Voltar para home page
Saúde

Asma: conheça as causas, sintomas e tratamento

A asma é uma das doenças respiratórias mais comuns no mundo

A asma é uma das doenças respiratórias mais comuns no mundo

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a asma é uma das condições crônicas mais comuns. No Brasil, cerca de 3 a 5% da população sofre com a doença inflamatória crônica das vias aéreas que compromete a respiração. Durante uma crise, os brônquios inflamam e reduzem a passagem de ar, podendo resultar em tosse, falta de ar e aperto no peito. Entenda abaixo as principais causas, sintomas e tratamentos da doença!

Fatores genéticos e ambientais podem estar ligados às causas da asma

Não é possível afirmar ao certo o que exatamente provoca a asma, uma vez que cada pessoa mostra uma sensibilidade específica a estímulos diferentes. Por isso, a doença não possui cura. Mas, ao entender o que causa os ataques de asma é possível tentar reduzir a exposição a esses fatores e, consequentemente, buscar o tratamento mais adequado. Por outro lado, os principais agravantes da doença são fatores ambientais, como alterações climáticas, contato com mofo, poeira e pelo de animais, resfriados e ingestão de determinados alimentos.

Dificuldade para respirar, tosse excessiva e chiado no peito são alguns dos sintomas da asma

De forma geral, os sintomas da asma são bem característicos. Ainda assim, algumas pessoas podem ficar longos períodos sem identificá-los ou senti-los. Os ataques de asma podem ser curtos ou durar dias, tornando-se perigosos caso o fluxo de ar fique muito limitado. Entre os principais sintomas estão tosse excessiva, dificuldade para respirar, chiado, falta de ar e aperto no peito. É importante ressaltar que, os sinais podem surgir a qualquer momento do dia, mas costumam aparecer principalmente pela manhã ou à noite.

O tratamento da asma é feito a partir dos sintomas do paciente

Por ser uma doença que não tem cura, a base do tratamento da asma é a prevenção e controle. As medicações anti-inflamatórias de uso contínuo são a principal forma de minimizar a possível inflamação dos brônquios, fazendo com que os agentes irritantes não impactem e prejudiquem tanto os pulmões. Ainda assim, é importante lembrar que, sem o tratamento contínuo e adequado, os brônquios das pessoas asmáticas podem sofrer cicatrizes que tornam o quadro irreversível. Por isso, é fundamental fazer consultas periodicamente ou conforme a gravidade apresentada.

Fonte: Ministério da Saúde

Últimas novidades

O que é autismo? Entenda mais sobre o Transtorno do Espectro Autista

Saúde

O que é autismo? Entenda mais sobre o Transtorno do Espectro Autista

O autismo (ou Transtorno do Espectro Autista, o TEA) é uma condição psiquiátrica que atinge aproximadamente 2 milhões de pessoas no Brasil. O transtorno leva a alcunha de “espectro” por interferir e dificultar várias áreas do desenvolvimento humano: socialização, comunicação verbal e não-verbal, aprendizagem e emoções. O TEA pode se manifestar em diferentes níveis e intensidade, o que define quais áreas serão mais afetadas.

O que 30 minutos de caminhada por dia fazem por você?

Exercício físico

O que 30 minutos de caminhada por dia fazem por você?

Além de garantir um corpo mais saudável, fazer exercícios físicos pode prevenir muitas doenças. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o sedentarismo o quarto maior fator de risco de morte no mundo, mas nem todos têm tempo ou dinheiro para, por exemplo, frequentar uma academia. Por outro lado, caminhar é uma alternativa simples, fácil e indicada para todas as idades. Descubra os benefícios que apenas 30 minutos de caminhada por dia podem fazer por você!

Quando a febre indica que é hora de procurar um médico?

Saúde

Quando a febre indica que é hora de procurar um médico?

A febre é um aumento da temperatura corporal e costuma ser um sinal de que algo não vai bem. Geralmente, é indicativo de que o organismo está combatendo alguma infecção causada por algum vírus ou bactéria. A febre pode ser um sintoma de uma simples gripe, mas também de doenças mais graves, como dengue, zika e chikungunya, por isso é muito importante saber a hora certa de trocar os cuidados caseiros pela ajuda médica.

7 sinais que indicam a depressão

Terapias

7 sinais que indicam a depressão

A depressão é uma doença psiquiátrica séria que atinge, em média, 2 milhões de pessoas por ano em todo o Brasil. Por muito tempo tratada como um momento breve de tristeza, a depressão está desenhando seus contornos na medicina e sendo considerada como realmente é: uma doença real, perigosa e que pode ser fatal se não tratada corretamente. Para isso, é necessário que o paciente receba o máximo de apoio de familiares e amigos, além de tratamento,. Se você suspeita que algum conhecido pode estar entrando em depressão, fique atento a 7 sinais que ele pode manifestar.

Ver mais