Voltar para home page
Saúde

Amamentação e chupetas: quais os benefícios para a saúde e desenvolvimento do bebê?

Veja a interferência da amamentação e da chupeta no desenvolvimento e saúde do bebê

Veja a interferência da amamentação e da chupeta no desenvolvimento e saúde do bebê

A amamentação e o uso de chupetas trazem vários benefícios para o desenvolvimento da criança. O leite materno é um composto natural e completo que possui todas as substâncias necessárias para os recém-nascidos. Ele ajuda a proteger contra doenças causadas por vírus e bactérias e ainda possui os nutrientes necessários para o crescimento do bebê até o sexto mês de vida. A amamentação materna tem ainda outra função: ela exercita a musculatura facial responsável pela mastigação e diversas outras regiões da face. É durante esse período que estímulos constantes promovem o crescimento da mandíbula e o posicionamento ideal para o nascimento dos dentes.

Já a chupeta faz parte de uma das fases da infância conhecida como fase oral. Esse comportamento é importante, pois tem impactos emocionais, psicológicos e nutricionais - e pode ser usado quando necessário, mas evitando que se transforme em um hábito. É muito importante que os pais saibam o momento de retirar a chupeta.

Aleitamento artificial só quando é inevitável!

O aleitamento artificial é indicado quando as mães contraem doenças transmissíveis ou são portadoras de vírus como da hepatite e AIDS - neste caso, o corpo médico recomenda que não aconteça a amamentação.
Nesses casos, o ritual da mamadeira deve ser o mais parecido possível com o da amamentação natural – e aí o pediatra e odontopediatra são grandes aliados. Os profissionais podem orientar quanto ao tipo de bico da mamadeira a ser utilizado, posicionamento da criança durante o processo e limpeza desses utensílios.

Como fazer desmame da mamadeira?

A retirada da mamadeira também deve acontecer de forma gradativa e progressiva a partir do sexto mês - e o odontopediatra e o pediatra têm importante papel nessas orientações, prazos recomendados e a introdução gradativa de novos alimentos com consistências variadas. A eliminação completa da mamadeira noturna deve ocorrer, preferencialmente, antes do nascimento dos dentes de leite – sempre evitando colocar açúcar na alimentação.

Quando e como tirar a chupeta?

A suspensão desse hábito deve acontecer até os dois anos de idade. Uma das principais dicas é evitar deixar a chupeta pendurada na roupa da criança o tempo todo - tornando o acesso a ela mais difícil. Em alguns casos, o pequeno tem necessidade de um elemento de transição, como, por exemplo, um bichinho de pelúcia ou outro objeto de apego.

Fonte: Dra. Glenda Nahás Bergamasco Dreuzzo - Especialista em Odontopediatria

Últimas novidades

Herpes labial: descubra o que é e como buscar tratamento

Saúde

Herpes labial: descubra o que é e como buscar tratamento

A herpes labial é causada pelo vírus HSV (Herpes Simplex Virus) e se divide em dois tipos, o HSV-1, que geralmente fica alocado na cavidade bucal, e o HSV-2, que atinge os genitais. Ambos são extremamente contagiosos, mas o primeiro é o mais comum. Para se ter uma ideia, a Organização Mundial da Saúde estima que 67% da população está infectada por ele.

6 dicas para fazer exercício físico em casa de forma segura

Exercício físico

6 dicas para fazer exercício físico em casa de forma segura

A quarentena fez muita gente aderir aos exercícios físicos caseiros - e isso é um bom sinal. Ficar em casa sem se movimentar pode gerar diversos problemas de saúde típicos do sedentarismo. As dores na coluna são um dos principais exemplos. No entanto, para que a atividade física renda os benefícios desejados, é preciso cuidado e respeito aos limites do corpo.

5 dicas para voltar à rotina depois da pandemia

Bem-estar

5 dicas para voltar à rotina depois da pandemia

Os meses de isolamento por causa da pandemia do coronavírus podem deixar algumas consequências na vida da população mesmo quando a rotina voltar ao normal. As pessoas tiveram que se adaptar a um novo modo de vida em meio à incertezas sobre a saúde. A volta à vida normal, mesmo quando os casos da doença diminuírem consideravelmente, pode ser difícil para algumas pessoas.

Quais os benefícios das leguminosas para a saúde?

Alimentação saudável

Quais os benefícios das leguminosas para a saúde?

Você consome feijão todos os dias? Apesar de ser um item muito consumido no Brasil, pouca gente sabe da importância não apenas do feijão, mas de todas as leguminosas, para a saúde do nosso corpo. Assim como os legumes, verduras, frutas e hortaliças, as leguminosas devem fazer parte das refeições diariamente. Ricas em fibras, proteínas, carboidratos, também são uma fonte poderosa de ferro.

Ver mais