Sinistralidade e planos de saúde: como essa relação afeta o seu bolso

Homem e mulher analisando papelVocê sabe o que é sinistralidade? Você pode até não saber, mas esse termo tem influência no valor dos planos de saúde. Em linhas gerais, cada vez que um beneficiário procura uma unidade médica para realizar atendimento, a operadora tem um custo; e quanto maior for esse valor, maior será a taxa de reajuste repassado aos demais clientes no momento do reajuste anual. Ainda tem dúvidas? Saiba mais sobre a sinistralidade e como ela pode afetar o valor do seu plano lendo nossa matéria!

Uso correto do sistema de saúde ajuda a reduzir custos

Segundo o Instituto de Estudos em Saúde Suplementar, as empresas de plano de saúde deverão gastar cerca de R$ 385,5 bilhões com assistência médica para seus beneficiários em 2030 – um valor exorbitante, mas que poderia ser evitado com o correto uso do sistema de saúde.

Por exemplo: ao procurar um médico, alguns pacientes não levam seus exames anteriores. Como resultado, uma nova leva de análises precisa ser feita – o que gera custos às operadoras do plano e ainda aumenta o tempo necessário para fechar o diagnóstico.

Outra situação comum é a procura de prontos-socorros em excesso por motivos simples. Além de não ser a melhor solução, essa atitude ainda expõe pessoas a riscos desnecessários. Em muitos casos, a consulta com um médico de família e a adoção de algumas atitudes com foco em prevenção são mais efetivas.

Contribuindo para um reajuste saudável no valor dos planos de saúde

O uso desenfreado do sistema de saúde, além de sobrecarregá-lo, eleva os custos das operadoras de plano (que serão repassados aos seus clientes no período de reajuste anual). Isso é a sinistralidade. E ela não se refere apenas à rede credenciada. Os pedidos de reembolso de consultas e procedimentos médicos também são considerados nesse cálculo. Por isso, vale ficar atento aos seguintes pontos:

  • Pedir ou aceitar duas ou mais notas para dividir o valor do procedimento no lugar de uma única com o valor total é considerado fraude;
  • Somente o próprio titular/beneficiário do plano pode solicitar reembolso;
  • O estorno é feito somente para serviços já realizados, que sejam cobertos em contrato e contemplados no rol de procedimentos da ANS.

O combate à fraude e o uso consciente do plano são os melhores caminhos para garantir reajustes acessíveis a todos os beneficiários, além de garantir um sistema de saúde mais sustentável.