Voltar para home page
Saúde

Câncer de estômago: quais são as características da doença?

Entenda como o câncer de estômago se manifesta!

Entenda como o câncer de estômago se manifesta!

O câncer de estômago está entre os cinco mais comuns no mundo inteiro. Cerca de 21 mil novos casos são diagnosticados todos os anos no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Também chamado de câncer gástrico, o quadro pode ser desencadeado por diversas razões, mas costuma ter muita relação com uma dieta desequilibrada e pobre em nutrientes. Uma das características do câncer de estômago é a dificuldade de um diagnóstico precoce, isso porque a doença não costuma manifestar muitos sinais na fase inicial.

Câncer gástrico pode ter várias causas por trás

Localizado abaixo do esôfago, o estômago é um dos principais órgãos do sistema digestório e sua função é basicamente processar os alimentos antes deles seguirem para o intestino. O tumor gástrico se desenvolve a partir da proliferação de células nos tecidos que compõe o órgão. Muitos fatores podem desencadear esse tipo de câncer, como estilo de vida e genética. Tabagismo, obesidade e sedentarismo, por exemplo, são causas comuns, mas a alimentação também influencia muito: dietas desequilibradas, pobres em nutrientes e ricas em sódio e conservantes têm impacto no desenvolvimento de tumores gástricos ao longo da vida.

Um quadro de infecção pela bactéria H. pylori também é um fator de risco para o câncer de estômago quando não tratado corretamente. Por outro lado, se você tem algum parente próximo que tem ou teve a doença, é importante fazer um acompanhamento médico todo ano para descartar o problema ou ter um diagnóstico precoce.

Tipos de câncer de estômago

O câncer gástrico pode se apresentar de formas diferentes. Segundo o Inca, o tipo adenocarcinoma é o mais comum e representa quase 95% dos casos. O tumor no estômago também pode ser um linfoma ou sarcoma. O primeiro, de acordo com o instituto, é responsável por 3% dos diagnósticos. Já o sarcoma é bem mais raro e sua atuação atinge tecidos ligados à músculos, cartilagens e ossos.

Como identificar o câncer de estômago?

O quadro assintomático dificulta o diagnóstico dos tumores gástricos logo no início da doença. Perda considerável de peso, fadiga, diminuição do apetite, náuseas, vômitos, desconforto abdominal, dores, azia e sensação de estufamento são alguns dos sintomas comuns. Mas é importante considerar que os sinais que surgem são muito genéricos e podem significar outras patologias, como gastrite ou uma úlcera.

A melhor forma de obter um diagnóstico correto é na consulta com um médico gastroenterologista. Normalmente, durante um exame físico, o paciente que está com câncer sente dor ao ser apalpado na região do estômago. O diagnóstico é confirmado com a realização de exames de imagem e endoscopia. O método utilizado para o tratamento do câncer de estômago depende do estágio da doença. Na maioria dos casos, a cirurgia é a primeira opção, mas sessões de quimioterapia ou radioterapia também podem ser indicadas.

Últimas novidades

Vacina para o novo coronavírus: conheça 2 pesquisas promissoras em andamento

Saúde

Vacina para o novo coronavírus: conheça 2 pesquisas promissoras em andamento

Os resultados de uma vacina contra a Covid-19 podem estar próximos. A pandemia do novo coronavírus alterou o modo de vida da sociedade. O isolamento social trouxe novas formas de consumo, hábitos e trabalho, além da forma como lidamos com a saúde. Desde então, muitos institutos de pesquisa espalhados pelo mundo estão estudando os efeitos do vírus e possibilidades de imunização.

Formigamento nas mãos: 5 principais motivos por trás do incômodo

Saúde

Formigamento nas mãos: 5 principais motivos por trás do incômodo

A sensação de formigamento nas mãos é algo comum para muita gente e, embora seja um sintoma simples, precisa de atenção. Isso porque diversos motivos podem estar por trás do formigamento, desde um problema de circulação até um Acidente Vascular Cerebral (AVC). O indicado é observar o quadro e, dependendo da forma como se manifesta, o atendimento médico pode ser necessário.

Quais as principais causas de queda de cabelo?

Saúde

Quais as principais causas de queda de cabelo?

A queda de cabelo é um problema muito comum, mas quando identificar se está perdendo mais fios do que o considerado saudável? O normal é que uma pessoa perca de 100 a 150 fios por dia de forma natural para que o cabelo cresça novamente. Quando a quantidade ultrapassa isso, é sinal de que pode haver um problema clínico por trás. A queda excessiva de cabelo pode ser observada na escovação diária, durante a lavagem ou até mesmo depois de acordar, quando se percebe muitos fios no travesseiro.

Como lidar com os distúrbios do sono na quarentena?

Bem-estar

Como lidar com os distúrbios do sono na quarentena?

A quarentena tem afetado, em grande parte da população, o modo de viver e de interagir com o mundo. Viver numa situação de pandemia também trouxe muita preocupação, que se reflete em ansiedade e distúrbios do sono. Insônia, sono muito leve, acordar várias vezes, não conseguir manter uma rotina de sono ou se sentir extremamente cansado mesmo depois de dormir bem são os problemas mais comuns nesse período de isolamento social.

Ver mais