Como desacelerar antes de dormir? Veja os benefícios dessa prática na qualidade do seu sono!

Menino dormindoUm dia cheio de tarefas, estresse ou ansiedade pode impactar diretamente o seu sono. Insônia e noites mal dormidas são uma resposta natural do nosso corpo a essas situações. Além de ter o humor e produtividade prejudicados no dia seguinte, qualquer alteração no período destinado ao descanso pode se refletir na saúde: é na hora de dormir que o nosso corpo repõe energia, fortalece o sistema imunológico, libera hormônios e estabiliza a memória. Por isso, esse momento precisa ser relaxante e sem interrupções.

Quais fatores influenciam a dificuldade de pegar no sono?

A insônia atinge 73 milhões de brasileiros, segundo a Associação Brasileira do Sono (ABS), e é um problema de saúde pública. Mas, além dos fatores fisiológicos que atrapalham esse momento, o estresse pode ser um dos causadores da dificuldade para dormir. A insônia aguda é uma resposta do organismo a situações de muita pressão ou irritabilidade. Mesmo cansado, você pode simplesmente não conseguir dormir por não desapegar dos pensamentos e problemas. Por outro lado, a depressão e ansiedade também podem ter relação com a insônia. Mas, fique atento: caso você apresente insônia frequente, é importante buscar ajuda de um médico.

A importância de desacelerar antes de dormir

Não dormir a quantidade de horas necessárias para o corpo descansar ou se manter ativo o tempo todo não são mais quesitos valorizados. É preciso desacelerar: além de manter uma rotina de sono, com pelo menos de 6 a 8 horas sem interrupções, é importante que essas horas sejam aproveitadas com qualidade. A mudança de alguns hábitos pode te ajudar a afastar a insônia e dormir muito melhor.

#1 Antes de tudo, prepare o ambiente onde você dorme

O seu quarto precisa ser um ambiente propício para relaxar. A temperatura precisa estar confortável – não muito quente e nem muito fria – e é importante não ter interrupções, por isso, feche as janelas se houver muito barulho e as cortinas para não entrar claridade da rua. Tenha uma atenção com a sua cama também: o travesseiro precisa ter a altura ideal e o colchão deve ser adequado para não prejudicar a coluna cervical. Um quarto arejado e sempre limpo também contribui para um sono mais relaxado.

#2 As horas que antecedem o sono precisam ser mais relaxantes

É normal usar o período após a chegada do trabalho para adiantar a vida ou fazer tarefas domésticas. Mas, para ter um sono de qualidade, é importante reservar as horas que antecedem o momento para atividades mais relaxantes. Evite fazer exercícios à noite, mas se esse for o único horário disponível, prefira aqueles de baixo impacto com, pelo menos, 3 horas de antecedência ao horário de dormir. Em relação à alimentação, faça refeições leves e não tome bebidas estimulantes.

Outra questão muito importante é evitar o uso de eletrônicos próximo da hora de deitar. Mesmo aquele seriado leve ou o hábito de checar as mensagens na cama pode tirar o foco do sono. Para criar um clima mais relaxante ainda, a dica é tomar um banho quente antes de dormir e investir em exercícios de respiração, que vão te ajudar a acalmar a mente e tirar a atenção dos problemas.

#3 Deixe os problemas para o dia seguinte

Infelizmente não existe uma fórmula mágica para desviar os problemas do dia a dia, mas buscar resoluções perto da hora de dormir só vai atrapalhar o seu sono. Primeiro que você estará cansado e provavelmente não chegará a uma conclusão efetiva, segundo que reviver as preocupações na cama pode piorar ainda mais o quadro de insônia, até mesmo elevando-a ao nível crônico. Por mais que esteja à frente de situações estressantes, é importante desacelerar e se permitir descansar. Se você estiver com muitas ideias na cabeça, pode tirar alguns minutos para organizar e anotar em um papel as tarefas mais importantes do dia seguinte.

Fonte: Ministério da Saúde