamente 2 milhões de pessoas no Brasil. O transtorno leva a alcunha de “espectro” por interferir e dificultar várias áreas do desenvolvimento humano: socialização, comunicação verbal e não-verbal, aprendizagem e emoções. O TEA pode se manifestar em diferentes níveis e intensidade, o que define quais áreas serão mais afetadas.

O que 30 minutos de caminhada por dia fazem por você?

Exercício físico

O que 30 minutos de caminhada por dia fazem por você?

Além de garantir um corpo mais saudável, fazer exercícios físicos pode prevenir muitas doenças. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o sedentarismo o quarto maior fator de risco de morte no mundo, mas nem todos têm tempo ou dinheiro para, por exemplo, frequentar uma academia. Por outro lado, caminhar é uma alternativa simples, fácil e indicada para todas as idades. Descubra os benefícios que apenas 30 minutos de caminhada por dia podem fazer por você!

Quando a febre indica que é hora de procurar um médico?

Saúde

Quando a febre indica que é hora de procurar um médico?

A febre é um aumento da temperatura corporal e costuma ser um sinal de que algo não vai bem. Geralmente, é indicativo de que o organismo está combatendo alguma infecção causada por algum vírus ou bactéria. A febre pode ser um sintoma de uma simples gripe, mas também de doenças mais graves, como dengue, zika e chikungunya, por isso é muito importante saber a hora certa de trocar os cuidados caseiros pela ajuda médica.

7 sinais que indicam a depressão

Terapias

7 sinais que indicam a depressão

A depressão é uma doença psiquiátrica séria que atinge, em média, 2 milhões de pessoas por ano em todo o Brasil. Por muito tempo tratada como um momento breve de tristeza, a depressão está desenhando seus contornos na medicina e sendo considerada como realmente é: uma doença real, perigosa e que pode ser fatal se não tratada corretamente. Para isso, é necessário que o paciente receba o máximo de apoio de familiares e amigos, além de tratamento,. Se você suspeita que algum conhecido pode estar entrando em depressão, fique atento a 7 sinais que ele pode manifestar.

Ver mais