Voltar para home page
Alimentação saudável

Beber água promove benefícios para a saúde que você nem imagina. Veja alguns!

Descubra os benefícicos de beber água que vão além da hidratação!

Descubra os benefícicos de beber água que vão além da hidratação!

A água é uma substância essencial na vida de qualquer ser vivo. Com o verão se aproximando, a ingestão desse líquido se torna ainda mais necessária na nossa rotina: seja para nos manter hidratados ou para matar a nossa sede nos dias mais quentes. O melhor de tudo é que, além de não ter calorias, a água é capaz de promover diversos benefícios para o nosso corpo, alguns já conhecidos; outros nem tanto. Ficou curioso? O Cuidados Mil te conta as vantagens que esse líquido pode trazer para a nossa vida a seguir!

A água auxilia na absorção e transporte de nutrientes, e também regula o intestino

Poucas pessoas sabem, mas a água tem funções muito importantes no nosso organismo. Com ela, é possível garantir que nutrientes, como vitaminas e minerais, sejam absorvidos e devidamente transportados para as células do nosso corpo. Isso é possível porque a água deixa o nosso sangue menos denso, facilitando o processo de transporte e absorção.

Outro ponto importante é que a ingestão do líquido lubrifica as paredes intestinais e, consequentemente, ajuda nos movimentos peristálticos do intestino. Na prática, isso quer dizer que a água facilita também o processo de digestão, já que ela auxilia na formação dos bolos fecais e reduz as chances de formação de gases.

Beber água ajuda a deixar a pele mais bonita e saudável

Uma pele hidratada definitivamente é uma pele mais bonita, e a água cumpre um papel muito importante nesse objetivo. O líquido é capaz de revitalizar as células do nosso corpo, deixando-as mais firmes e eliminando possíveis toxinas que podem prejudicar a saúde da pele. Além disso, a hidratação também consegue esconder algumas imperfeições, como as tão temidas rugas, e até mesmo diminui o aparecimento de celulites. Por outro lado, quem não é acostumado a beber muita água tende a ficar com a pele mais flácida e sem o mesmo vigor.

Quem bebe bastante água tem menos chances de desenvolver problemas renais

A melhor maneira de se proteger contra as pedras nos rins e outros problemas renais é bebendo muita água. Como se sabe, o órgão desempenha uma função importante no nosso organismo, que é filtrar e excretar nutrientes considerados desnecessários, como sódio, ureia e outras toxinas do corpo. Logo, a ingestão de água permite que os rins funcionem com maior eficiência e sem sobrecarga. É isso que ajuda a evitar a formação de cristais que podem se transformar em pedra nos rins.

Mais um dos benefícios da água: o líquido ajuda a emagrecer

Antes de mais nada, é importante ter em mente que a água, sozinha, não é capaz de deixar ninguém mais magro - mas ela pode ser uma grande aliada. A ingestão do líquido promove uma sensação maior de saciedade, o que faz com que uma pessoa coma menos e, consequentemente, tenha mais chances de emagrecer. Pode-se dizer até mesmo que beber um ou dois copos de água antes do almoço ajuda a controlar o apetite, por exemplo. Mas lembre-se: a prática de exercícios físicos também é fundamental nesse processo.

Últimas novidades

Exercício físico em casa: a pandemia é mais um motivo para ele ser seu grande aliado

Exercício físico

Exercício físico em casa: a pandemia é mais um motivo para ele ser seu grande aliado

Fazer atividade física sempre foi importante - e isso não é segredo para ninguém. Durante a pandemia do coronavírus, a população teve que ajustar sua rotina de exercícios para uma nova realidade. As academias ficaram fechadas por um tempo e algumas pessoas ainda não se sentem seguras para correr ou fazer qualquer outra atividade nas ruas.

Como escovar os dentes corretamente? Veja o passo a passo para não errar!

Odontologia

Como escovar os dentes corretamente? Veja o passo a passo para não errar!

Cuidar da higiene bucal é algo que deve fazer parte da rotina. Além de garantir um sorriso mais limpo, bonito e saudável, essa é a maneira mais eficiente de evitar problemas como a cárie, o tártaro e a gengivite. De uma maneira geral, a recomendação é que a escovação dos dentes seja feita pelo menos três vezes ao dia após as principais refeições - café da manhã, almoço e jantar.

Acupuntura: entenda o que é essa terapia, indicações e efeitos na saúde

Terapias

Acupuntura: entenda o que é essa terapia, indicações e efeitos na saúde

A acupuntura é uma técnica oriental que consiste no uso de agulhas em partes específicas do corpo com o objetivo de melhorar o bem-estar individual e promover o equilíbrio do corpo. Inclusive, a acupuntura é tão benéfica que vem sendo cada vez mais indicada como terapia complementar para diversas doenças que afetam a parte física e psicológica. Para entender melhor como o procedimento funciona, para quem ele é indicado e quais são os benefícios da acupuntura para o corpo, o Cuidados Mil reuniu as principais informações sobre isso. Confira!

Como a endoscopia é feita e quais as recomendações?

Saúde

Como a endoscopia é feita e quais as recomendações?

Você já ouviu falar na endoscopia? Este exame médico coleta imagens em tempo real das cavidades do sistema digestivo, sendo fundamental para o diagnóstico de doenças e até alguns tratamentos. Ele é realizado com um nível de sedação que vai depender da complexidade do procedimento, que pode ser tanto para avaliar uma gastrite quanto retirar tumores. Veja abaixo como o exame é feito, para que serve e quais são os casos recomendados para se fazer a endoscopia.

Ver mais