Células-tronco: como funciona e como a tecnologia pode atuar em diversos tratamentos?

Representação de células troncoAs células-tronco constituem uma tecnologia com muito potencial para revolucionar diversos tratamentos de saúde. Pesquisadores ao redor do mundo estudam as características e novas aplicações dessa inovação. As células-tronco se desenvolvem no organismo ainda na fase embrionária e, depois do nascimento, permanecem em pequena quantidade na maioria dos órgãos. A principal função é proporcionar uma renovação constante no local do corpo onde estão inseridas. É justamente por esse aspecto renovador que as células-tronco podem servir para reparar tecidos danificados. Câncer, doenças degenerativas, problemas cardíacos, mal de Parkinson e mal de Alzheimer são alguns casos que podem ser beneficiados com as pesquisas.

Quais são os tipos de células-tronco?

Os tipos mais comuns de células-tronco são:

Células-tronco embrionárias: encontradas na fase inicial da gestação, essas células podem se transformar em qualquer célula adulta do corpo ou na placenta. Ou seja, a célula-tronco embrionária pode evoluir para qualquer uma das mais de 200 células que compõem o organismo.

Células-tronco adultas: esse tipo é extraído, principalmente, na medula óssea e no material do cordão umbilical. Segundo a Rede Nacional de Terapia Celular (RNTC), cada órgão do corpo possui uma quantidade mínima de células-tronco que ajudam na regeneração das células durante a vida. Elas são menos funcionais do que as embrionárias.

Células-tronco induzidas: muitas pesquisas têm utilizado as células produzidas em laboratório a partir da pele. Basicamente, elas são reprogramadas para voltarem à fase de uma célula-tronco embrionária.

Como as células-tronco podem ser utilizadas?

Centenas de cientistas e centros de pesquisa têm utilizado as células-tronco na tentativa de encontrar caminhos para o tratamento de diversas doenças. De acordo com a Rede Nacional de Terapia Celular, os estudos sobre esse material são muito importantes para entender o desenvolvimento dos organismos e manutenção das células durante a vida – o que pode ser uma resposta para entender as modificações que o organismo passa ao ser afetado por alguma doença.

As pesquisas de terapia celular, por exemplo, buscam formas de substituir células doentes por outras que funcionem corretamente. Cientistas também têm estudado a possibilidade de utilizar as células-tronco no tratamento da diabetes tipo I. A ideia é estimular o pâncreas a voltar com a sua capacidade de produzir insulina. Atualmente, as células-tronco já são usadas para transplantes de medula óssea. O tratamento é utilizado para lidar com alguns tipos de leucemia, anemias e outras síndromes que atingem o sistema hematopoiético.