Voltar para home page
Saúde

Câncer de cólon: quais são as causas, sintomas mais comuns e como é feito o tratamento?

O câncer de cólon é um dos tipos mais comuns da doença

O câncer de cólon é um dos tipos mais comuns da doença

Um dos tipos mais comuns, o câncer de cólon atingiu cerca de 40.990 brasileiros apenas no ano de 2020, segundo os dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer). A doença se caracteriza por tumores localizados no intestino grosso, mas também pode atingir as áreas do ânus e reto. Apesar da complexidade, o diagnóstico precoce possibilita um tratamento mais eficaz e aumenta as chances de cura, principalmente quando a doença ainda não avançou para outros órgãos. É mais comum em pessoas que tenham mais de 50 anos de idade, mas também pode afetar os mais novos. Entenda quais são as possíveis causas, os sintomas e tratamento do câncer de cólon.

Hábitos alimentares e histórico familiar são possíveis causas do câncer de cólon

Diversos fatores podem aumentar as chances de desenvolvimento do câncer de cólon. Maus hábitos alimentares é um deles. Uma dieta pobre em verduras, legumes e frutas e com pouco consumo de fibras é um fator de risco. As chances da doença aumenta mais ainda se o indivíduo come muitos alimentos gordurosos, ultraprocessados e carne vermelha. O tabagismo e o consumo excessivo de álcool também podem favorecer o desenvolvimento desse tipo de câncer.

Pessoas com histórico familiar de tumores no intestino, ovário ou mama devem realizar check-ups frequentes para mapear os órgãos afetados pelo câncer de cólon. Já os profissionais de radiologia precisam redobrar o cuidado com a exposição excessiva aos raios X, que é um fator de risco para a doença.

Câncer de cólon: sangue nas fezes e anemia são alguns dos sintomas

Alguns dos sintomas mais comuns do câncer de cólon são: mudanças na rotina intestinal, perda de peso excessiva e sem nenhuma razão aparente, anemia, fadiga, alterações nas fezes e desconforto abdominal. O sangue nas fezes também é algo que precisa de muita atenção, pois é um dos maiores indicadores da doença. Se você apresentar qualquer um destes sintomas, o ideal é procurar um gastroenterologista o mais rápido possível para avaliar o caso. Quanto mais cedo o câncer de cólon for diagnosticado, maiores as chances de cura.

Como tratar o câncer de cólon?

O tratamento do câncer de cólon é simples, se descoberto em seus estágios iniciais. Por via cirúrgica, parte da área do intestino afetada é retirada, bem como os nódulos linfáticos. Após a cirurgia, possivelmente, será necessário sessões de radioterapia e/ou quimioterapia. Os procedimentos são feitos para diminuir as chances de recidivas (uma nova possibilidade de câncer). Depois do processo de tratamento, é muito importante que o paciente continue fazendo check-ups gerais para monitorar se há ou não outros pontos cancerígenos pelo corpo.

Últimas novidades

Mês das crianças: veja os cuidados de saúde importantes na primeira e segunda infância

Bem-estar

Mês das crianças: veja os cuidados de saúde importantes na primeira e segunda infância

No mês de outubro é comemorado o Dia das Crianças. Conhecido como um momento para presentear os pequenos e incentivar as brincadeiras, a data também é uma oportunidade para falar sobre saúde. Na primeira e segunda infância (do nascimento até os 6 anos de idade e dos 6 anos até a puberdade, respectivamente), a criança passa por diversos níveis de aprendizado e desenvolvimento.

Outubro rosa: 5 formas de se proteger contra o câncer de mama

Saúde

Outubro rosa: 5 formas de se proteger contra o câncer de mama

Outubro é o mês de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. Causado pela multiplicação desequilibrada das células da mama, dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer) apontam que esse tipo de câncer deve atingir cerca de 66 mil pessoas no Brasil em 2020. O câncer de mama é um dos mais comuns que atinge as mulheres no Brasil e no mundo, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Apesar de raro, o câncer de mama também pode atingir homens.

5 doenças, além da Covid-19, que precisam da sua atenção em 2020

Saúde

5 doenças, além da Covid-19, que precisam da sua atenção em 2020

A pandemia do novo coronavírus impactou a vida das pessoas e sua relação com a própria saúde. Cuidados como o isolamento social, higienização constante das mãos com água e sabão ou álcool em gel e uso de máscara se tornaram a nova rotina para se manter longe da Covid-19. Entretanto, apesar de protegido contra o novo vírus, outras doenças podem ser tão preocupantes quanto e que necessitam de atenção, com uma vantagem: elas podem ser evitadas com os cuidados necessários.

Como incluir as oleaginosas na alimentação?

Alimentação saudável

Como incluir as oleaginosas na alimentação?

Castanhas, nozes, amêndoas, avelãs… o que esses alimentos têm em comum? Além de estarem no grupo das oleaginosas, ele são ricos em diversas substâncias que fazem muito bem para a saúde em geral, como antioxidantes e minerais. As oleaginosas estão associadas à diminuição dos riscos de ter doenças no coração, melhor funcionamento do sistema nervoso e ação anti-inflamatória, dentre outros benefícios comprovados.

Ver mais