Voltar para home page
Saúde

Como agir se alguém que mora na mesma casa estiver infectado pelo coronavírus?

Alguns cuidados são essenciais para evitar a proliferação do vírus entre os moradores da casa

Alguns cuidados são essenciais para evitar a proliferação do vírus entre os moradores da casa

A Covid-19 se manifesta de formas diferentes em cada pessoa. Apesar dos sintomas comuns na fase inicial, normalmente parecidos com os de uma gripe, a doença tem muitas formas de se desenvolver no corpo humano. Pesquisadores do mundo inteiro estão buscando entender como é essa ação e possíveis sequelas que podem surgir a longo prazo. É justamente por isso que há uma preocupação maior ainda com a proliferação do vírus. Ainda há muitas dúvidas em relação às medidas de segurança. Veja algumas dicas de cuidados caso algum morador da casa seja infectado pelo vírus.

Todos os moradores da casa devem ficar de quarentena

Com alta capacidade de contaminação, algumas pessoas podem ter um quadro totalmente assintomático, enquanto outras podem apresentar sintomas mais fortes. Nas duas situações o vírus pode ser transmitido. Em um cenário de pandemia, os cuidados devem ser redobrados para evitar que mais pessoas sejam infectadas pelo vírus. Se você ou um familiar apresentar sintomas, em qualquer grau, ou testar positivo para o coronavírus, todos da casa devem entrar em quarentena por pelo menos 14 dias - período aproximado de incubação do vírus.

O mesmo vale se você teve contato com alguma pessoa contaminada, mesmo que não apresente sintomas. Nesse caso, é importante que não saia de casa de forma alguma, nem mesmo para ir no supermercado ou farmácia, preferindo comprar tudo por delivery.

Pessoa doente deve ficar isolada em um cômodo

Se um dos moradores estiver infectado com o coronavírus, ele deve ficar isolado para evitar que as outras pessoas da casa sejam contaminadas. Como já dito, não vale correr o risco de pegar a doença, já que ela pode se manifestar de formas diferentes em cada organismo. A pessoa doente precisa ficar em um quarto arejado e com boa iluminação natural e só sair para ir ao banheiro (se tiver mais de um banheiro em casa, é uma boa reservar um deles para ela). Alguém da casa será responsável por levar comida no cômodo isolado, sempre usando máscara e higienizando as mãos corretamente. O paciente não deve compartilhar itens pessoais com o restante da casa e o indicado é separar copos e talheres durante o período de isolamento.

Cuidado redobrado para evitar contaminação do coronavírus entre os moradores

Não é impossível evitar a contaminação entre moradores de uma mesma casa, desde que sejam respeitados os cuidados básicos indicados pelas autoridades de saúde. A máscara é forte aliada na prevenção da doença e deve ser utilizada caso haja circulação em áreas comuns da casa, com troca a cada 3h. O item precisa cobrir a boca e nariz para se manter eficaz. Deve-se evitar abraços e contato próximo entre os moradores, principalmente se houver idosos e pessoas no grupo de risco na mesma casa. Além disso, a atenção com a higienização das mãos e superfícies, como torneiras e maçanetas, deve ser redobrada.

Últimas novidades

Herpes labial: descubra o que é e como buscar tratamento

Saúde

Herpes labial: descubra o que é e como buscar tratamento

A herpes labial é causada pelo vírus HSV (Herpes Simplex Virus) e se divide em dois tipos, o HSV-1, que geralmente fica alocado na cavidade bucal, e o HSV-2, que atinge os genitais. Ambos são extremamente contagiosos, mas o primeiro é o mais comum. Para se ter uma ideia, a Organização Mundial da Saúde estima que 67% da população está infectada por ele.

6 dicas para fazer exercício físico em casa de forma segura

Exercício físico

6 dicas para fazer exercício físico em casa de forma segura

A quarentena fez muita gente aderir aos exercícios físicos caseiros - e isso é um bom sinal. Ficar em casa sem se movimentar pode gerar diversos problemas de saúde típicos do sedentarismo. As dores na coluna são um dos principais exemplos. No entanto, para que a atividade física renda os benefícios desejados, é preciso cuidado e respeito aos limites do corpo.

5 dicas para voltar à rotina depois da pandemia

Bem-estar

5 dicas para voltar à rotina depois da pandemia

Os meses de isolamento por causa da pandemia do coronavírus podem deixar algumas consequências na vida da população mesmo quando a rotina voltar ao normal. As pessoas tiveram que se adaptar a um novo modo de vida em meio à incertezas sobre a saúde. A volta à vida normal, mesmo quando os casos da doença diminuírem consideravelmente, pode ser difícil para algumas pessoas.

Quais os benefícios das leguminosas para a saúde?

Alimentação saudável

Quais os benefícios das leguminosas para a saúde?

Você consome feijão todos os dias? Apesar de ser um item muito consumido no Brasil, pouca gente sabe da importância não apenas do feijão, mas de todas as leguminosas, para a saúde do nosso corpo. Assim como os legumes, verduras, frutas e hortaliças, as leguminosas devem fazer parte das refeições diariamente. Ricas em fibras, proteínas, carboidratos, também são uma fonte poderosa de ferro.

Ver mais