Voltar para home page
Saúde

Aprenda a reconhecer 4 tipos de dores de cabeça [infográfico]

Existem pelo menos 200 tipos diferentes de dores de cabeça, que se manifestam em áreas distintas: região da testa, ao redor dos olhos, laterais, topo da cabeça, de um lado só ou em ambos. As causas da dor de cabeça também são variadas e podem ou não ter relação com outros sintomas e problemas de saúde. Cada tipo de dor tem um significado por trás. Descobrir a origem da dor de cabeça determinará o tratamento mais adequado. Geralmente, o paciente precisa tomar analgésicos e anti-inflamatórios ou algum medicamento mais específico para alguma doença relacionada. Para te ajudar a entender melhor, o Cuidados Mil listou as 4 dores de cabeça mais comuns e as razões que explicam cada uma!

-

-

1) Enxaqueca

A enxaqueca é uma dor pulsante e que geralmente acomete um dos lados da cabeça, sentida na região da testa e têmporas. As causas desse tipo de dor de cabeça são variáveis e normalmente têm relação genética. A dor costuma vir acompanhada de outros sintomas, como náusea, vertigem e sensibilidade à luminosidade, cheiros fortes e sons altos.

2) Cefaleia em salvas

Dor de cabeça mais intensa e que acomete um lado do rosto, geralmente na região atrás do olho. É normal aparecer durante o sono e pode surgir com outros sintomas, como corrimento nasal e lacrimação.

3) Sinusite

A sinusite ocorre a partir de uma inflamação nos seios nasais, acometendo as maçãs do rosto e o osso do supercílio (na área da sobrancelha). Outros sintomas podem vir associados, como congestão e corrimento nasal, tosse e dores ao redor dos olhos e nariz.

4) Tensional

Geralmente causada por desequilíbrios musculares decorrentes de estresse, postura errada e ansiedade, a dor de cabeça tensional se manifesta com uma pressão leve em toda a área da testa (mas também pode ocorrer na nuca, pescoço e couro cabeludo).

Últimas novidades

Veja os benefícios do ciclismo e como começar a praticar com segurança

Exercício físico

Veja os benefícios do ciclismo e como começar a praticar com segurança

O ciclismo é um esporte muito prazeroso e que traz diversos benefícios para a saúde física e mental. Podendo ser realizada de diversos jeitos, a atividade física é praticada de forma competitiva, recreativa ou até mesmo como um meio de transporte. Na hora de pedalar, o corpo e a mente trabalham juntos promovendo um bem-estar geral. Mas como começar a praticar esse exercício com segurança? Reunimos informações sobre isso e todas as vantagens do ciclismo. Dá só uma olhada!

5 exercícios físicos para fazer nos dias de calor

Exercício físico

5 exercícios físicos para fazer nos dias de calor

O frio pode ser uma grande desculpa para deixar de praticar atividades físicas. Mas nos dias de muito calor, a indisposição também não fica para trás, já que nosso corpo fica mais propenso à desidratação e se cansa mais rápido. Praticar exercícios físicos no verão requer alguns cuidados, como evitar sair de casa nos horários mais quentes e preferir alimentos mais leves, além de se hidratar mais que o normal. Mas afinal, pode fazer qualquer exercício físico nos dias muito quentes? Quais as melhores atividades mais indicadas para o período?

5 coisas que aprendemos com a pandemia do coronavírus sobre saúde e cuidados

Saúde

5 coisas que aprendemos com a pandemia do coronavírus sobre saúde e cuidados

Não se pode negar que a pandemia do novo coronavírus afetou a vida de todos, mudando completamente a rotina em vários âmbitos. Mas não foi somente isso que sofreu alterações: o último ano também levou à população importantes reflexões. Cuidados com a saúde, com o corpo e com as pessoas ao redor virou uma prioridade nesse “novo normal”. Esses aprendizados se tornaram hábitos que podem permanecer mesmo depois que a pandemia for controlada.

6 dicas para aliviar os efeitos do calor no verão

Bem-estar

6 dicas para aliviar os efeitos do calor no verão

O verão pode ser muito intenso em algumas cidades do Brasil. Aliviar o calor no verão pode parecer uma missão impossível, principalmente quando o ventilador parece não dar conta da situação. Com as temperaturas cada vez mais altas a cada ano, truques caseiros podem ser uma boa alternativa para aliviar o calor no verão.

Ver mais