Como escovar os dentes corretamente? Veja o passo a passo para não errar!

Cuidar da higiene bucal é algo que deve fazer parte da rotina. Além de garantir um sorriso mais limpo, bonito e saudável, essa é a maneira mais eficiente de evitar problemas como a cárie, o tártaro e a gengivite. De uma maneira geral, a recomendação é que a escovação dos dentes seja feita pelo menos três vezes ao dia após as principais refeições – café da manhã, almoço e jantar. Mas, embora pareça uma tarefa simples, nem todo mundo sabe como escovar os dentes corretamente, o que pode favorecer o surgimento de placas bacterianas e outros problemas bucais. Se essa é uma questão que te aflige, não precisa mais se preocupar: elaboramos um passo a passo de como fazer a higiene oral da melhor forma possível. Confira!

A grande dúvida: o fio dental vem antes ou depois de escovar os dentes?

Essa é provavelmente uma das dúvidas mais comuns quando o assunto é higiene bucal. O mais indicado, na verdade, é passar o fio dental antes da escovação. Depois de remover toda a placa bacteriana que fica entre os dentes com o fio, a escova cumpre o papel de eliminar completamente essa sujeira da superfície. Mas quem prefere passar o fio dental somente depois de escovar os dentes não é prejudicado também. O importante mesmo é não esquecer de utilizar o item diariamente, pois esta é a melhor forma de garantir dentes mais limpos.

Higiene bucal: movimentos suaves garantem uma limpeza mais eficaz

Um dos pontos mais importantes desse processo é fazer tudo sem pressa e com muita suavidade e leveza, pois movimentos muito bruscos podem acabar machucando a gengiva. Já o passo a passo de como escovar os dentes pode ser feito da seguinte forma: divida a boca em quatro partes (superior esquerda e direita, inferior esquerda direita) e repita movimentos circulares que se deslizam para frente e para trás em cada região, por cerca de 30 segundos. Não se esqueça de também escovar a parte de dentro da boca. Para auxiliar nessa tarefa, recomenda-se o uso de uma escova de dentes com cabeça pequena e arredondada e cerdas macias ou extra macias. Quanto ao creme dental, a quantidade adequada do produto é do tamanho de um grão de ervilha.

Depois de escovar os dentes, não esqueça de higienizar a língua

Muitos acabam se esquecendo desta etapa da higiene bucal, mas ela é bastante importante para se ter, além dos dentes, uma língua igualmente saudável. Essa parte do nosso corpo pode ser acometida por várias bactérias que formam uma camada esbranquiçada chamada de saburra lingual, que é a responsável pelo mau hálito. Portanto, não esqueça de escovar também essa parte no momento da higiene bucal. O ideal é utilizar a escova ou limpadores próprios com movimentos de varredura, iniciando sempre do fundo para a parte da frente.

Para finalizar a higiene oral, use um enxaguante bucal

Por último, mas não menos importante: o enxaguante bucal é bastante indicado depois da escovação, principalmente à noite, antes de dormir. Durante o dia, contudo, ele deve ser descartado, porque o uso frequente desse produto pode causar um desequilíbrio na microbiota bucal. Já à noite, o uso de enxaguante bucal garante que o seu sorriso ficará protegido por muito mais tempo, mesmo enquanto você estiver dormindo.