Voltar para home page
Bem-estar

Como cuidar da sua saúde mental em tempos de quarentena e distanciamento social?

Os cuidados com a saúde mental são fortes aliados em tempos de pandemia e isolamento social

Os cuidados com a saúde mental são fortes aliados em tempos de pandemia e isolamento social

Pessoas do mundo inteiro estão em estado de quarentena por conta da pandemia do novo coronavírus. Por recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e outras autoridades de saúde, o isolamento social é uma medida eficaz para desacelerar a disseminação da Covid-19. Mas como a população tem sentido isso? Acompanhar a evolução da doença pelo mundo gera bastante medo e incerteza. Por outro lado, ficar em casa o tempo todo, mesmo trabalhando ou estudando, pode ser um gatilho para o surgimento de transtornos psicológicos, como ansiedade e estresse. Essas condições afetam os hábitos de sono, alimentação, relacionamentos e desencadeiam muitos sentimentos conflitantes.

Cuidar da saúde mental precisa ser uma prioridade diante da incerteza do momento - afinal, estudiosos projetam que o mundo pode demorar a se estabilizar por causa dos efeitos da pandemia. Para te ajudar neste momento, o Cuidados Mil separou algumas dicas para se manter mentalmente saudável e equilibrado durante a quarentena.

Fortaleça sua rede de apoio na quarentena

Em tempos de distanciamento social, nunca houve tanta necessidade de estreitar laços. Dentro de casa, faça atividades que envolvam seu parceiro ou parceira, filhos e pets. Um jantar diferente, uma noite de jogos, cinema no sofá e brincadeiras são uma forma de passar o tempo, se divertir e se aproximar das pessoas que ama. Por outro lado, mesmo de longe você pode ter uma rede de apoio com familiares e amigos: use a tecnologia a seu favor e faça chamadas de vídeo.

Se você faz algum acompanhamento psicológico, não deixe de lado durante a quarentena. Converse com seu terapeuta sobre a possibilidade de fazer uma sessão por chamada de vídeo ou telefone. Mais do que nunca, é preciso ter um apoio para manter a saúde mental.

Aprender algo novo pode te ajudar a ter um propósito na quarentena

Com mais tempo livre, que tal usar isso a seu favor e se dedicar a aprender algo que sempre quis? Tocar um instrumento, costurar, uma nova língua, um curso da sua área, artesanato… existem várias opções. Aproveite que muitas marcas e produtores de conteúdo estão disponibilizando na internet uma variedade enorme de materiais para espalhar conhecimento e tente algo diferente.

Cuide do seu corpo para uma mente mais equilibrada

O estado geral da sua saúde se reflete muito na mente. Por isso, não deixe de se cuidar na quarentena. Ficando dentro de casa o tempo todo, é muito importante arrumar um jeito de se movimentar para compensar a mudança na rotina. Yoga, dança e exercícios localizados são ótimas opções - também tem muita academia e profissionais de educação física disponibilizando aulas onlines e sem custo. É importante também cuidar da sua alimentação e consumir alimentos que ajudam a manter a imunidade regulada, como aqueles que são ricos em vitamina C.

Manter uma rotina vai te ajudar a ter mais controle do tempo e obrigações que precisa manter mesmo em casa. Faça refeições nos mesmos horários que costumava fazer antes da quarentena e também tente dormir e acordar em horários regulares, com pelo menos oito horas de sono. Se você está trabalhando ou estudando em casa, também é importante seguir da mesma forma que fazia antes. Procure um lugar tranquilo e arejado da casa para evitar distrações.

Sem cobranças na quarentena: se permita sentir o momento

Por último: está tudo bem se você não conseguir manter uma agenda lotada na quarentena com atividades físicas, cursos, chamadas de vídeo e lives de artistas nas redes sociais. Se permita absorver o que está acontecendo no mundo e não coloque um peso a mais nas costas. Ou seja, não transfira a pressão. É importante manter um equilíbrio na vida nesse momento e a cobrança não vai te ajudar.

Em momentos de estresse e ansiedade, busque algo que te ajude a desacelerar - seja uma música, meditação, leitura, um filme de comédia ou simplesmente fazer nada. Cuidar da sua saúde mental também é permitir a pausa.

Últimas novidades

Saúde mental na adolescência e juventude: há sempre uma saída!

Saúde

Saúde mental na adolescência e juventude: há sempre uma saída!

A saúde mental na adolescência e juventude é um assunto muito importante e que deve ser falado. Essa é uma fase de mudanças em todos os sentidos, que quase sempre vêm acompanhadas de dúvidas e cobranças.  Qual profissão devo seguir? Como conseguir emprego? Será que devo me casar? Está na hora de ter filhos? Aluguel ou casa própria? Se pudéssemos olhar dentro da mente de um jovem, certamente encontraremos mais perguntas do que respostas.

Psicólogo ou psiquiatra: entenda o papel dos especialistas em saúde mental

Terapias

Psicólogo ou psiquiatra: entenda o papel dos especialistas em saúde mental

Nem todo mundo sabe quais são as diferenças entre psicólogo e psiquiatra, mas cada profissional tem uma função bem específica dentro do campo da saúde mental. Tudo começa, inclusive, pela formação de cada profissional, já que são especializados em áreas diferentes. Em muitos casos, o psicólogo e o psiquiatra trabalham em conjunto e de forma complementar, cada um auxiliando em um aspecto da vida do paciente.

Como é feito o tratamento de canal?

Odontologia

Como é feito o tratamento de canal?

Cuidar da saúde dos dentes é fundamental para manter um sorriso bonito. Consultas regulares ao dentista são super importantes, pois alguns procedimentos de rotina são necessários e somente o especialista poderá avaliar, por exemplo, quando realizar o tratamento de canal.  Só de ouvir o nome, a maioria das pessoas tem receio de realizar esse procedimento. Para esclarecer como é realizado o tratamento de canal, quais são as etapas e quais os cuidados necessários após o procedimento, o Cuidados Mil preparou uma matéria com tudo o que você precisa saber sobre esse assunto.

Qual a importância das vacinas para prevenir doenças e garantir a saúde da população?

Saúde

Qual a importância das vacinas para prevenir doenças e garantir a saúde da população?

Com a pandemia do novo coronavírus, as vacinas voltaram a ser a prioridade entre a comunidade científica e a própria população. O que poucos sabem é que as vacinas fazem parte da realidade há séculos e são consideradas umas das principais medidas preventivas contra doenças graves. No Brasil, a vacina surgiu em 1804 para combater a varíola, um quadro contagioso e muito perigoso para a época, mas que já foi erradicado depois de uma campanha de vacinação em massa organizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) por volta de 1970. Ainda assim, muitas pessoas não entendem o processo de desenvolvimento de imunizações e nem a importância de não deixar de se vacinar.

Ver mais