Amigdalite em crianças: entenda mais sobre o problema

AmigdaliteÉ muito comum ver crianças reclamando de dor de garganta. Muitas vezes, a dor pode ser, na verdade, uma amigdalite, doença muito popular entre crianças e adolescentes. Estima-se que o problema de saúde atinge uma média de 2 milhões de brasileiros por ano. A amigdalite é a inflamação das amigdalas, gânglios que ficam nas laterais da garganta. Além de muito incômodo, o problema pode ser grave. Entenda mais sobre.

Amigdalite: inchaço e dificuldade para engolir são sintomas comuns

Há algumas maneiras de suspeitar se a criança está com amigdalite. Os sintomas são bem característicos: garganta vermelha e amígdalas inchadas, placas brancas ou amarelas no local, dificuldade para comer ou engolir, dor de garganta, febre e mau hálito são sinais muito comuns. A doença também ocorre mais no inverno em decorrência do clima mais seco e frio que compromete as vias respiratórias.

As amígdalas infeccionam com facilidade, pois são a primeira barreira de defesa do sistema imunológico. Elas acabam sendo um escudo para o corpo – e todos os micro-organismos oportunistas vindos pela boca passam por essas glândulas primeiro. Se não tratada, em casos raros a amigdalite pode causar doenças como febre reumática e endocardite (uma infecção que atinge o tecido que reveste a área interna do coração).

Amigdalite viral e bacteriana: qual a diferença?

Apesar de ser comumente tratada como bacteriana, uma média 75% das amigdalites tem origem viral. Nesse caso, os vírus mais comuns são o rinovírus, influenza e parainfluenza, entre outros. O tratamento da amigdalite viral é feito com analgésicos e anti-inflamatórios simples.

Já a amigdalite bacteriana, transmitida pela bactéria Streptococcus pyogenes, é responsável pelos 25% restantes dos casos da doença. Ela exige um tratamento mais intenso, com antibióticos específicos. Esse diagnóstico só pode ser dado por um médico, a partir de um exame físico simples em consultório.

Amigdalite pode ser crônica ou aguda

Além da diferença entre as duas, existem dois subtipos de amigdalite: a crônica e a aguda. No caso da primeira, a criança acaba tendo diversos quadros de amigdalite com frequência, causando infecções de garganta recorrentes com sintomas já conhecidos. A amigdalite aguda se caracteriza pelos sintomas exacerbados, com as amígdalas muito inchadas que dificultam a respiração, febre alta, dor de garganta intensa e dificuldade de alimentação.