Voltar para home page
Alimentação saudável

Beber água promove benefícios para a saúde que você nem imagina. Veja alguns!

Descubra os benefícicos de beber água que vão além da hidratação!

Descubra os benefícicos de beber água que vão além da hidratação!

A água é uma substância essencial na vida de qualquer ser vivo. Com o verão se aproximando, a ingestão desse líquido se torna ainda mais necessária na nossa rotina: seja para nos manter hidratados ou para matar a nossa sede nos dias mais quentes. O melhor de tudo é que, além de não ter calorias, a água é capaz de promover diversos benefícios para o nosso corpo, alguns já conhecidos; outros nem tanto. Ficou curioso? O Cuidados Mil te conta as vantagens que esse líquido pode trazer para a nossa vida a seguir!

A água auxilia na absorção e transporte de nutrientes, e também regula o intestino

Poucas pessoas sabem, mas a água tem funções muito importantes no nosso organismo. Com ela, é possível garantir que nutrientes, como vitaminas e minerais, sejam absorvidos e devidamente transportados para as células do nosso corpo. Isso é possível porque a água deixa o nosso sangue menos denso, facilitando o processo de transporte e absorção.

Outro ponto importante é que a ingestão do líquido lubrifica as paredes intestinais e, consequentemente, ajuda nos movimentos peristálticos do intestino. Na prática, isso quer dizer que a água facilita também o processo de digestão, já que ela auxilia na formação dos bolos fecais e reduz as chances de formação de gases.

Beber água ajuda a deixar a pele mais bonita e saudável

Uma pele hidratada definitivamente é uma pele mais bonita, e a água cumpre um papel muito importante nesse objetivo. O líquido é capaz de revitalizar as células do nosso corpo, deixando-as mais firmes e eliminando possíveis toxinas que podem prejudicar a saúde da pele. Além disso, a hidratação também consegue esconder algumas imperfeições, como as tão temidas rugas, e até mesmo diminui o aparecimento de celulites. Por outro lado, quem não é acostumado a beber muita água tende a ficar com a pele mais flácida e sem o mesmo vigor.

Quem bebe bastante água tem menos chances de desenvolver problemas renais

A melhor maneira de se proteger contra as pedras nos rins e outros problemas renais é bebendo muita água. Como se sabe, o órgão desempenha uma função importante no nosso organismo, que é filtrar e excretar nutrientes considerados desnecessários, como sódio, ureia e outras toxinas do corpo. Logo, a ingestão de água permite que os rins funcionem com maior eficiência e sem sobrecarga. É isso que ajuda a evitar a formação de cristais que podem se transformar em pedra nos rins.

Mais um dos benefícios da água: o líquido ajuda a emagrecer

Antes de mais nada, é importante ter em mente que a água, sozinha, não é capaz de deixar ninguém mais magro - mas ela pode ser uma grande aliada. A ingestão do líquido promove uma sensação maior de saciedade, o que faz com que uma pessoa coma menos e, consequentemente, tenha mais chances de emagrecer. Pode-se dizer até mesmo que beber um ou dois copos de água antes do almoço ajuda a controlar o apetite, por exemplo. Mas lembre-se: a prática de exercícios físicos também é fundamental nesse processo.

Últimas novidades

Saúde mental na adolescência e juventude: há sempre uma saída!

Saúde

Saúde mental na adolescência e juventude: há sempre uma saída!

A saúde mental na adolescência e juventude é um assunto muito importante e que deve ser falado. Essa é uma fase de mudanças em todos os sentidos, que quase sempre vêm acompanhadas de dúvidas e cobranças.  Qual profissão devo seguir? Como conseguir emprego? Será que devo me casar? Está na hora de ter filhos? Aluguel ou casa própria? Se pudéssemos olhar dentro da mente de um jovem, certamente encontraremos mais perguntas do que respostas.

Psicólogo ou psiquiatra: entenda o papel dos especialistas em saúde mental

Terapias

Psicólogo ou psiquiatra: entenda o papel dos especialistas em saúde mental

Nem todo mundo sabe quais são as diferenças entre psicólogo e psiquiatra, mas cada profissional tem uma função bem específica dentro do campo da saúde mental. Tudo começa, inclusive, pela formação de cada profissional, já que são especializados em áreas diferentes. Em muitos casos, o psicólogo e o psiquiatra trabalham em conjunto e de forma complementar, cada um auxiliando em um aspecto da vida do paciente.

Como é feito o tratamento de canal?

Odontologia

Como é feito o tratamento de canal?

Cuidar da saúde dos dentes é fundamental para manter um sorriso bonito. Consultas regulares ao dentista são super importantes, pois alguns procedimentos de rotina são necessários e somente o especialista poderá avaliar, por exemplo, quando realizar o tratamento de canal.  Só de ouvir o nome, a maioria das pessoas tem receio de realizar esse procedimento. Para esclarecer como é realizado o tratamento de canal, quais são as etapas e quais os cuidados necessários após o procedimento, o Cuidados Mil preparou uma matéria com tudo o que você precisa saber sobre esse assunto.

Qual a importância das vacinas para prevenir doenças e garantir a saúde da população?

Saúde

Qual a importância das vacinas para prevenir doenças e garantir a saúde da população?

Com a pandemia do novo coronavírus, as vacinas voltaram a ser a prioridade entre a comunidade científica e a própria população. O que poucos sabem é que as vacinas fazem parte da realidade há séculos e são consideradas umas das principais medidas preventivas contra doenças graves. No Brasil, a vacina surgiu em 1804 para combater a varíola, um quadro contagioso e muito perigoso para a época, mas que já foi erradicado depois de uma campanha de vacinação em massa organizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) por volta de 1970. Ainda assim, muitas pessoas não entendem o processo de desenvolvimento de imunizações e nem a importância de não deixar de se vacinar.

Ver mais