Aprenda a reconhecer 4 tipos de dores de cabeça [infográfico]

Mulher com dor de cabeçaExistem pelo menos 200 tipos diferentes de dores de cabeça, que se manifestam em áreas distintas: região da testa, ao redor dos olhos, laterais, topo da cabeça, de um lado só ou em ambos. As causas da dor de cabeça também são variadas e podem ou não ter relação com outros sintomas e problemas de saúde. Cada tipo de dor tem um significado por trás. Descobrir a origem da dor de cabeça determinará o tratamento mais adequado. Geralmente, o paciente precisa tomar analgésicos e anti-inflamatórios ou algum medicamento mais específico para alguma doença relacionada. Para te ajudar a entender melhor, o Cuidados Mil listou as 4 dores de cabeça mais comuns e as razões que explicam cada uma!

1) Enxaqueca

A enxaqueca é uma dor pulsante e que geralmente acomete um dos lados da cabeça, sentida na região da testa e têmporas. As causas desse tipo de dor de cabeça são variáveis e normalmente têm relação genética. A dor costuma vir acompanhada de outros sintomas, como náusea, vertigem e sensibilidade à luminosidade, cheiros fortes e sons altos.

2) Cefaleia em salvas

Dor de cabeça mais intensa e que acomete um lado do rosto, geralmente na região atrás do olho. É normal aparecer durante o sono e pode surgir com outros sintomas, como corrimento nasal e lacrimação.

3) Sinusite

A sinusite ocorre a partir de uma inflamação nos seios nasais, acometendo as maçãs do rosto e o osso do supercílio (na área da sobrancelha). Outros sintomas podem vir associados, como congestão e corrimento nasal, tosse e dores ao redor dos olhos e nariz.

4) Tensional

Geralmente causada por desequilíbrios musculares decorrentes de estresse, postura errada e ansiedade, a dor de cabeça tensional se manifesta com uma pressão leve em toda a área da testa (mas também pode ocorrer na nuca, pescoço e couro cabeludo).