Voltar para home page
Saúde

Bebês e crianças precisam de algum cuidado especial durante a pandemia?

Veja dicas de como cuidar de bebês e crianças durante a pandemia!

Veja dicas de como cuidar de bebês e crianças durante a pandemia!

Higienizar as mãos, usar máscaras de proteção e evitar tocar olhos, boca e nariz são algumas das medidas recomendadas pelos principais órgãos de saúde para conter o avanço do novo coronavírus. Mas como cuidar de crianças e bebês durante uma pandemia? O que você deve fazer ou evitar para preservar a saúde do seu filho? Eles precisam de um cuidado especial? Descubra como proteger os pequenos durante esse momento tão difícil.

Recém-nascidos e quarentena: mães estão se adaptando a uma nova realidade

Muita coisa teve que ser adaptada para o nascimento de bebês durante a quarentena. Para começar, nada de visitas ou mesmo a contratação de fotógrafos para registrarem o momentos. Os presentes também tiveram que esperar. Alguns cuidados também são importantes dentro de casa: se receber alguma visita essencial, a pessoa deve tomar banho e trocar as roupas antes de se aproximar do bebê. É importante também usar máscara durante o contato.

Na rotina de casa, vale o mesmo protocolo: sempre fazer a higienização completa ao chegar em casa. Antes de pegar ou tocar no recém-nascido, lave bem as mãos. O isolamento deve ser seguido à risca e é importante que a mãe não fique responsável pelas idas ao supermercado ou farmácias.

Lavar as mãos corretamente é a melhor forma de prevenção para todas as idades

A higienização das mãos é a melhor forma de prevenção, tanto para adultos quanto para crianças. Mas, pode ser um grande desafio ensinar para os pequenos por que se deve sempre lavar as mãos com água e sabão e usar álcool 70%. A boa notícia é que na internet existem diversas formas criativas de mostrar como esses cuidados são importantes, como vídeos com músicas e personagens infantis e até o famoso experimento com glitter, que mostra como o vírus pode se disseminar com o toque.

Manter a vacinação em dia é fundamental

A imunidade infantil é frágil. Durante os primeiros anos de vida, o sistema imunológico ainda está se desenvolvendo e as crianças e os bebês são mais vulneráveis a ação de microorganismos que podem causar doenças, como os vírus e bactérias. Apesar de ainda não haver uma vacina para o vírus causador da covid-19, manter a vacinação do seu filho em dia garante um corpo mais forte e mais resistente à outras infecções respiratórias que podem enfraquecer as defesas do organismo. Siga todas as orientações para sair de casa e leve o seu bebê ou criança para tomar as vacinas na data estipulada.

Leite materno ajuda a proteger os bebês de infecções

A amamentação é a melhor forma de cuidar da saúde os bebês e garantir um sistema imune mais forte. Embora a maioria das fórmulas infantis prontas serem muito nutritivas, o leite materno é insubstituível, ele é um superalimento que contém substâncias, como a imunoglobulina A, que não estão presentes nesses produtos e que protegem o corpo da criança de diversas infecções.

É importante cuidar da saúde mental infantil

É importante se atentar também para a saúde mental dos pequenos. O isolamento social pode provocar grande estresse emocional e ansiedade, e esse momento pode ser ainda mais difícil para as crianças. Elas também estão tendo que se adaptar a uma rotina totalmente diferente e não estão mais vendo os amiguinhos ou indo para a escola, por isso podem ficar ansiosas e tristes. Jogos de tabuleiro, videogames e atividades artísticas, como desenho e pintura, são ótimas maneiras de distrair as crianças.

As crianças também podem se sentir desmotivadas e estudar a distância pode ser difícil, por isso, a ajuda dos pais nessas horas é fundamental. Vale lembrar que as crianças costumam repetir o comportamento dos adultos, portanto é fundamental manter uma atitude positiva para que elas se sintam seguras e calmas.

Últimas novidades

Vacina para o novo coronavírus: conheça 2 pesquisas promissoras em andamento

Saúde

Vacina para o novo coronavírus: conheça 2 pesquisas promissoras em andamento

Os resultados de uma vacina contra a Covid-19 podem estar próximos. A pandemia do novo coronavírus alterou o modo de vida da sociedade. O isolamento social trouxe novas formas de consumo, hábitos e trabalho, além da forma como lidamos com a saúde. Desde então, muitos institutos de pesquisa espalhados pelo mundo estão estudando os efeitos do vírus e possibilidades de imunização.

Formigamento nas mãos: 5 principais motivos por trás do incômodo

Saúde

Formigamento nas mãos: 5 principais motivos por trás do incômodo

A sensação de formigamento nas mãos é algo comum para muita gente e, embora seja um sintoma simples, precisa de atenção. Isso porque diversos motivos podem estar por trás do formigamento, desde um problema de circulação até um Acidente Vascular Cerebral (AVC). O indicado é observar o quadro e, dependendo da forma como se manifesta, o atendimento médico pode ser necessário.

Quais as principais causas de queda de cabelo?

Saúde

Quais as principais causas de queda de cabelo?

A queda de cabelo é um problema muito comum, mas quando identificar se está perdendo mais fios do que o considerado saudável? O normal é que uma pessoa perca de 100 a 150 fios por dia de forma natural para que o cabelo cresça novamente. Quando a quantidade ultrapassa isso, é sinal de que pode haver um problema clínico por trás. A queda excessiva de cabelo pode ser observada na escovação diária, durante a lavagem ou até mesmo depois de acordar, quando se percebe muitos fios no travesseiro.

Como lidar com os distúrbios do sono na quarentena?

Bem-estar

Como lidar com os distúrbios do sono na quarentena?

A quarentena tem afetado, em grande parte da população, o modo de viver e de interagir com o mundo. Viver numa situação de pandemia também trouxe muita preocupação, que se reflete em ansiedade e distúrbios do sono. Insônia, sono muito leve, acordar várias vezes, não conseguir manter uma rotina de sono ou se sentir extremamente cansado mesmo depois de dormir bem são os problemas mais comuns nesse período de isolamento social.

Ver mais