Burnout: entenda o que é e os sinais mais comuns do estresse crônico

Mulher com estresse segurando óculosVocê já ouviu falar na síndrome do burnout? Apesar do nome soar diferente para muitos, esse é um problema bem comum na vida de várias pessoas ao redor do mundo. Também chamado de síndrome do esgotamento profissional, o burnout é caracterizado como um estado de estresse crônico que pode afetar diversas áreas da vida de um indivíduo. Mas quais são as causas disso, como identificar os sintomas e o que fazer para não deixar que essa síndrome atrapalhe o seu dia a dia? A seguir, te contamos tudo que você precisa saber sobre o assunto.

O que é a síndrome do burnout e o que causa esse tipo de estresse?

A síndrome do esgotamento profissional (ou burnout) é um distúrbio psíquico que ocorre devido à exaustão mental e física de um indivíduo. Geralmente, esse tipo de exaustão é o resultado de uma sobrecarga intensa e excessiva no ambiente de trabalho. Dessa forma, pessoas que sofrem com muita pressão, vivem uma rotina muito desgastante (o que inclui os longos trajetos para se chegar ao local, por exemplo) ou tem uma alta carga de trabalho acabam desenvolvendo a síndrome. No entanto, por mais que não pareça um quadro muito preocupante a princípio, é essencial ficar atento a quaisquer sintomas de burnout, pois esse é um distúrbio que precisa de acompanhamento médico e que pode desencadear outros tipos de problemas psicológicos.

Sintomas do burnout incluem dificuldade de concentração e cansaço mental

Existem vários sinais que podem indicar a síndrome do burnout, mas nem sempre eles são detectados com facilidade por quem vive a situação. Alguns dias podem ser mais cansativos do que outros no ambiente de trabalho, mas quando isso se torna muito frequente, é importante ficar atento. O burnout tem diversos sintomas, sendo que os mais comuns são a dificuldade de concentração, lapsos de memória, irritabilidade, agressividade, cansaço físico e mental, dor de cabeça constante, episódios recorrentes de insônia e baixa autoestima.

Dependendo do nível de esgotamento, há casos em que o paciente também pode desenvolver ansiedade e depressão, afastando-se cada vez mais das pessoas ao seu redor. Portanto, se você vive em função do seu trabalho e percebe que isso está afetando negativamente sua vida pessoal e social, é necessário dar uma pausa, respirar fundo e procurar ajuda.

Como lidar com a síndrome do burnout?

Não é tão fácil reconhecer a síndrome do esgotamento profissional porque muitas vezes ela é confundida com um cansaço “normal” de trabalho, mas se houver qualquer suspeita de que você está passando por isso, é fundamental buscar orientação médica. Esse é um distúrbio psíquico bastante sério e que afeta significativamente a qualidade de vida do paciente, portanto não adianta simplesmente esperar as coisas melhorarem porque é algo que pode acabar evoluindo para um quadro mais grave. O tratamento deve ser indicado e acompanhado por especialistas em saúde mental, preferencialmente em um trabalho conjunto entre psicólogos e psiquiatras. O uso de antidepressivos e ansiolíticos costuma ajudar, mas não é a única solução: a psicoterapia e algumas mudanças de hábito são necessárias para melhorar o quadro do paciente que sofre com o burnout.