Voltar para home page
Alimentação saudável

Beber água promove benefícios para a saúde que você nem imagina. Veja alguns!

Descubra os benefícicos de beber água que vão além da hidratação!

Descubra os benefícicos de beber água que vão além da hidratação!

A água é uma substância essencial na vida de qualquer ser vivo. Com o verão se aproximando, a ingestão desse líquido se torna ainda mais necessária na nossa rotina: seja para nos manter hidratados ou para matar a nossa sede nos dias mais quentes. O melhor de tudo é que, além de não ter calorias, a água é capaz de promover diversos benefícios para o nosso corpo, alguns já conhecidos; outros nem tanto. Ficou curioso? O Cuidados Mil te conta as vantagens que esse líquido pode trazer para a nossa vida a seguir!

A água auxilia na absorção e transporte de nutrientes, e também regula o intestino

Poucas pessoas sabem, mas a água tem funções muito importantes no nosso organismo. Com ela, é possível garantir que nutrientes, como vitaminas e minerais, sejam absorvidos e devidamente transportados para as células do nosso corpo. Isso é possível porque a água deixa o nosso sangue menos denso, facilitando o processo de transporte e absorção.

Outro ponto importante é que a ingestão do líquido lubrifica as paredes intestinais e, consequentemente, ajuda nos movimentos peristálticos do intestino. Na prática, isso quer dizer que a água facilita também o processo de digestão, já que ela auxilia na formação dos bolos fecais e reduz as chances de formação de gases.

Beber água ajuda a deixar a pele mais bonita e saudável

Uma pele hidratada definitivamente é uma pele mais bonita, e a água cumpre um papel muito importante nesse objetivo. O líquido é capaz de revitalizar as células do nosso corpo, deixando-as mais firmes e eliminando possíveis toxinas que podem prejudicar a saúde da pele. Além disso, a hidratação também consegue esconder algumas imperfeições, como as tão temidas rugas, e até mesmo diminui o aparecimento de celulites. Por outro lado, quem não é acostumado a beber muita água tende a ficar com a pele mais flácida e sem o mesmo vigor.

Quem bebe bastante água tem menos chances de desenvolver problemas renais

A melhor maneira de se proteger contra as pedras nos rins e outros problemas renais é bebendo muita água. Como se sabe, o órgão desempenha uma função importante no nosso organismo, que é filtrar e excretar nutrientes considerados desnecessários, como sódio, ureia e outras toxinas do corpo. Logo, a ingestão de água permite que os rins funcionem com maior eficiência e sem sobrecarga. É isso que ajuda a evitar a formação de cristais que podem se transformar em pedra nos rins.

Mais um dos benefícios da água: o líquido ajuda a emagrecer

Antes de mais nada, é importante ter em mente que a água, sozinha, não é capaz de deixar ninguém mais magro - mas ela pode ser uma grande aliada. A ingestão do líquido promove uma sensação maior de saciedade, o que faz com que uma pessoa coma menos e, consequentemente, tenha mais chances de emagrecer. Pode-se dizer até mesmo que beber um ou dois copos de água antes do almoço ajuda a controlar o apetite, por exemplo. Mas lembre-se: a prática de exercícios físicos também é fundamental nesse processo.

Últimas novidades

Câncer de ovário: causas, como identificar e tratamentos

Saúde

Câncer de ovário: causas, como identificar e tratamentos

O câncer de ovário é difícil de ser diagnosticado, sendo a segunda neoplasia ginecológica mais comum. Esse tipo de câncer é o mais letal entre os cânceres ginecológicos. Mais frequente em mulheres com mais de 40 anos, o câncer de ovário demora a apresentar sintomas, o que resulta no diagnóstico tardio. Estima-se que cerca de 75% dos casos são diagnosticados quando a doença já está avançada.

Como manter a diabetes controlada?

Saúde

Como manter a diabetes controlada?

A diabetes é uma doença metabólica em que o corpo não consegue produzir uma quantidade suficiente de insulina, hormônio responsável pelo controle da glicose no sangue. Com a falta da substância, o paciente diabético sofre com o aumento do nível de glicose na corrente sanguínea, que é o que chamamos de hiperglicemia. Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que 9 milhões de pessoas têm diabetes, e infelizmente esse é um número que só cresce a cada ano. Então, o que fazer para manter a diabetes controlada? Separamos algumas dicas que podem ajudar no problema.

Escutar música alta pode comprometer a audição?

Saúde

Escutar música alta pode comprometer a audição?

Ouvir música é um hábito que faz parte da vida de muita gente. Basta ir às ruas e observar a quantidade de pessoas com fones de ouvido imersos em seu próprio universo para se dar conta de como a música está presente em todo lugar. No entanto, é importante ficar atento ao volume e a frequência desse hábito. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), quase 50% das pessoas entre 12 e 35 anos correm o risco de sofrer perda auditiva por causa da exposição prolongada e excessiva a sons muito altos, o que corresponde a 1,1 bilhão da população.

Exercícios físicos na gravidez: qual a importância e os cuidados durante a prática

Exercício físico

Exercícios físicos na gravidez: qual a importância e os cuidados durante a prática

Quando uma mulher está grávida, surgem muitas dúvidas sobre a realização de atividades físicas durante a gestação e como isso deve ser feito sem prejudicar a saúde da nova mamãe ou do bebê que está a caminho. É importante conversar com o obstetra antes de dar início a essa rotina, mas geralmente os exercícios físicos são bastante benéficos para o desenvolvimento da gestação. Para entender melhor quais são os benefícios dessa prática, quais são os exercícios físicos mais indicados para mulheres grávidas e que cuidados são necessários, o Cuidados Mil preparou uma matéria com tudo que você precisa saber sobre o assunto.

Ver mais