Câncer de cólon: quais são as causas, sintomas mais comuns e como é feito o tratamento?

Um dos tipos mais comuns, o câncer de cólon atingiu cerca de 40.990 brasileiros apenas no ano de 2020, segundo os dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer). A doença se caracteriza por tumores localizados no intestino grosso, mas também pode atingir as áreas do ânus e reto. Apesar da complexidade, o diagnóstico precoce possibilita um tratamento mais eficaz e aumenta as chances de cura, principalmente quando a doença ainda não avançou para outros órgãos. É mais comum em pessoas que tenham mais de 50 anos de idade, mas também pode afetar os mais novos. Entenda quais são as possíveis causas, os sintomas e tratamento do câncer de cólon.

Hábitos alimentares e histórico familiar são possíveis causas do câncer de cólon

Diversos fatores podem aumentar as chances de desenvolvimento do câncer de cólon. Maus hábitos alimentares é um deles. Uma dieta pobre em verduras, legumes e frutas e com pouco consumo de fibras é um fator de risco. As chances da doença aumenta mais ainda se o indivíduo come muitos alimentos gordurosos, ultraprocessados e carne vermelha. O tabagismo e o consumo excessivo de álcool também podem favorecer o desenvolvimento desse tipo de câncer.

Pessoas com histórico familiar de tumores no intestino, ovário ou mama devem realizar check-ups frequentes para mapear os órgãos afetados pelo câncer de cólon. Já os profissionais de radiologia precisam redobrar o cuidado com a exposição excessiva aos raios X, que é um fator de risco para a doença.

Câncer de cólon: sangue nas fezes e anemia são alguns dos sintomas

Alguns dos sintomas mais comuns do câncer de cólon são: mudanças na rotina intestinal, perda de peso excessiva e sem nenhuma razão aparente, anemia, fadiga, alterações nas fezes e desconforto abdominal. O sangue nas fezes também é algo que precisa de muita atenção, pois é um dos maiores indicadores da doença. Se você apresentar qualquer um destes sintomas, o ideal é procurar um gastroenterologista o mais rápido possível para avaliar o caso. Quanto mais cedo o câncer de cólon for diagnosticado, maiores as chances de cura.

Como tratar o câncer de cólon?

O tratamento do câncer de cólon é simples, se descoberto em seus estágios iniciais. Por via cirúrgica, parte da área do intestino afetada é retirada, bem como os nódulos linfáticos. Após a cirurgia, possivelmente, será necessário sessões de radioterapia e/ou quimioterapia. Os procedimentos são feitos para diminuir as chances de recidivas (uma nova possibilidade de câncer). Depois do processo de tratamento, é muito importante que o paciente continue fazendo check-ups gerais para monitorar se há ou não outros pontos cancerígenos pelo corpo.