Como é feito o tratamento de canal?

Cuidar da saúde dos dentes é fundamental para manter um sorriso bonito. Consultas regulares ao dentista são super importantes, pois alguns procedimentos de rotina são necessários e somente o especialista poderá avaliar, por exemplo, quando realizar o tratamento de canal. Só de ouvir o nome, a maioria das pessoas tem receio de realizar esse procedimento. Para esclarecer como é realizado o tratamento de canal, quais são as etapas e quais os cuidados necessários após o procedimento, o Cuidados Mil preparou uma matéria com tudo o que você precisa saber sobre esse assunto.

O que é tratamento de canal e quando ele é indicado?

Em primeiro lugar, é necessário entender o que é a polpa dental. Trata-se de um tecido mole localizado no interior do dente e que se estende da coroa (parte superior do dente) até a ponta da raiz. Lá é onde ficam os nervos e os vasos sanguíneos.

Quando a polpa dental sofre alguma inflamação, o procedimento mais recomendado é o tratamento de canal, que tem a função de preservar o dente afetado. Durante o processo, o dentista remove toda a polpa e promove a desinfecção do canal, preenchendo todo o espaço com um material para garantir a sustentação do elemento dental. Esse tipo de tratamento costuma ser recomendado principalmente em casos de cárie profunda, fraturas ou traumas no dente, e a especialidade que cuida disso dentro da Odontologia é a Endodontia.

Saiba quais são as etapas do tratamento de canal

A primeira etapa do tratamento de canal consiste em fazer uma abertura na coroa do dente acometido com uma caneta de alta rotação – conhecido popularmente como “motorzinho” -, sempre após efeito da anestesia. Depois disso, a polpa comprometida é removida, deixando o canal do dente limpo e livre de bactérias, pronto para ser preenchido com material obturador. Na maioria dos casos, são colocadas restaurações provisórias, conhecidas como curativos, entre as seções do tratamento e elas servem também para aguardar a restauração definitiva do dente, que pode ser feita através de restaurações diretas ou com a colocação de próteses.

Cuidados durante e após o tratamento de canal

Os pacientes com restauração temporária devem ter muita atenção. Como o tratamento ainda não foi finalizado, é necessário ter muito cuidado com a alimentação durante esse período, além de evitar mastigar com o dente restaurado.

Para quem já terminou o tratamento de canal, é fundamental manter uma boa rotina de higiene. Além da escova e da pasta de dente, o fio dental é um acessório indispensável para eliminar qualquer resíduo entre os dentes. Além disso, frequentar o dentista regularmente é essencial para fazer uma limpeza, saber como anda a saúde bucal e evitar possíveis imprevistos com o dente restaurado.