Voltar para home page
Odontologia

Como escovar os dentes corretamente? Veja o passo a passo para não errar!

A higiene bucal correta deve fazer parte da rotina

A higiene bucal correta deve fazer parte da rotina

Cuidar da higiene bucal é algo que deve fazer parte da rotina. Além de garantir um sorriso mais limpo, bonito e saudável, essa é a maneira mais eficiente de evitar problemas como a cárie, o tártaro e a gengivite. De uma maneira geral, a recomendação é que a escovação dos dentes seja feita pelo menos três vezes ao dia após as principais refeições - café da manhã, almoço e jantar. Mas, embora pareça uma tarefa simples, nem todo mundo sabe como escovar os dentes corretamente, o que pode favorecer o surgimento de placas bacterianas e outros problemas bucais. Se essa é uma questão que te aflige, não precisa mais se preocupar: elaboramos um passo a passo de como fazer a higiene oral da melhor forma possível. Confira!

A grande dúvida: o fio dental vem antes ou depois de escovar os dentes?

Essa é provavelmente uma das dúvidas mais comuns quando o assunto é higiene bucal. O mais indicado, na verdade, é passar o fio dental antes da escovação. Depois de remover toda a placa bacteriana que fica entre os dentes com o fio, a escova cumpre o papel de eliminar completamente essa sujeira da superfície. Mas quem prefere passar o fio dental somente depois de escovar os dentes não é prejudicado também. O importante mesmo é não esquecer de utilizar o item diariamente, pois esta é a melhor forma de garantir dentes mais limpos.

Higiene bucal: movimentos suaves garantem uma limpeza mais eficaz

Um dos pontos mais importantes desse processo é fazer tudo sem pressa e com muita suavidade e leveza, pois movimentos muito bruscos podem acabar machucando a gengiva. Já o passo a passo de como escovar os dentes pode ser feito da seguinte forma: divida a boca em quatro partes (superior esquerda e direita, inferior esquerda direita) e repita movimentos circulares que se deslizam para frente e para trás em cada região, por cerca de 30 segundos. Não se esqueça de também escovar a parte de dentro da boca. Para auxiliar nessa tarefa, recomenda-se o uso de uma escova de dentes com cabeça pequena e arredondada e cerdas macias ou extra macias. Quanto ao creme dental, a quantidade adequada do produto é do tamanho de um grão de ervilha.

Depois de escovar os dentes, não esqueça de higienizar a língua

Muitos acabam se esquecendo desta etapa da higiene bucal, mas ela é bastante importante para se ter, além dos dentes, uma língua igualmente saudável. Essa parte do nosso corpo pode ser acometida por várias bactérias que formam uma camada esbranquiçada chamada de saburra lingual, que é a responsável pelo mau hálito. Portanto, não esqueça de escovar também essa parte no momento da higiene bucal. O ideal é utilizar a escova ou limpadores próprios com movimentos de varredura, iniciando sempre do fundo para a parte da frente.

Para finalizar a higiene oral, use um enxaguante bucal

Por último, mas não menos importante: o enxaguante bucal é bastante indicado depois da escovação, principalmente à noite, antes de dormir. Durante o dia, contudo, ele deve ser descartado, porque o uso frequente desse produto pode causar um desequilíbrio na microbiota bucal. Já à noite, o uso de enxaguante bucal garante que o seu sorriso ficará protegido por muito mais tempo, mesmo enquanto você estiver dormindo.

Últimas novidades

Veja os benefícios do ciclismo e como começar a praticar com segurança

Exercício físico

Veja os benefícios do ciclismo e como começar a praticar com segurança

O ciclismo é um esporte muito prazeroso e que traz diversos benefícios para a saúde física e mental. Podendo ser realizada de diversos jeitos, a atividade física é praticada de forma competitiva, recreativa ou até mesmo como um meio de transporte. Na hora de pedalar, o corpo e a mente trabalham juntos promovendo um bem-estar geral. Mas como começar a praticar esse exercício com segurança? Reunimos informações sobre isso e todas as vantagens do ciclismo. Dá só uma olhada!

5 exercícios físicos para fazer nos dias de calor

Exercício físico

5 exercícios físicos para fazer nos dias de calor

O frio pode ser uma grande desculpa para deixar de praticar atividades físicas. Mas nos dias de muito calor, a indisposição também não fica para trás, já que nosso corpo fica mais propenso à desidratação e se cansa mais rápido. Praticar exercícios físicos no verão requer alguns cuidados, como evitar sair de casa nos horários mais quentes e preferir alimentos mais leves, além de se hidratar mais que o normal. Mas afinal, pode fazer qualquer exercício físico nos dias muito quentes? Quais as melhores atividades mais indicadas para o período?

5 coisas que aprendemos com a pandemia do coronavírus sobre saúde e cuidados

Saúde

5 coisas que aprendemos com a pandemia do coronavírus sobre saúde e cuidados

Não se pode negar que a pandemia do novo coronavírus afetou a vida de todos, mudando completamente a rotina em vários âmbitos. Mas não foi somente isso que sofreu alterações: o último ano também levou à população importantes reflexões. Cuidados com a saúde, com o corpo e com as pessoas ao redor virou uma prioridade nesse “novo normal”. Esses aprendizados se tornaram hábitos que podem permanecer mesmo depois que a pandemia for controlada.

6 dicas para aliviar os efeitos do calor no verão

Bem-estar

6 dicas para aliviar os efeitos do calor no verão

O verão pode ser muito intenso em algumas cidades do Brasil. Aliviar o calor no verão pode parecer uma missão impossível, principalmente quando o ventilador parece não dar conta da situação. Com as temperaturas cada vez mais altas a cada ano, truques caseiros podem ser uma boa alternativa para aliviar o calor no verão.

Ver mais