Voltar para home page
Saúde

Câncer de estômago: quais são as características da doença?

Entenda como o câncer de estômago se manifesta!

Entenda como o câncer de estômago se manifesta!

O câncer de estômago está entre os cinco mais comuns no mundo inteiro. Cerca de 21 mil novos casos são diagnosticados todos os anos no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Também chamado de câncer gástrico, o quadro pode ser desencadeado por diversas razões, mas costuma ter muita relação com uma dieta desequilibrada e pobre em nutrientes. Uma das características do câncer de estômago é a dificuldade de um diagnóstico precoce, isso porque a doença não costuma manifestar muitos sinais na fase inicial.

Câncer gástrico pode ter várias causas por trás

Localizado abaixo do esôfago, o estômago é um dos principais órgãos do sistema digestório e sua função é basicamente processar os alimentos antes deles seguirem para o intestino. O tumor gástrico se desenvolve a partir da proliferação de células nos tecidos que compõe o órgão. Muitos fatores podem desencadear esse tipo de câncer, como estilo de vida e genética. Tabagismo, obesidade e sedentarismo, por exemplo, são causas comuns, mas a alimentação também influencia muito: dietas desequilibradas, pobres em nutrientes e ricas em sódio e conservantes têm impacto no desenvolvimento de tumores gástricos ao longo da vida.

Um quadro de infecção pela bactéria H. pylori também é um fator de risco para o câncer de estômago quando não tratado corretamente. Por outro lado, se você tem algum parente próximo que tem ou teve a doença, é importante fazer um acompanhamento médico todo ano para descartar o problema ou ter um diagnóstico precoce.

Tipos de câncer de estômago

O câncer gástrico pode se apresentar de formas diferentes. Segundo o Inca, o tipo adenocarcinoma é o mais comum e representa quase 95% dos casos. O tumor no estômago também pode ser um linfoma ou sarcoma. O primeiro, de acordo com o instituto, é responsável por 3% dos diagnósticos. Já o sarcoma é bem mais raro e sua atuação atinge tecidos ligados à músculos, cartilagens e ossos.

Como identificar o câncer de estômago?

O quadro assintomático dificulta o diagnóstico dos tumores gástricos logo no início da doença. Perda considerável de peso, fadiga, diminuição do apetite, náuseas, vômitos, desconforto abdominal, dores, azia e sensação de estufamento são alguns dos sintomas comuns. Mas é importante considerar que os sinais que surgem são muito genéricos e podem significar outras patologias, como gastrite ou uma úlcera.

A melhor forma de obter um diagnóstico correto é na consulta com um médico gastroenterologista. Normalmente, durante um exame físico, o paciente que está com câncer sente dor ao ser apalpado na região do estômago. O diagnóstico é confirmado com a realização de exames de imagem e endoscopia. O método utilizado para o tratamento do câncer de estômago depende do estágio da doença. Na maioria dos casos, a cirurgia é a primeira opção, mas sessões de quimioterapia ou radioterapia também podem ser indicadas.

Últimas novidades

Exercício físico em casa: a pandemia é mais um motivo para ele ser seu grande aliado

Exercício físico

Exercício físico em casa: a pandemia é mais um motivo para ele ser seu grande aliado

Fazer atividade física sempre foi importante - e isso não é segredo para ninguém. Durante a pandemia do coronavírus, a população teve que ajustar sua rotina de exercícios para uma nova realidade. As academias ficaram fechadas por um tempo e algumas pessoas ainda não se sentem seguras para correr ou fazer qualquer outra atividade nas ruas.

Como escovar os dentes corretamente? Veja o passo a passo para não errar!

Odontologia

Como escovar os dentes corretamente? Veja o passo a passo para não errar!

Cuidar da higiene bucal é algo que deve fazer parte da rotina. Além de garantir um sorriso mais limpo, bonito e saudável, essa é a maneira mais eficiente de evitar problemas como a cárie, o tártaro e a gengivite. De uma maneira geral, a recomendação é que a escovação dos dentes seja feita pelo menos três vezes ao dia após as principais refeições - café da manhã, almoço e jantar.

Acupuntura: entenda o que é essa terapia, indicações e efeitos na saúde

Terapias

Acupuntura: entenda o que é essa terapia, indicações e efeitos na saúde

A acupuntura é uma técnica oriental que consiste no uso de agulhas em partes específicas do corpo com o objetivo de melhorar o bem-estar individual e promover o equilíbrio do corpo. Inclusive, a acupuntura é tão benéfica que vem sendo cada vez mais indicada como terapia complementar para diversas doenças que afetam a parte física e psicológica. Para entender melhor como o procedimento funciona, para quem ele é indicado e quais são os benefícios da acupuntura para o corpo, o Cuidados Mil reuniu as principais informações sobre isso. Confira!

Como a endoscopia é feita e quais as recomendações?

Saúde

Como a endoscopia é feita e quais as recomendações?

Você já ouviu falar na endoscopia? Este exame médico coleta imagens em tempo real das cavidades do sistema digestivo, sendo fundamental para o diagnóstico de doenças e até alguns tratamentos. Ele é realizado com um nível de sedação que vai depender da complexidade do procedimento, que pode ser tanto para avaliar uma gastrite quanto retirar tumores. Veja abaixo como o exame é feito, para que serve e quais são os casos recomendados para se fazer a endoscopia.

Ver mais